segunda-feira, 31 de março de 2014

O analfabetismo político e a boçalidade estão na moda

Diálogo entre dois coxinhas, de não mais de 25 anos de idade, presenciado por mim, numa fila de supermercado, no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro :

Coxinha 1 : Quem bom de ver, amigo, passe lá em casa um dia desses para colocarmos a conversa em dia. Mas avise antes porque toda noite costumo jantar na casa dos meus país no Leblon. Hoje, estava com preguiça e resolvi comprar um miojo para jantar.

Coxinha 2 : Tudo bem, vamos marcar. Mas você tem feito o que da vida ? Está trabalhando onde ?

Coxinha 1 : Não estou trabalhando em lugar nenhum, nem penso em trabalhar. Vou sair do Brasil. Este país está fodido, não tem mais jeito. Vou vender tudo que tenho e ir embora.

Coxinha 2 : Vai para Miami ?

Coxinha 1 : Vou para qualquer lugar, mas aqui não fico. A gente que tem algum patrimônio tem que aproveitar e vender logo, antes que isso aqui vire uma Venezuela ou uma Cuba.

Coxinha 2 : Mas os imóveis aqui no Rio estão muito valorizados.

Coxinha 1 : Por  isso mesmo que tem que vender logo. Tenho ido a Miami. Lá está cheio de gente que vendeu tudo aqui e se mudou para lá. Amigos que fizeram isso vivem me aconselhando a seguir o mesmo caminho. É preciso ser rápido. Aqui não tem mais jeito.É muita incompetência e roubalheira. Viu agora este caso de Pasadena ?

Coxinha 2 - É um negócio grave,

Coxinha 1 : Ah, outra coisa escandalosa : fiquei sabendo que o filho do Lula é o dono da Friboi. A família do Lula só pode ter comprado uma empresa deste tamanho com o nosso dinheiro.

Coxinha 2 : Não sabia dessa parada.

Coxinha 1 : Mas é verdade. E o pior de tudo é que o governo da Dilma está preparando um super aumento de impostos para depois das eleições. Eu é que não vou ficar aqui para me foder. É porque eles vão acabar tendo que se virar de alguma forma. Mas duvido que cortem dos parasitas do bolsa família. Vão depenar é a gente.

Coxinha 2 : Mas será que não tem jeito mesmo ? E se a Dilma perder a eleição ?

Coxinha 1 : Esquece. Isso não vai acontecer. Ela vai ser reeleita. Os miseráveis que dependem dos favores do governo votam nela.

Coxinha 2 : Sendo assim, acho que é melhor cair fora mesmo.

Coxinha 1 : Mas é preciso correr. Daqui a pouco esse governo de merda pode fazer com que o nosso patrimônio não valha mais nada. Bastam umas canetadas lá em Brasília.

Coxinha 2 : Vou pensar com carinho. A gente marca uma conversa, então.

Coxinha 1 : Está legal. Me liga. Um abraço.

Coxinha 2 : Um abraço, tchau !

"Sonhos da Juventude" - Juventude tocantina dialoga com Flávio Dino!

O ponto alto da grande reunião de Flávio Dino com jovens da região Tocantina foi o registro dos “Sonhos da Juventude” maranhense. Cada jovem presente no evento relatou por escrito propostas, problemas, sugestões e mensagens direcionadas ao pré-candidato a governador, Flávio Dino. As mensagens foram entregues pelos jovens e parte delas foi lida e comentada pelo pré-candidato.
 
O auditório da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), de Imperatriz, foi o espaço escolhido para reunir as centenas de jovens estudantes e professores da região Tocantina, que discutiram políticas públicas voltadas para jovens maranhenses.
Educação, Inclusão Social, fim da Violência contra Jovens, Esporte e Lazer, Saúde, Geração de Emprego e Renda e inclusão de Políticas Públicas no orçamento do Governo Estadual foram os principais temas abordados pelas centenas de jovens que acompanharam na manhã do último sábado (29) a plenária com o pré-candidato a governador do estado.
 
As perguntas foram respondidas por Flávio Dino, que fez questão de apontar a forma como os problemas seriam resolvidos. O combate à corrupção e a organização do orçamento do estado com prioridades claras e investimentos que cheguem efetivamente à população foram pontos ressaltados para que “ideias se transformem em realidade”.
 
Foi o caso do fornecimento de água e o fim dos racionamentos nas casas, que sofrem diariamente com esse problema mesmo com o potencial hídrico que o Maranhão possui. Segundo Dino, estudos elaborados por ele e sua equipe de Programa de Governo apontam que investimentos globais em R$ 300 milhões são suficientes para que, em 4 anos, 100% dos maranhenses tenham água encanada em suas casas. Esse foi um dos primeiros pontos abordados pelo pré-candidato.
 
A regionalização das universidades estaduais também foram discutidas com a juventude da região Tocantina. Para Jonas, estudante da UEMA que reside em assentamento do município de Itinga, a proximidade da administração da Universidade é uma saída para a constante falta de estrutura nos cursos oferecidos.
 
Todas essas questões foram apontadas como grandes questões de interesse da juventude. Como coloca-las em prática, através de mais investimento e de aplicação de fato do orçamento em políticas públicas voltadas para a juventude, foi o ponto apresentado pelo pré-candidato. “Sabendo o que fazer e como fazer. Ouvindo e colocando em prática o que se diz. É isso o que os jovens precisam para que nossos sonhos sejam a mola propulsora do crescimento,” avaliou Glauber Leonardo, administrador especialista em políticas para Juventude.
 
O fim da violência também foi lembrado pelos presentes. O destaque foi feito pelo pré-candidato a Senado pelo PSB, Roberto Rocha. O aumento do efetivo policial e a instalação da política de promoção da paz como prevenção a crimes foram apontadas como norteadores desse pensamento.
 
Juventude e mobilização
 
Muitas perguntas, incentivos e sugestões escritas pelos jovens foram lidos e apresentados pelos deputados estaduais e federais presentes no evento. Bira do Pindaré (PSB), que tem histórico de atuação com os movimentos sociais da juventude e da Igreja Católica, falou de que tão importante quanto agir é ter a capacidade de sonhar com dias melhores para o Maranhão.
 
“Mais Justiça, mais Educação, mais Oportunidades, mais Coisas Boas para a gente se orgulhar ainda mais desse Maranhão que tanto amamos. É esse o sentimento que predomina nesse evento e que está construindo um novo momento por todo o estado,” analisou Flávio Dino ao final do evento, ao lembrar que sua atuação política começou em 1983, na mobilização da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Exemplo que muitos jovens presentes na plenária trazem consigo e demonstraram com camisas e mensagens de esperança.
 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Justiça faz o jornal de Sarney engolir mentira contra Dino


O grupo Sarney, acaba de sofrer mais uma derrota de tantas que vem por ai. A justiça cedeu direito de resposta ao pré-candidato Flávio Dino.
 
O motivo dessa punição, foi por causa do Jornal do clã, ter divulgado que o ex-presidente da Embratur, se hospedou em um hotel em Teresina/PI durante o acontecimento do Diálogos pelo Maranhão em Timon/Ma, sem dizer o hotel e nem a data, ou seja, sem provas. Inclusive esse acontecimento, será realizado em Timon somente no próximo domingo, dia 30.
 
Como escreveu o saudoso Raul Seixas: "Mamãe, eu não quero lê jornais, mentir sozinho eu sou capaz"
 
Veja matéria abaixo, reproduzida do Blog do Marden Ramalho: 
 
Não teve jeito. O jornal coxinha Estado Maranhão, de propriedade da Família Sarney engoliu a seco a sentença do Juiz Clésio Coelho Cunha, da 4ª Vara Cível da capital, obrigando o pasquim a repor a verdade sobre informações caluniosas a respeito de Flávio Dino sob pena de ter que pagar R$ 50 mil de multa diária caso descumpra a decisão.
 
Há muito tempo não se via isso aqui no Maranhão: um veículo de comunicação da decadente oligarquia cumprir uma decisão, ainda que seja uma decisão judicial.

Na edição de hoje, 28 de Março de 2014,  isso aconteceu.

E aí está. Um troféu em nome da democracia, da verdade e do direito humano à informação.

O direito de resposta concedido a Flávio representa não apenas o próprio Dino, mas todos aqueles que lutam pela democratização da comunicação e do verdadeiro jornalismo.

Fica a dica e a lição para os proprietários e editores do noticiário coxinha: se querem ser respeitados, respeitem o povo e a boa informação.

Façam o jornalismo como tem que ser feito, consultando as fontes de ambos os lados.

É simples.

Afinal, quem pensam que são ao tentar difamar, caluniar e injuriar cidadãos e cidadãs de bem desse estado sem que a justiça tome providências?

Acreditam em que? Na impunidade?

Por essas e outras é que continua a despencar a credibilidade e a tendência de queda nas vendagens diárias.
 
 

O segredo por trás dos sucos industrializados

 
Recentemente através de pesquisas realizadas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), foi constatado que a maioria das amostras coletadas de sucos de caixinhas não tem a quantidade mínima de polpa ou suco de fruta exigida por lei e a quantidade de frutas nesses produtos pode surpreender você. 
 
A maioria das bebidas contém doses exageradas de açúcar. Devido à dificuldade de conseguirmos essas informações nos rótulos e a preocupação com as bebidas de fruta que as famílias estão consumindo, a produtora 10e20 filmes resolveu criar um experimento com algumas crianças e mães para saber o que elas pensam a respeito e se realmente estão preocupadas em relação a isso.

O resultado mostrou que nos refrescos em pó, há 19 vezes mais açúcar do que fruta. Se isso é muito ou pouco não é essa a questão, pois o ponto que queremos chegar é que a portaria que deveria regulamentar isso faz exatamente o oposto e ainda especifica que não há limite máximo de açúcar, portanto, não há nada de errado nisso, pois está tudo dentro da lei.

É aquela questão já bastante conhecida: Será que os donos das empresas se preocupam na saúde e no bem-estar das pessoas ou eles somente estão pensando no dinheiro em obter um lucro maior? Diante disso, podemos observar que nem tudo está perdido, pois se você ficou indignado com os sucos e néctares industrializados que estamos dando às nossas crianças, saiba que é possível fazer algo para mudar isso. Para isto, acesse e agite antes de beber. Assista ao experimento no vídeo abaixo.
 
 
 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Tragédia: Jovem Dhalia foi achada assassinada e seu namorado enforcado.

O corpo da jovem Dhalia Nathalia Ferreira da Silva, de 22 anos, foi encontrado no fim da manhã desta quinta-feira (27), esquartejado dentro de um saco plástico, no bairro da Cohab.

A jovem foi encontrada no condomínio onde ela residia, na Rua do Livramento. Momentos depois de o corpo de Dhalia ser localizado dentro de um saco, o namorado dela, identificado como Raphael Carvalho, foi encontrado enforcado no mesmo condomínio. A polícia trabalha com a hipótese de o namorado ter assassinado a jovem e depois cometido suicídio.

Dhalia Nathalia, desapareceu no domingo, após sair de casa para ir a uma praia da capital. A jovem e a família são naturais de Itapecuru e residem em São Luís a mais de três anos (O IMPARCIAL).
 
Fonte: Waldemar Ter
 

Governo Roseana: 5 mil litros de 'grode' com tira gosto de lagosta

 
Enquanto esteve à frente da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), o pré-candidato do grupo Sarney a governador, Luís Fernando Silva (PMDB), comprou cinco mil litros de bebidas alcoólicas. O exagero é alvo de representação por improbidade administrativa junto ao Ministério Público Estadual, protocolada ontem (25) pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

Foram 3.548 (três mil, quinhentos e quarenta e oito) garrafas de cervejas; 431 (quatrocentos e trinta e uma) garrafas de vinho; 260 (duzentos e sessenta) garrafas espumante; 193 (cento e noventa e três) garrafas de uísque importado; 104 (cento e quatro) garrafas de champanhe; 82 (oitenta e duas) garrafas de Vodka sueca; 68 (sessenta e oito) garrafas de Lícor; 50 (cinquenta) garrafas de Vermult e 24 (vinte e quatro) garrafas de Prosecco. No total, Luís Fernando Silva adquiriu 5 mil (cinco mil) garrafas de bebidas alcoólicas através do Pregão nº 072/2011.

Entre os itens extravagantes adquiridos para o consumo em jantares, festas e recepções no Palácio dos Leões, aparecem 60 exemplares de vinho chileno ao preço unitário de R$ 675,00, totalizando R$ 40.500,00.

Para Rubens Junior, “as despesas com homenagens, jantares, hospedagens e festividades para a recepção de autoridades são admissíveis, desde que efetivamente destinadas a recepcionar autoridades públicas e que a finalidade de tais aquisições seja de exclusivo interesse do estado ou da coletividade. Não é o caso da compra questionada.

Ainda que se admita a aquisição de bebidas alcoólicas para eventos como a recepção de autoridades, não se pode permitir a escolha de exemplares caríssimos”.
Há diversos outros exageros na referida aquisição. Outras 120 garrafas de vinho chileno foram adquiridas ao preço de R$ 337,24, ao total de R$ 40.468,80. Também há outros exemplos da extravagância com o dinheiro público, como a compra de 100 garrafa de espumante francês por R$ 328,67 a unidade, totalizando R$ 32.867,00.
 
Do blog: Agora entendemos porque tantas lagostas frescas e tantos camarões. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Saiba: A história de Pasadena que a mídia não contou

Refinaria de Pasadena (Fonte da foto).

 
Por Miguel do Rosário 
 
Já que o assunto do momento é Pasadena, fomos pesquisar a origem da refinaria, e tentar esclarecer algumas confusões.
 
A nossa mídia, como de praxe, está muito mais interessada em produzir uma crise política do que em esclarecer a sociedade.
 
A refinaria de Pasadena foi fundada em 1920, pela Crown Central Petroleum, uma das companhias remanescentes do império Rockfeller, cujo grupo Standard Oil havia chegado a controlar 88% do refino de petróleo nos EUA.
 
Em 1911, a Suprema Corte americana valida uma lei anti-truste defendida pelo governo (Sherman Antitrust Act) e a Standard é dividida em 34 empresas. Uma delas, será a Standard Oil of Indiana, que depois será renomeada para Amoco, a qual, por sua vez, dará origem a Crown Central Petroleum.
 
Os herdeiros mais conhecidos da Crown, os Rosenberg, decidiram, no início dos anos 2000, vender os ativos da companhia, incluindo a refinaria de Pasadena.
 
Não foi uma venda fácil. Em 2003, um artigo no Baltimore Sun explicava porque se tratava de um negócio complexo. Construir uma nova refinaria igual àquela custaria mais de US$ 1 bilhão, estimava o autor da matéria, Jay Hancock. Nos livros contábeis da Crown, ela vinha avaliada em US$ 270 milhões, mas operadores do mercado diziam que os Rosenberg teriam sorte se conseguissem US$ 100 milhões por ela.
 
Ao cabo, a refinaria foi vendida para Astra Holding USA, uma subsidiária da Astra Oil, sediada na California, e que por sua vez é controlada pela belga Transcor Astra Group.
 
Nunca se soube o preço final da refinaria. A imprensa tem repetido que a Astra adquiriu a refinaria em 2005 por US$ 42 milhões. Mas eu ainda não consegui encontrar esse valor em lugar nenhum. É preciso verificar qual era o estado da refinaria antes da compra pela Astra, e que melhorias, exatamente, foram feitas. O que eu sei é que a refinaria vinha enfrentando, há décadas, uma dura oposição da comunidade local, por causa da poluição emitida, e que a justiça havia tomado decisões, mais ou menos na época da venda, que obrigavam a refinaria a se adaptar às novas exigências ambientais do governo.
 
Está claro que a Astra, logo após a compra, fez uma série de investimentos na refinaria. Aí entra a primeira grande confusão: compara-se o preço de compra pela Astra em 2005, com o preço pago pela Petrobrás, em 2006. São negócios diferentes. A Astra compra uma refinaria que há anos não era modernizada. No momento da compra, o novo presidente da refinaria, Chuck Dunlap, declara que a Astra investiria US$ 40 milhões nas instalações, preparando-as para processar outros tipo de petróleo e fabricar mais variedades de derivados. “Nós temos grandes planos”, asseverou um animado Dunlap à imprensa local.
 
Uma refinaria moderna é altamente tecnificada, com poucos funcionários. Seu principal ativo são os equipamentos e a tecnologia usada, mas a localização é fundamental, naturalmente. A refinaria de Pasadena, por exemplo, fica bem no coração do “Houston Ship Channel”, uma espécie de eixo no porto de Houston, aberto para o Golfo do México (onde ficam os principais poços de petróleo em operação nos EUA) e com ligações modais para todo os EUA.
 
Em 2006, a Petrobrás pagou US$ 360 milhões para entrar no negócio, sendo US$ 190 milhões por 50% das ações e US$ 170 milhões pelos estoques da refinaria. No balanço da Petrobrás de 2006, o valor total para a aquisição da refinaria de Pasadena, incluindo despesas tributárias, ficou estabelecido em US$ 415,8 milhões.
 
Isso tudo aconteceu no início de 2006.
 
Ao final do mesmo ano, o negócio foi abalado com a descoberta do pré-sal no Brasil.
 
Até então a Petrobrás tinha planos de investir na refinaria de Pasadena para adaptá-la ao refino de óleo pesado vindo do Brasil. A companhia planejava abocanhar um pedacinho do mercado de refino dos EUA, de longe o maior do mundo.
 
Com a descoberta do pré-sal, houve uma revolução nos planos da Petrobrás. Todo o capital da empresa teve de ser imediatamente remanejado para o desenvolvimento de exploração em águas profundas e prospecção nas áreas adjacentes às primeiras descobertas. A refinaria de Pasadena teria que esperar.
 
Aí veio 2008, e a crise financeira que fez evaporar os créditos no mundo inteiro. A Astra, provavelmente já aborrecida porque a Petrobrás havia deixado Pasadena de lado, e espremida pelo aperto financeiro que asfixiava empresas em todo mundo, decide sair do negócio. E obtém uma vitória judicial espetacular na Corte Americana, obrigando a Petrobrás a pagar US$ 296 milhões pelos 50% da Astra, mais US$ 170 milhões de sua parcela no estoque.
 
Esses estoques de petróleo e derivados, sempre é bom lembrar, não constituíram prejuízo à Petrobrás, porque foram consumidos e vendidos.
 
A esse montante foram acrescidos mais US$ 173 milhões, correspondente a garantias bancárias, juros, honorários e despesas processuais.
 
Com isso, o total a ser pago pela Petrobrás elevou-se a US$ 639 milhões. Como a Petrobrás recorreu, naturalmente, a decisão final saiu apenas em junho de 2012, após acordo extrajudicial. O total, agora acrescido de mais juros e mais custos legais, ficou em US$ 820 milhões.
 
A refinaria continua lá, funcionando. É um ativo da Petrobrás. A presidente da Petrobrás relatou a ministros do TCU que teria recebido propostas de venda da refinaria de US$ 200 milhões, mas rejeitou as ofertas.  O momento não é bom para vender. Neste momento deve ter um monte de gente esfregando as mãos e querendo explorar a “crise política” para comprar Pasadena a preço de banana. O valor das refinarias nos EUA voltou a subir bem rápido, na esteira da recuperação da economia americana e talvez, ao cabo, a Petrobras consiga vendê-la por um preço vantajoso ou então converte-la numa refinaria mais lucrativa. Se me permitem um palpite talvez infeliz, eu acho que a Petrobras não deveria vender a refinaria de Pasadena, porque ela pode a se tornar estratégica para o escoamento dos derivados do presal no mercado norte-americano.
 
A descoberta sucessiva de novos campos do pré-sal demandam cada vez mais capital da Petrobrás, a qual não pode, por isso, desviar nenhum recurso para investir na refinaria de Pasadena, cuja capacidade de refino permanece em torno de 100 a 120 mil barris por dia. Mas quando o presal começar a jorrar, daqui a poucos anos, o dinheiro deixará de ser um problema para a Petrobrás, que precisará de bons lugares para investir, e nada melhor que uma refinaria que ela já tem, no coração do maior mercado do mundo.
 
O problema principal da refinaria de Pasadena, portanto, foi a descoberta do pré-sal, conforme a própria Petrobrás respondeu, em fevereiro de 2013. Só que esse problema também será a solução.
 

Atenção internautas: Câmara dos Deputados aprova Marco Civil da Internet

Após cinco meses de polêmica e intensos debates, a Câmara aprovou na noite da terça-feira (25) o projeto do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11). Os deputados aprovaram o texto em votação simbólica. Desde 28 de outubro de 2013, o projeto passou a trancar a pauta da Câmara.

O projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. O texto agora segue para o Senado e, caso seja aprovado lá também, irá para sanção presidencial.

“Hoje em dia precisamos de lei para proteger a essência da internet que está ameaçada por praticas de mercado e, até mesmo, de governo. Assim, precisamos garantir regras para que a liberdade na rede seja garantida", disse o relator do projeto deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Entre os principais pontos da proposta estão: a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela internet. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que vendem esses dados para o setores de marketing ou vendas.

Os provedores não poderão fornecer a terceiros as informações dos usuários, a não ser que haja consentimento do internauta; os registros constantes de sites de buscas, os e-mails, entre outros dados, só poderão ser armazenados por seis meses. O projeto também define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários.

De acordo com o texto, as empresas não vão poder limitar o acesso a certos conteúdos ou cobrar preços diferenciados para cada tipo de serviço prestado.

Antes da votação, o governo recuou e aceitou alterar alguns pontos considerados polêmicos por parlamentares da oposição e da base aliada. O principal deles é o princípio da neutralidade de rede que assegura a não discriminação do tráfego de conteúdos. Após negociação os deputados acordaram que a regulamentação deste trecho da lei caberá a um decreto da Presidência da República, depois de consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI)

Também caiu a obrigatoriedade das empresas provedoras de conexão e aplicações de internet manterem em território nacional estrutura de armazenamento de dados, os chamados data centers.
 
A obrigatoriedade havia sido incluída após as denúncias de espionagem do governo brasileiro, por parte dos Estados Unidos, revelados pelo ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) norte-americana, Edward Snowden. Como forma de punição para a violação das comunicações, ficou assegurado no texto que deverá ser “obrigatoriamente respeitada a legislação brasileira”.

Outro ponto do projeto é o que isenta os provedores de conexão à internet de serem responsabilizados civilmente por danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros. Isso só ocorrerá se, após ordem judicial específica, o provedor não tomar as providências para retirar o conteúdo da rede.

Nesses casos, o projeto determina que a retirada de material com cenas de sexo ou nudez deve ocorrer a partir de apresentação pela pessoa vítima da violação de intimidade e não pelo ofendido, o que poderia dar interpretação de que qualquer pessoa ofendida poderia pedir a retirada do material. Agora, a retirada deverá ser feita a partir de ordem judicial.

Além disso, o relator também incluiu um artigo para prever que os pais possam escolher e usar programas de controle na internet para evitar o acesso de crianças e adolescentes a conteúdo inadequado para a idade. “O usuário terá a opção de livre escolha da utilização de controle parental em seu terminal e caberá ao Poder Público em conjunto com os provedores de conexão a definição de aplicativos para realizar este controle e a definição de boas práticas de inclusão digital de crianças e adolescentes”, discursou Molon.

Após diversas negociações, o governo conseguiu com que os partidos contrários ao marco civil mudassem de ideia. O PPS foi o único partido que votou contra o projeto. O PMDB, que era contra a proposta, mudou de opinião e defendeu a aprovação.

A aprovação do Marco Civil da Internet foi vista como uma vitória pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Eu acho que é uma vitória porque nós vivemos momentos variados, o mínimo que eu posso dizer sobre esta matéria é que houve tensões. A paciência e determinação em buscar através de um diálogo, independentemente de quem quer que seja, isso é uma grande vitória", disse Chinaglia.

Fonte: Portal Vermelho


terça-feira, 25 de março de 2014

Saúde: Câncer colorretal, colonoscopia pode salvar sua vida

O mês, março, é utilizado como campanha de conscientização da prevenção de câncer colorretal. Este tipo de esclarecimento, feito principalmente por institutos especializados, tem como objetivo a prevenção, que podem em muitos casos, salvar vidas através de exames clinicos que detectam a doença nos seus estágios iniciais.
 
O câncer colorretal, que engloba tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o INCA. No geral, quando detectado precocemente seu prognóstico é bom, com chances de cura que podem chegar a 95%. Em alguns casos em que o tumor é muito inicial, há chances, inclusive, de o paciente não precisar realizar tratamentos adjuvantes desgastantes tais como quimioterapia ou radioterapia.

 Mas, o grande problema é que as fases iniciais do câncer colorretal comumente não apresentam sintomas, o que favorece o diagnóstico tardio, quando as chances de cura para o paciente são mais reduzidas. Por isso, é imprescindível que todo indivíduo que se encontra nos grupos de risco faça o exame de colonoscopia, o único capaz de diagnosticar o câncer colorretal em sua fase curável. 

Segundo o doutor René Gansl, oncologista clínico, a colonoscopia é o único exame, juntamente com Papanicolaou (para câncer de colo uterino), que, além de diagnosticar o câncer, pode preveni-lo. "A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.

O principal grupo de risco para o câncer colorretal é formado por todos os indivíduos, homens e mulheres, acima dos 50 anos de idade. Essas pessoas devem procurar, o quanto antes, um médico gastroenterologista para realizar a colonoscopia. Outro importante grupo de risco é aquele formado por pessoas acima dos 40 anos que têm histórico de câncer de cólon na família. Neste caso, o indivíduo também deve buscar um médico e checar se precisa iniciar o rastreamento mais cedo. E ainda, quem já teve câncer de ovário, endométrio ou mama, mesmo que  não tenha completado 50 anos, deve conversar com seu médico para verificar a necessidade de fazer o exame.  

Portanto, se você é homem ou mulher, já completou 50 anos ou tem 40 anos e casos de câncer colorretal na família, ou se já teve câncer de ovário, endométrio ou mama, procure seu médico! Você pode estar atrasado para realizar sua primeira colonoscopia! Lembre-se, quanto antes a doença for diagnosticada, melhores serão suas chances de tratamento e recuperação. Lembre-se ainda, o aparecimento de sintomas geralmente ocorre já em fases avançadas da doença, quando possivelmente já houve metástase e/ou o comprometimento de linfonodos. Neste caso, as chances de cura são muito mais reduzidas.
 
 

domingo, 23 de março de 2014

Fracassa a "Marcha da Família" dos fascistas. "Deus não deixa"

RIO, SÃO PAULO, RECIFE - A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, uma reedição 50 anos depois do que ocorreu em 1964, aconteceu neste sábado em diversos estados com baixa adesão e uma série de incidentes. No Rio, terminou em pancadaria o ato, que apoia uma intervenção das Forças Armadas no país. O movimento, com cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), se encontrou com um grupo de, pelo menos, 50 manifestantes contrários à ditadura militar e que se denominam Movimento Antifascista.

A confusão ocorreu em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Centro, quando os dois grupos começaram a se hostilizar. O local foi o mesmo onde o cinegrafista da Band, Santiago Andrade, foi atingido por um rojão durante uma manifestação, em 6 de fevereiro deste ano. Andrade teve morte encefálica quatro dias depois.

Pelo menos 150 policiais do Batalhão de Grandes Eventos, que faziam um cordão de isolamento, intervieram na confusão. Neste momento, um dos integrantes da Marcha da Família com Deus pela Liberdade furou o bloqueio e, em seguida, trocou socos e chutes com o grupo rival. Houve correria até a Central do Brasil. Os policiais tentaram identificar sem sucesso as pessoas que participaram do tumulto.

A estação do metrô da Central fechou as portas e os comerciantes fecharam suas lojas com medo de um possível quebra-quebra. A Central do Brasil também teve seus acessos fechados por alguns minutos. Não houve feridos. A Polícia Militar não informou se houve pessoas detidas.

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade saiu por volta das 15h40m da Candelária ocupando a pista lateral da Avenida Presidente Vargas até chegarem no Palácio Duque de Caxias.

Entre os participantes estavam militares, estudantes e simpatizantes com o movimento. Um dos presentes foi o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que é militar. O segundo sargento do Exército reformado, Wilton Kapps Higgins, de 69 anos, participou da passeata. Em 31 de março de 1964, ele estava de serviço no 2º Regimento de Infantaria, na Vila Militar.

- Eu estava de prontidão para aquele movimento - contou Higgns.

A primeira Marcha da Família com Deus pela Liberdade ocorreu em 19 de março de 1964, na Praça da Sé, em São Paulo. Segundo historiadores, o movimento chancelou o golpe militar. Onze dias depois, o então presidente João Goulart, o Jango, deixava o poder.

Durante a passeata desta sábado, o grupo gritou “Fora PT” e “Fora Dilma”. Os participantes carregavam bandeiras do Brasil e cartazes, um deles dizia: “Intervenção Militar Ja! O Brasil exige: ordem e progresso”. Filha de militar, a artesã Sulla Rangel, de 63 anos, usava uma camisa com um foto da presidente Dilma Rousseff, onde se lia: “Procurada. Recompensa: liberdade do povo brasileiro. Dilma Rousseff, procurada por enganar milhões de brasileiros e implantar sua ditadura comunista. Inimiga pública número 1”. No período da Ditadura Militar, Dilma foi presa e torturada.

- Precisamos de uma intervenção militar. É a única forma de acabar com o que está aí. O país está a um passo de se transformar em uma Venezuela - afirmou Sulla Rangel.

Já no grupo do Movimento AntiFascista, apesar da lei estadual que proíbe o uso de máscaras em manifestações, um grupo de mascarados fazia parte e chegaram a queimar a bandeira do Brasil. Segundo a Polícia Militar, o grupo era composto por 50 pessoas e, após o confronto, se deslocaram para o antigo prédio do Dops, entre as ruas dos Inválidos e da Relação, no Centro, onde ocorreu uma ação de ocupação pacífica.

Em Ipanema, na Zona Sul do Rio, a Marcha com Deus e o Diabo na Terra do Sol, marcada por uma página no Facebook e de oposição à Marcha da Família com Deus pela Liberdade, tornou-se o movimento do eu-sozinho. Com três mil convidados e 280 confirmações pela rede social, o fotógrafo e mediador da página José Caldas, esperou sozinho por um público que não compareceu à praia de Arpoador na tarde deste sábado.

- Criei o evento há cinco dias após constatar algumas mensagens contra a marcha da família tradicional. Mas terminou não acontecendo. Foi válido pela discussões na internet - disse o organizador antes de ir embora.

Em SP, bengalada em fotógrafo e briga entre grupos

Em São Paulo, dois protestos reuniram grupos de ideologias distintas. Enquanto que na Praça da República manifestantes pediram a volta dos militares, na Praça da Sé cerca de 500 pessoas gritavam contra “fascistas e golpistas”. Os dois grupos chegaram a ficar a 500 metros de distância um do outro, no momento em que ambos saíram em marcha, mas em direções opostas. A Polícia Militar (PM) acompanhou os dois atos.

Na Sé, ao final da Marcha da Família, quatro pessoas foram detidas após uma confusão que começou quando uma mulher pichou uma faixa que pedia intervenção militar. A moça chegou a ser segurada por um dos manifestantes, mas conseguiu fugir, correndo pela Praça da Sé. Um grupo de ao menos 15 pessoas foi atrás dela, até que a mulher se escondeu em uma farmácia, protegida por policiais militares. A moça foi detida por crime ambiental.

Na frente da farmácia, dois homens brigaram. Um deles, que estava à frente da passeata o tempo todo e coordenava um grupo de carecas que era chamado pelos outros de “resistência”, deu uma bengalada em um homem, que estava protegendo a moça que fugiu. O homem tirou a bengala do agressor e bateu nele. Acabou detido. O agressor da bengala saiu sem ser revistado pela PM. Questionado pela reportagem sobre o que aconteceu, respondeu que não queria dar entrevistas.

Os outros dois detidos foram um homem que atirou uma lâmpada fluorescente nos policiais e outro rapaz que jogou pedras em um policial. Um PM acabou ferido no braço. Um morador de rua, com a testa sangrando, disse que foi agredido pela polícia durante a confusão.

A passeata a favor da família reuniu cerca de 500 pessoas e foi marcada por pequenos tumultos. Ainda na concentração na Praça da República, dois homens ouviram gritos de “Fora, PT” porque usavam roupas vermelhas, embora tenham declarado apoio à causa. Um fotógrafo foi agredido com um golpe de mala na cabeça. Na Rua Xavier de Toledo, fãs do Metallica e do Motorhead foram xingados de “lixo” porque vestiam roupas pretas e foram confundidos por black blocs.

Entre os manifestantes, um buscava assinaturas para um abaixo-assinado que tem como objetivo criar o Partido Militar Brasileiro (PMB). A cada 15 minutos, o grupo canta o Hino Nacional.

Já os manifestantes antifascistas, cerca de mil, segundo a PM, seguiram da Praça da Sé, onde ficaram até pouco depois das 16h, em direção ao prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na Luz, também na região central, onde hoje funciona o Museu da Resistência. Jovens mascarados acompanharam o protesto. Alguns deles, aos berros de “Não Vai Ter Copa". Duzentos PMs acompanharam a marcha antifascista.

