quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Arqueóloga encontra dente do Zé Sarney na França


Uma paleoantropóloga, Amélie Viallet, encontrou um dente humano com mais 550 mil anos na França. 

Os primeiros testes indicam que o dente é do "imortal" Zé Sarney que estava passeando na terra de Voltaire à época, com dona Marli e sua filha, Roseana, que tinha por volta de 5 anos, mas já era aposentada por tempo de serviço no Senado Federal.

A notícia está no UOL ciência 

Fonte: Blog do Barão

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Quem não fez, tem quem faça: Escola Digna chega à ilha de José Sarney


O secretário de Educação, Felipe Camarão, visitou hoje a escola Manuel Batista, localizada no Povoado Canto, em Raposa. A localidade fica na Ilha de Curupu, que pertence ao oligarca José Sarney.
Com estrutura precária, como a maioria das unidades escolares do Maranhão durante o regime oligárquico que durou cerca de 50 anos, a escola na Ilha de Curupu é o retrato do descaso do sarneyzismo com a educação.
Mesmo olhando para a escola todas as vezes em que iam até a ilha – e a família costuma ir com muita frequência – o oligarca José Sarney e sua filha Roseana, que foi governadora por longos 16 anos, nunca se importaram em dar uma estrutura digna para as crianças da localidade.
Nesta terça-feira, 06, mais uma triste página da história do Maranhão começa a ser virada. “O programa Escola Digna chegou na ilha de Curupu (Raposa), onde havia uma escola funcionando em um estrutura inadequada, mas que, a partir de hoje, começou a ser erguida a Escola Digna UEB Manoel Batista Anexo. Estivemos lá nesta manhã com a prefeita Talita Laci, conversamos com a comunidade e acompanhamos começo da obra”, disse Felipe Camarão.
A escola digna de Curupu representa a mudança da imagem do desprezo sarneyzista com a educação para a revolução educacional que está mudando o Maranhão na gestão do comunista Flávio Dino.

Professor Odair debate educação com trabalhadores na Região do Munim


Seguindo programação de atividades no interior do Maranhão, o professor Odair José, pré-candidato a deputado estadual (PCdoB) cumpriu agenda de diálogos com lideranças de Rosário e Morros. No povoado São Miguel, em Rosário, a 75km de São Luís, em ação organizada pela coordenadora da Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Arlete Sales, o professor Odair conversou com líderes locais que manifestaram apoio à pré-candidatura do professor Odair José.

“Eu já conheço o professor e toda a sua história. Eu confio no trabalho dele. É uma pessoa que se mostrou íntegra e a gente acredita nessa jornada que ele iniciou. É dessa maneira que um cidadão tem que agir se quiser mudar esse país, tem que ter coragem, transparência e seriedade, e eu vi tudo isso no professor Odair José”, disse José Antônio Sales Fonseca, uma das principais lideranças do povoado.

Conhecida na região, pelo seu trabalho, nas atividades de luta do Sinproesemma, Arlete Salles relembrou momentos do trabalho conjunto com o Professor Odair José no sindicato. Odair foi presidente da entidade por dois mandatos, colocando o sindicato no caminho da luta por melhorias na educação pública.


MORROS

Na cidade de Morros, a 100km da capital, foi uma reunião conjunta do professor Odair José com o pré-candidato a deputado federal (PC do B), Marcio Jerry. Os pré-candidatos puderam expor suas propostas de avanços para a cidade e para o Maranhão de modo geral, lembrando a nova era de avanços no estado, sem a oligarquia responsável pelo atraso de décadas no estado.

A reunião contou também com a presença do atual presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, que destacou os mandatos de luta do professor Odair José no Sinproesemma. “Foram dois mandatos que fizeram marcaram a história do Sinproesemma. Passamos do imobilismo para um sindicato livre e atuante na busca pelos direitos dos educadores”, destacou Raimundo Oliveira.


O professor Odair José também lembrou da sua atuação como sindicalista. “Com muito orgulho posso dizer que mudei o Sinproesemma. De um sindicato inerte a um órgão combativo. Fizemos greves e conseguimos muitas melhorias para os trabalhadores da educação maranhense. Esse é o espírito. Conseguir o que nos é de direito, lutando, indo atrás, articulando, buscando apoio e unindo forças para alcançar esses objetivos. É isso que vocês devem esperar de mim neste mandato ao qual me proponho”, ressalto Odair

O encontro foi organizado pelo professor Edinaldo Pires da Silva, que foi candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2016 pelo PCdoB. Edinaldo acredita na união e na história de Odair José e de Marcio Jerry, dentro do partido, para ajudar o governador Flávio Dino a avançar no desenvolvimento do Maranhão.

“O nosso governador precisa de todo apoio possível tanto no legislativo estadual, quanto na câmara dos deputados, em Brasília. Então, além de apoiar Flávio Dino, a nossa luta é para a vitória de um time completo que acredite no projeto dele: Weverton Rocha e Eliziane Gama, no Senado. Marcio Jerry (federal) e Odair José (estadual), esses dois camaradas com os quais convivemos e conhecemos de perto as suas histórias de luta pelo Maranhão”, disse Edinaldo.

PIS/Pasep: Benefício será liberado para 6,3 milhões de pessoas hoje.


Pagamentos do PIS/Pasep serão liberados nesta quarta-feira (8) após suspensão do benefício durante o mês de julho será utilizada para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. No ano passado, o rendimento foi de 8,9%. No total, 6,3 milhões de pessoas receberão R$ 5,5 bilhões, de acordo com o Ministério do Planejamento.
Os valores serão repassados de forma corrigida e empregados de quaisquer idades poderão solicitar as cotas. O crédito em conta corrente da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil será efetuado automaticamente no dia 8 de agosto e os correntistas poderão verificar os valores depositados a partir de quinta-feira (9) 
A partir do dia 14 de agosto, correntistas de quaisquer bancos poderão reivindicar o recurso e o prazo ficará aberto até 29 de setembro.
Quem esperou ganha mais Quem não fez o saque do PIS/Pasep até junho receberá o valor com reajuste de 8,97%. Na prática, esse percentual significa um ganho real, já que ele é superior a inflação do período, que ficou em 4,39%. Tradicionalmente há uma suspensão dos pagamentos em julho, quando é calculado o rendimento anual do fundo do PIS/Pasep.
Em junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram a retirada de R$ 1,5 bilhão. Na primeira fase de saques, encerrada em junho, era permitido a retirada apenas para cotistas com mais de 57 anos e para os que atendiam os critérios habituais. Entre agosto e setembro, os saques estarão liberados para todos os cotistas.
FONTE: Yahoo

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Na Convenção "Todos pelo Maranhão", Professor Odair foi destaque!

O salão do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, ficou pequeno para receber cerca de 10 mil pessoas, no sábado passado (28), no evento da maior frente partidária da história do Maranhão: A convenção “Todos Pelo Maranhão”, composta por 15 partidos, que confirmou a chapa majoritária liderada pelo governador Flávio Dino (PC do B), pré-candidato a reeleição ao Governo do Estado, dos pré-candidatos ao Senado, Weverton Rocha e Eliziane Gama, e das proporcionais para deputado federal e deputado estadual, entre os quais a pré-candidatura do professor Odair José, que já se apresenta como uma das favoritas entre os nomes do PC do B.
O Professor Odair José, com mais de 20 anos de lutas na educação, nos movimentos sociais e na militância do PC do B, esteve lado-a-lado com Flávio Dino, nos projetos de avanços que foram implementados no Maranhão, nesses últimos anos. Ele destacou a grandiosidade da convenção e mais uma vez agradeceu por todo o apoio que está recebendo nesta pré-campanha.
“É um momento grandioso até pela data especial que é comemorada neste dia, a adesão do Maranhão à Independência do Brasil. As milhares de pessoas presentes na convenção, manifestam adesão a um projeto de continuidade e de renovação. Um projeto de contínuas melhorias na educação, na segurança, na saúde. Em tudo isso que estamos presenciando depois da chegada do Flávio ao governo. E eu sempre estive ao lado dele e pretendo continuar com mais força neste possível mandato. Mandato que não seria possível sem o apoio de todos os meus amigos, parceiros, militantes, forças sociais, enfim… todos que me ajudaram até aqui, muito obrigado, vamos em frente continuar com as mudanças!”
“O Maranhão não tem dono, o Maranhão é de todos nós e quem anda pra trás é caranguejo” disse Flávio Dino em alto e bom som, em seu discurso na convenção.
O Governador destacou as mudanças, a necessidade de avançar muito mais e manter as políticas públicas sociais que foram implementadas e ajudaram o Maranhão a crescer e ser destaque nacional.
“O nosso governo não é perfeito e eu quero pedir desculpas pelo que não conseguimos fazer. Mas eu fiz, nesse período, tudo o que podia. Entendam que por conta da crise econômica não pudemos fazer tudo, mas fizemos o máximo e por isso todos os estados do Brasil respeitam o Governo do Maranhão e respeitam o nosso estado! Nós estamos na direção certa e temos que continuar!
Durante a convenção o governador FLávio Dino recebeu várias homenagens, entre as quais, pelo programa “Escola Digna”, que trocou escolas de taipa por escolas de alvenaria e com condições de aprendizagem; o programa “Sim, eu Posso”, que tirou do analfametimo pessoas excluídas da educação ao longo dos anos; o programa “Mais Saúde”, que contruiu hospitais e portas de acesso à saúde especializada como o hospital de traumatologia e ortopedia, e o “Mais IDH”, que deu dignidade a milhares de pessoas de 30 municípios maranhenses, que viviam na mais absoluta pobreza, sem saúde, sem educação, sem saneamento, sem espaços de trabalho.
O Governo Flávio Dino foi reconhecido como o que mais cumpriu promessas de campanha entre todos os governos dos estados brasileiros, tendo sido, amplamente, elogiado por seus principais programas sociais como o Cheque Minha Casa, Mais Asfalto, Escola Digna, Travessia, além da implantação das escolas de ensino médio com tempo integral e profissionalizante: o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Educação: Governo divulga resultado preliminar do seletivo



Em reunião, realizada no final da tarde desta terça-feira (31), a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) recebeu do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a lista preliminar dos educadores aprovados no processo seletivo da ampliação da jornada deste ano.

“É mais uma grande conquista para os educadores do Maranhão. Fruto das nossas reivindicações, que, prontamente, foram atendidas, conforme nossa pauta da Campanha Salarial. É na luta e no diálogo que temos avançado em muitas conquistas. Parabéns, a todos que se classificaram e a todos que participaram. Os que não foram classificados, não percam a esperança, pois outros processos de unificação e de ampliação de matrículas virão. Já faz parte da nossa pauta de luta permanente”, destacou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.

Ao todo, 2.929 educadores se inscreveram no seletivo deste ano. De acordo com o secretário Felipe Camarão, diante da grande quantidade de inscritos, foi necessária uma análise minuciosa da documentação apresentada pelos trabalhadores.

“Essa é mais uma conquista do sindicato, que tem lutado, diuturnamente, pelos direitos da categoria. Não tive nenhum contato com os membros da comissão de análise, que não sofreu nenhuma interferência política no processo. A equipe trabalhou nos sábados e nos feriados, esforçando-se ao máximo para que pudéssemos divulgar o resultado no tempo certo. Só agora que estou tendo contato com resultado e estou passando em primeira mão, com o oficio, para o presidente do sindicato”, disse Camarão.

A ampliação de jornada é um dos itens da Campanha Salarial de 2018 e vai continuar fazendo parte de todas as campanhas, segundo a direção do Sinproesemma. A meta é ampliar o acesso dos educadores à jornada de 40 horas, que é uma conquista assegurada no Estatuto do Educador.

Além do seletivo da ampliação, foi realizado o da unificação, que garantiu mais 200 vagas, este ano, para os professores com acúmulo de matrículas. A unificação regulariza a situação. Uma conquista que também é fruto da luta do Sinproesemma.


Representando o sindicato, também participaram da reunião a secretária-adjunta de Aposentados, Edna Castro, a secretária dos Servidores Técnicos e de Apoio, Militana Martins, a secretária-adjunta de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho, Francisca França , a secretária-adjunta de Servidores Técnicos e de Apoio, Regina Nogueira, e a secretária-adjunta de Políticas Sociais, Rose Costa.

Da Seduc, participaram a secretária-adjunta de Ensino, Nádia Dutra; a secretária-adjunta de Gestão das Regionais, Rosijane Pinto, e o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Williandickson Azevedo, além de membros da comissão de análise.