quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

EUA reata com Cuba, falta só a mídia, Viva Cuba!


 
Ontem dia 17 de dezembro de 2014, não poderia deixar de ser um dia histórico para todo mundo, logo no final de um ano nebuloso, recheado de vários acontecimentos antagônicos e decisivos. Não poderíamos de se deliciar, logo no seu final de um acontecimento importante que pode abrir a humanidade para várias reflexões sobre a liberdade de lutar por melhores dias para a população mundial.
 
Os EUA, através de seu presidente atual, Barack Obama, reforçado por vários países, especialmente o Canadá e Brasil e de forma cautelosa e firme, o Papa Francisco, deu o braço torcer e se aproxima politicamente de Cuba.
 
Houve essa grande iniciativa destas duas nações que não só ficam por ai. O congresso americano tem a responsabilidade de depois de mais de 50 anos, acabar de vez o embargo econômico contra o iminente e  revolucionário povo cubano.
 
E agora? Falta a grande mídia tradicional, criar vergonha na cara e largar de perseguir Cuba e trabalhar agora em desenvolver harmonia e falar a verdade do país caribenho. 
 
A mídia ontem divulgou essa notícia boa, porém ainda só divulga o ganho americano com a importante liberdade de Alan Grossi e escamoteia o lado da alegria cubana.  
 
No entanto, como fazemos parte da mídia livre, o blog divulga uma postagem extraída do blog cubano Cuba Hora e foto do outro blog cubano La pupila insomne mostrando a alegria dos familiares, do governo e do povo cubano com a volta de seus combatentes revolucionários que estavam cerca de 15 anos presos no pais americano. Veja vídeo e matéria (traduzida pelo Google Tradutor) abaixo:


"Eles já estão em Cuba! Repito mais uma vez, para perceber certeza. Por mais de 15 anos que se agarram à esperança, e até mesmo quando não está cansado de lutar, sempre agachado em algum lugar na alma o temor de que o tempo foram letais.

Mas depois dessa ausência raiou. Raúl anunciou: "Como Fidel prometeu, em junho de 2001, quando ele disse," vai voltar, chegou em nosso país, Gerardo, Ramón e Antonio "... E uma manhã golpe especulação quando Alan Gross! tomou todas as manchetes, certamente virou. Então, todos nós choramos. E ficamos felizes por eles, para nós, mas especialmente para os nossos filhos.

Inesperadamente, nesta ilha amada eram os nossos heróis, aqueles enormes homens que se juntaram a nós em sua causa, o que nos fez pessoas melhores, eles nos ensinaram que o país está acima de qualquer coisa. E eu percebi que abraçou, eu imaginava seus rostos quando depois de muitas noites que eles se encontraram novamente em um avião de volta para casa para esta casa que agora está completa.

Por mais que eu repito, eu mal posso acreditar. Eu não posso acreditar que Adriana voltou a beijar Gerardo; Eu não posso acreditar Tony abraçou sua mãe e talvez mais lhe disse não temer a hora, porque ele está de volta; Eu não posso acreditar que o alívio para a saúde de Ramón veio com o amor de suas filhas e sua esposa; Eu não posso acreditar que eles são os cinco juntos novamente na ilha que os ensinou a ser heróis.

E congratulamo-nos com a rua. Parece que a vitória pertence a todos e tão triste. As pessoas assumem alegre, eufórico, como se cada família estava completa, como toda mãe havia retornado para dar o beijo na testa do filho que regressa como se cada mulher havia retornado para dizer eu te amo, como se cada criança tinha retomada mão do pai para saber mais seguro.

Enquanto alguns amargos de outros bancos como retorno, deste lado do mar, há uma cidade que faz festa, que prevê que leva para as ruas, pendurando bandeiras, dançando, chorando de felicidade que segue essas fitas amarelas, que dá graças a San Lazaro, Deus, Raul, Fidel ... porque a promessa de retorno foi cumprida."
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário