terça-feira, 19 de março de 2019

A contribuição financeira também faz parte da militância


Angelita da Rosa (de casaco creme)
Por Angelita Rosa*

“Como seria a condição humana se não houvesse militantes?

Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso.
É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos.
Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano.”
Pepe Mujica
A partir dessa afirmação de um dos militantes mais altruístas que o mundo já viu, somos provocados a refletir sobre o nosso papel enquanto militantes.
A doação de um militante transcende a luta cotidiana pelos ideais imprescindíveis à evolução da condição humana, ultrapassa a indignação frente às injustiças sociais.  Deve necessariamente avançar para a concreção de ações para que as ideias e posições sejam refirmadas, difundidas e constituídas numa sociedade.
Para isso, a doação financeira de um militante é fundamental!
Nós, militantes, temos que ter a consciência que é a contribuição financeira que viabiliza, de fato, a militância e suas causas.
Infelizmente, os movimentos e entidades responsáveis por constituir e dar consistência às causas apoiadas por nós, militantes, não conseguem se estabelecer e seguir em frente, tão-só, por nossos engajamentos e sonhos.
É preciso mais!
É preciso contribuição financeira!
É inconteste que tenhamos a convicção de que precisamos contribuir financeiramente para as lutas militantes de forma espontânea.
A melhor militância assim é feita. De forma voluntária, a partir das nossas visões de mundo e na luta por mais equidade para a coletividade.
Dessa forma, temos a certeza de que contribuir financeiramente para que os movimentos e entidades cumpram o papel de combater as nossas mazelas é fundamental.
Os militantes citados pelo valoroso ex-presidente Mujica são, antes de mais nada, abnegados e devem ter convicção sobre a importância de doação financeira para as causas em que militam justamente em função da solidariedade que demonstram ao se engajar à tarefa militante com empatia e ideais.
Desde a sua fundação, há um ano, a ABJD — Associação de Juristas pela Democracia — já fez muitas ações concretas e está em plena construção.
Por isso, convidamos os juristas comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito delineado na Constituição da República de 1.988 a se associarem à ABJD. Também a empenharem tempo, produção intelectual e literária.
A anuidade é uma contribuição financeira para manter as atividades e fortalecer a ABJD, que tem como finalidade precípua a defesa da Democracia Brasileira.
Sigamos… temos muitas tarefas militantes para cumprir e para isso precisamos da contribuição financeira de todos e todas nós!
*Angelita da Rosa é advogada, membro da Direção Executiva Provisória da ABJD – Núcleo do Rio Grande do Sul, Procuradora Geral do Município de São Leopoldo.
FONTE: Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário