VLT em 2012 foi propaganda enganosa |
São Luís com seus 400 anos e mais de um milhão de habitantes, merece sim ser cuidada com atenção e carinho com sua população. A implementação de equipamentos, como uma ferrovia urbana que possa circular trens ou VLT, pelo poder público, só vem melhorar a mobilidade urbana e será sempre bem vindo.
Acontece é que o candidato a
reeleição da prefeitura de São Luís, João Castelo, através de seus
marqueteiros, no intuito de ganhar mais 04 anos de mandato, insistem em querer apresentar para os eleitores uma obra de uma ferrovia
para circulação de um VLT com tempo recorde de construção.
Já trabalhei entre os anos de
1981 a 1990 na antiga Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, hoje VALE, onde nesse período, junto com outros companheiros maranhenses, mineiros e capixabas construímos palmo a palmo a Ferrovia Carajás, do KM 0 no Anjo da Guarda, ao
KM 890 na Serra de Carajás, conheço muito bem como se constrói a superestrutura
de uma ferrovia. Alguém pode até dizer que o “trem da vale” é diferente que do
VLT, eu respondo que sim. Uma ferrovia urbana para transportar pessoas, é muito
mais delicada e requer alta tecnologia e uma logística eficiente. Tem que ser adotada com vários dispositivos
de segurança e mãos de obra especializadas, tanto na execução como na operação.
Assista ao vídeo de uma
construção rápida de uma ferrovia:
A ferrovia (linha de trilho) deve
passar por várias fases e requer muito tempo e equipamentos com tecnologia de
ponta para deixar a linha, bem compactada, nivelada e com superelevação nas
suas curvas. Sem falar nas construções das obras de arte (pontes e bueiros) e as
estações, os pátios de cruzamentos e manobras, passagens de níveis e os testes para confirmar a
segurança para os usuários e operadores.
Na propaganda eleitoral de João
Castelo, sobre o VLT, a moça diz: “está sendo colocada uma camada de pedra
brita, os dormentes ficarão em cima e colocar os trilhos sobre os dormentes e
está tudo pronto para o VLT circular”. Simples assim! Pura irresponsabilidade e enganação ou apostar na ignorância
do povo e que nesse universo de um milhão de habitantes não existem pessoas que
não conhece a matéria.
Em Cuiabá (MT), o custo da
construção da ferrovia urbana para circulação do VLT de 22 km, é de quase R$ 1,600
bilhão (veja matéria). A previsão de entrega da obra será no primeiro trimestre
de 2014 e mais três meses de testes (veja matéria).
Castelo quer mais 04 anos na migué |
Aqui em São Luís, João Castelo anda dizendo na sua propaganda eleitoral que vai entregar daqui para o final do ano, 5 km, ligando o Terminal da Praia Grande com o Bairro de Fátima, já funcionando. Não informou se houve o processo licitatório, qual o custo da obra e nem sequer existe maquinários para a preparação da superestrutura da linha ferroviária do VLT. Coisas de tucano!
Portanto amig@ eleitor tenha
calma e analise com racionalidade. A propaganda do candidato João Castelo sobre VLT, está fora da realidade
e repito como o meu companheiro Gilberto Lima foi feliz no seu blog “Obra do
VLT é puro marketing eleitoral” (reveja aqui).
Se ele for reeleito é a prova de que São Luís nunca sairá desse buraco de ignorância política.
ResponderExcluirDestruição de área verde, passeios publicos e de lazer não é futuro pra nenhuma cidade.
ResponderExcluirObra de extrema importância, não importa quem está no mandato, o que importa é que seja implementada com transparência. Povo do maranhão, deixem de ser derrotistas e politiqueiros, querem fazer alguma coisa importante trabalhem em prol do seu próximo!
ResponderExcluirDestruição de área verde?
Amigo desenvolvimento tem seu preço, vai querer morar na selva?!