A concentração aconteceu em frente à Catedral da Sé, onde militantes do PCO e do PCdoB, movimentos sociais, anarquistas, punks, feministas, sem-terra e representantes do chamado black blocs entoavam gritos de “fascistas e golpistas, não passarão”. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o padre Júlio Lancelotti, da Pastoral do Povo da Rua, acompanharam o ato. Enquanto caminham, os manifestam carregavam fotos de presos políticos desaparecidos na ditadura. Depois, na porta do antigo Dops, homenagearam as vítimas da ditadura, pedindo punição a torturadores e assassinos do regime militar.

Os dois atos terminaram no início da noite.

Atrito entre integrantes da marcha, black blocs e integralistas no Recife

Em Recife, um grupo de cerca de 30 pessoas se concentraram na Praça do Derbi, próxima ao Centro, com bandeiras do Brasil e um cartaz improvisado com a frase “meu Brasil é verde e amarelo, sem foice e sem martelo”. Segundo tenente da reserva do Exército, Hildernardo Ferreira de Souza, 50, o país precisa de um “ajuste político”, o que só seria possível com a volta dos militares ao poder.

- Estão todos os partidos corrompidos, envolvidos em esquemas, escândalos, corrupção. A gente não é de nenhum partido, mas quer que o Exército volte, porque respeita o povo brasileiro - disse.

Para Cibele Silveira Alves Gomes, 51, pesquisadora, a iniciativa sugerida pelo ex-militar também é necessária no momento.

- Com certeza tem que dar um jeito, uma arrumada na nossa casa. Justiça não há e a mídia está amordaçada. Os políticos roubam, vão presos, mas não devolvem o nosso dinheiro. E a presidente sempre arranja um dinheiro para ajudar Cuba de Fidel Castro ou os ditadores da África - reclamou.

Um momento de tensão aconteceu quando a marcha encontrou com grupos de integralistas e de black blocs.
 
Outra Informação do blogue, em Belo Horizonte 50 pessoas e em Brasília 12.
 

sexta-feira, 21 de março de 2014

A tucanalha paulista apoia marcha golpista e terrorista

Alckimin em evento com a turma que querem golpe militar
Concentrada na capital paulista, com o apoio explícito do governador do Estado, Geraldo Alckmin, a extrema direita programou para o próximo sábado, no Centro de São Paulo, a reedição da Marcha que procurou justificar socialmente o golpe militar de 1964: a Marcha da Família, com Deus pela Liberdade. Analistas políticos ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil não apostam R$ 0,10 no sucesso da passeata mas, se veem com naturalidade o apoio que tem recebido de meios de comunicação ligados aos setores mais retrógrados da sociedade brasileira, como o diário conservador paulistano Folha de S. Paulo (FSP), chamaram atenção para o envolvimento de uma TV pública na divulgação do libelo golpista, que defende uma nova tomada do poder por parte dos militares.
 
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram contradições e muita confusão ideológica por parte dos organizadores, o que beira o ridículo. Em seu vídeo de convocação para o ato, uma das integrantes fala contra a desigualdade social, enquanto outro ‘coxinha’, como são chamados os direitistas reacionários, em entrevista à FSP, critica a distribuição de renda no país: “Imagina todo mundo tendo condições de viver num mundo igualitário, não existe isso”.
 
Uma foto divulgada no perfil que a manifestante de ultradireita mantinha em seu perfil do Facebook, removido há pouco, a colocava ao lado do governador do Estado, Geraldo Alckmin, no que parece ser um evento da extrema direita.
 
Ao fundo outro rapaz que foi entrevistado no vídeo da FSP. No caso, a presença do governador Alckmin, ainda que não confirmada, oficialmente, indica ainda participação da extrema direita religiosa, posto ser de domínio público sua participação na Opus Dei, a facção da Igreja Católica mais à direita.
 
Além de Alckmin, já se manifestaram abertamente favoráveis à manifestação golpista outros representantes da direita nacional como o colunista da FSP Olavo de Carvalho, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a jornalista Rachel Sheherazade que recentemente justificou e defendeu a agressão contra um jovem negro amarrado em um poste no Rio de Janeiro.
 
Para enfrentar os golpistas, setores da esquerda convocaram, para o mesmo local e horário, a Marcha Anti-Golpista e antifascista. A concentração será dia 22, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, às 15h.
 
Incitação ao crime
 
Em sua página, na internet, o jornalista Fernando Brito, editor do site O Tijolaço, questiona a presença pública de manifestantes que, abertamente, incitam o crime. “Qual a dosagem de ódio e insanidade que determina que alguém passou da linha?”, questiona. Brito exemplifica o caso do fotógrafo Bruno Toscano:
 
“Bruno é uma das sumidades que apareceram num vídeo como organizadores da Marcha da Família com Deus 2, o Retorno. É ele de óculos escuros, despejando asneiras como ‘não votaria em alguém menos preparado intelectualmente do que eu’, ‘imagina eu tendo uma Ferrari, você tendo uma Ferrari, todo o mundo tendo uma Ferrari’ e ‘quem é o dono do mundo é o barão Rothschild’. Se fosse só mais um maluco anticomunista falando bobagens, tudo bem. Mas Bruno é mais do que isso. Um apologista da violência com obsessão pela ‘ameaça socialista’, os gays, clamando por um golpe militar e pedindo sangue”, afirma, em seu artigo.
Bolsonaro apoia a ditadura militar no Brasil
Bolsonaro apoia a ditadura militar no Brasil
 
“Já era uma figura carimbada na internet, foi processado e denunciado algumas vezes no Facebook. Nascido em Belém do Pará e morando em São Paulo, era administrador de uma página no FB chamada Revoltados Online. No ano passado, convocou seus amigos para um ato contra o Foro de São Paulo que acabou em pancadaria. Skinheads e neonazistas partiram para cima de militantes de esquerda. Uma senhora de 56 anos apanhou”.
 
“Adora ameaças e bravatas: ‘Vamos lançar uma campanha: Cuspa na cara de um político, ministro e abutre togado… É o que 99% deles merecem… Já que cuspiram na cara de nossos bravos militares que impediram a comunização do Brasil na década de 60… Se eles podem, porque não podemos???’. Também sugere justiçamentos: ‘Está mais do que na hora dos PTraíras serem fuzilados em praça pública de preferência… Assim como os italianos fizeram com Mussoline (sic)’. No pacote de imbecilidades entram também, claro, as doenças de sempre, como homofobia, racismo (há uma série inacreditável sobre nordestinos) e irresponsabilidade generalizada. O ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, do Psol, o processou depois de ser acusado de ‘roubar o leite das crianças’ e de ter ‘enriquecido ilicitamente’. Claro que quem o leva a sério são os fanáticos de extrema-direita que, no final das contas, não enchem um microônibus, apesar do barulho que fazem. Mas basta um para uma besteira acontecer. Basta um palhaço, como Bruno. Um palhaço perigoso, que comete diariamente o incitamento de crimes de ódio e intolerância sob o governo que ele chama de ditadura”, alerta Fernando Brito.
 
TV pública
 
O jornalista Paulo Nogueira, editor do site Diário do Centro do Mundo, também aborda a questão sob o ângulo do apoio que um evento, marcadamente golpista, recebe de uma emissora estatal de TV: “Os contribuintes de São Paulo estão pagando para que a TV pública do Estado, a TV Cultura, divulgue a Marcha da Família. O evento é organizado por golpistas e terroristas assumidos, embora a TV os tenha pintado com tintas graciosas. O tal Bruno Toscano, que ganhou destaque no jornal impresso, no UOL, e agora é estrela da TV Cultura, tem longa ficha criminal”.
 
Nogueira também aponta a presença de “Maycon Freitas, eleito pela (revista semanal de ultradireita) Veja no ano passado como ‘a voz que emergiu das ruas’. Hoje ele se assume, com orgulho, de direita, e também defende uma intervenção militar. ‘Provisória’, diz ele, sem saber que repete o que também diziam em 64. É evidente que a mídia está procurando salvar a marcha de um fracasso absoluto. Tenta-se, a todo custo, promovê-la, por motivos que não seria difícil imaginar. A TV Folha até tentou fazer um contraponto: uma entrevista com Clovis Rossi falando mal da Marcha, mas a tentativa é só para disfarçar”.
 
“Há 50 anos, a Folha de São Paulo assumia-se francamente em favor da derrubada do presidente eleito, João Goulart. Para isso, o jornal, assim como quase todos os grandes meios de comunicação da época, se valiam de uma verdadeira alquimia verbal: os golpistas eram chamados de democratas e o golpe foi chamado de movimento de retorno à democracia. Foi o maior engodo da história do Brasil. E foi preparado meticulosamente, ao longo de muitos anos, contando com gordo financiamento dos Estados Unidos. Agora sabemos que a cúpula militar foi subornada. Há relatos de generais recebendo ‘malas de dólares’ pouco antes do golpe”, segue Nogueira.
 
É curioso que a Folha, que jamais se desculpou pelo apoio ao golpe, agora dê tanto espaço a Bruno Toscano, um dos organizadores da Marcha da Família, a qual defende, entre outras coisas, justamente uma nova “intervenção militar”, conclui o jornalista Miguel do Rosário, editor do site O Cafezinho.
 

Flávio Dino recebe conjunto de propostas apresentadas pela Fetaema

 
O pré-candidato a Governador, Flávio Dino (PCdoB), visitou na manhã desta quinta (20) a sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) para ouvir propostas da diretoria para “ajudar a mudar o Maranhão”.

O material foi entregue por membros da entidade a Flávio Dino para que o pré-candidato conheça os detalhes das propostas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, atendendo às necessidades da classe que tem atuação no campo.
 
Francisco Miguel, presidente da Federação, apresentou um quadro geral sobre a questão agrária no Maranhão e apontou como principais metas a erradicação do conflito agrário, o incentivo técnico à produção agrícola e a estruturação da educação no campo.

Após conversa com a diretoria, Dino recebeu o material completo com diagnóstico da vida dos trabalhadores do campo e das propostas do movimento como contribuição ao Programa de Governo elaborado pelo PCdoB em conjunto com demais partidos e movimentos sociais e que será apresentado à população ao longo de 2014 como modelo de desenvolvimento integrado para o Maranhão.

“Os movimentos sociais são definitivos para qualquer governo que esteja atento aos apelos sociais. Por isso este é um dos encontros mais importantes desta preparação para a candidatura,” disse Flávio Dino ao afirmar que retornará ao Conselho da Fetaema para debater a reunião de propostas dos trabalhadores rurais.

Histórico de lutas populares
 
Entre os diálogos com a Federação, foram lembradas as participações de Flávio Dino como advogado de sindicatos, como juiz federal e deputado federal. A diretora Linda Martins destacou que a participação ativa dos movimentos sociais no processo de mudança para o Maranhão deve ser fortalecido desde logo.

Flávio Dino também ressaltou a função de destaque dos movimentos sociais e falou sobre o papel definitivo das organizações da sociedade civil nesse processo. “Em 30 anos de vida pública ao lado dos movimentos sociais, não há dúvida do modelo político que defendemos. Estamos ao lado dos movimentos e da democracia, fundamentais para o desenvolvimento”.

Ao final da reunião, um novo debate de Flávio Dino foi marcado com a Fetaema para debater as propostas apresentadas pelo movimento para a participação no Programa de Governo que está sendo organizado.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do PCdoB