quinta-feira, 21 de julho de 2011

A UNE


*Manuela D'Ávila é deputada federal pelo PCdoB-RS.
Por Manuela D'Ávila*
Assim, com os sons, as roupas, as cores, os sotaques, os alimentos de um Brasil continental dez mil jovens debatem os rumos da maior entidade de representação juvenil.
Muitos rotulam: eles querem festa! Óbvio! São jovens universitários! Tem 20 anos de idade! Não parece razoável que frente à maravilhosa união de tantas diferenças, frente ao choque de tanto pertencimento, esses jovens queiram comemorar a vida?!

Outros rotulam: eles têm partidos! Sim, muitos têm partidos. Afinal, a luta nos movimentos sociais se confunde com a luta pela ocupação de espaços de poder. E partidos disputam poder. Aliás, a UNE fez parte das entidades que lutou pelo fim da ditadura. O período em que partidos eram proibidos. Qual problema de um jovem ter seu partido? Não os mesmos que dizem que a juventude é alienada?!?

Outros dizem: são governistas! E acaso por serem jovens devem sempre ser do contra? Quem foi que disse que a rebeldia da juventude não tinha causa? Estava errado! E ali tem de tudo. Governo e oposição. Mas parece razoável que, para ser representativo, o congresso traga uma proporcionalidade de representação da sociedade real. E se Dilma venceu as eleições não seria porque a maior parte da população a apóia? Em diferentes momentos de nossa história a juventude ficou contra ou a favor de governos.

Outros gritam: a entidade deve ser independente e por isso não poderia ter recebido dinheiro de estatais para seu congresso? Hein?! Qual relação entre patrocínio e opinião? Acaso os jornalistas e jornais defendem governos por exibirem anúncios gigantescos dessas estatais? Acaso a Veja defende o governo? Alhos e Bugalhos.

Viva a UNE dos debates, dos militantes, dos festeiros, do maracatu e sertanejo. Viva a UNE dos 10% PIB para educação, do Prouni e das Federais! Viva a UNE dos estudantes brasileiros! Da diversidade. De todos nós. A UNE que segue sendo a nossa força e a a nossa voz.

Do Site Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário