sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Destinos turísticos brasileiros ilustrados em 360 graus

Embratur inova na promoção turística internacional e desenvolve ferramenta para visualização dos principais atrativos turísticos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014

De olho nos turistas internacionais que virão para a Copa do Mundo FIFA 2014, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desenvolveu uma nova ferramenta para auxiliar a promoção dos destinos turísticos das 12 cidades-sede. É o vídeo 360º, que utiliza uma tecnologia inovadora de captação de imagens com um diferencial: a visualização panorâmica e interativa dos atrativos turísticos locais. A iniciativa de promover os destinos por meio dessa tecnologia é inédita no Brasil.

Até o momento foram produzidos vídeos de cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Cuiabá e Curitiba), incluindo seus arredores com potencial turístico, já que a intenção da Embratur é incentivar o turista estrangeiro a conhecer mais destinos além daqueles onde os jogos serão realizados. Até o inicio do ano que vem as outras sete cidades-sede serão contempladas, e ao longo do ano, as principais atrações turísticas de todos os estados brasileiros.

De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, é por meio da utilização de novas tecnologias que poderemos mostrar ao mundo uma imagem diferente. “Nossos atrativos turísticos são belos por natureza, temos opções diversificadas e podemos atender a diversos públicos. Agora precisamos reforçar nossa imagem em outros quesitos, como modernidade e avanço tecnológico”.

Os vídeos em 360º estão disponibilizados no site WWW.braziltour.com/360, onde o internauta pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse.

Lançamento Internacional
Para promover a nova ferramenta no exterior, a Embratur vai fazer o lançamento internacional dos vídeos no próximo dia 4 de outubro, em Bruxelas, durante a Europália, maior festival de cultura da Bélgica. É uma boa oportunidade para a promoção dos destinos brasileiros, já que esse ano o tema do evento é o Brasil e são esperados cerca de 2 milhões de visitantes.

O público presente no Festival contará com uma estrutura montada exclusivamente para a exibição dos vídeos em 360 graus, onde serão distribuídos óculos especiais para a visualização.  Com esses acessórios, será possível mudar a direção das imagens por meio da movimentação da cabeça, permitindo vivenciar a experiência de maneira completa.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Cultura, apoia a realização da Europália, festival realizado desde 1969 com 18 países homenageados. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações tema do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário