sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Uma história pessoal com o azeite da Palestina



Esta deliciosa história pessoal de Dima Seelawi, uma jovem americana de origem palestina e sua relação com o azeite. Imagine o mesmo óleo glorioso num lindo frasco de vidro com o nome Zatoun escrito. Aproveite!

Quando eu era jovem, nunca entendi a insistência dos meus pais em usar apenas azeite importado da Palestina. Demorou muito e demorou muito, num processo que não era barato nem conveniente. O óleo vinha em recipientes velhos e surrados que não me pareciam nada atraentes. Na minha cabeça, se eles quisessem sustentar uma família distante em casa, poderiam simplesmente enviar-lhes dinheiro e poupar a nós e a eles um grande aborrecimento. Poderíamos apenas usar os lindos recipientes de azeite da loja próxima. No entanto, isso nunca foi uma opção em nossa casa. O único azeite que usávamos em casa era o da Palestina.

À medida que cresci e comecei a trabalhar meio período como estudante, trabalhei um pouco com azeite. Eu sabia tudo sobre o azeite importado da Espanha, Itália e outros países. Eu sabia quais eram melhores e mais caros. Também aprendi a saber, pelo sabor picante, quais eram extra virgens. Fiquei tentado a usar meu desconto de funcionário para levar para casa uma das garrafas sofisticadas e usar em nossa cozinha. Eu não conseguia fazer isso e não sabia exatamente por quê. Achei que seria desrespeitoso com meus pais, mesmo que não fizesse sentido para mim. Não parecia certo. Não era uma opção.

Depois de viver um ano na Palestina durante a época da colheita da azeitona, algo mudou. A época da colheita da azeitona na Palestina é sagrada.

Os palestinos se relacionam com o clima com base em como ele beneficiaria ou prejudicaria as azeitonas. Existe uma regra tácita bem conhecida sobre tratar as oliveiras com respeito. Há um dia de folga do trabalho só para colher azeitonas. No transporte público, não é incomum ouvir alguém ao telefone dizendo ao amigo para passar por aqui para pegar sua parte do azeite deste ano armazenado no que costumava ser uma Coca-Cola ou uma garrafa de bebida alcoólica. Um motorista vai parar no meio do caminho para dar ao cunhado um pote de azeitonas que estão tão próximas umas das outras que começam a amassar mostrando o interior.

Em Nablus, o proprietário da fábrica de sabonetes Nabulsi orgulha-se de ser exigente na obtenção do seu azeite. Ele insiste em encher um copo para me deixar sentir o quão autêntico é e sorri ao ver minhas expressões faciais diaspóricas se transformarem em apreciação ao seu cheiro forte percorrendo todas as minhas células cerebrais.

Comecei a perceber como o azeite é parte essencial de tantos pratos. “Os palestinos bebem mais azeite do que água”, eu dizia brincando e eles riam concordando. O azeite é verdadeiramente um ritual diário.

Eles fantasiam sobre sua cor quando está fresco e me lembram que ela começa a mudar à medida que reage com o oxigênio ao longo do tempo. Mergulham o pão no azeite, sem mais nem menos, e sem acréscimos, e apreciam-no mais do que o mais doce de todos os alimentos. Posso garantir que cada convite para almoço que recebi durante a época da colheita da azeitona foi uma oportunidade para os meus anfitriões partilharem o seu azeite usando Msakhan (um prato tradicional palestino).

Agora tenho uma compreensão mais profunda da psicologia por trás da queima de oliveiras por soldados israelenses e por que os agricultores gemem no local como se tivessem perdido um ente querido.

Onde quer que você esteja, se estiver acessível, certifique-se de que seu azeite seja palestino. Seus ancestrais iriam querer isso.

Dima Seelawi

FONTE: Zatoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário