quinta-feira, 5 de junho de 2014

UBM abre 9º Congresso reafirmando luta pelo direito das mulheres


Reafirmando o ânimo e disposição para seguir na luta iniciada a 25 anos, a União Brasileira de Mulheres (UBM), abriu, no noite desta quarta-feira (4), a nona edição do seu Congresso Nacional que será realizada entre os dias 4 e 6 de junho. A cerimônia de abertura, em Brasília, reuniu autoridades e delegadas de todo o país, que se revezaram em discursos e palavras de ordem, tudo mesclado com emoção e alegria.
 
O evento será desenvolvido em dois dias, incluindo em sua programação  mesas temáticas seguidas de debates, grupos de trabalho e atividades culturais.
 
Em suas primeiras palavras de ordem, as mulheres disseram ao que vinham: “Eu sou mulher/ Vim prá vencer/ Vamos ocupar os espaço de poder”, adiantando o tema central do Congresso: “Mais Poder, Mais Democracia para as Mulheres e o Brasil Avançar”.
 
Os discursos das autoridades se desenvolveram acompanhando o mote das palavras de ordem. Foi assim, quando falou a representante da Secretaria de Política para as Mulheres, vera Soares que, representando a ministra Eleonora Menicucci, destacou os avanços obtido pelas mulheres brasileiras nos últimos 12 anos a partir da criação da SPM e da eleição do governo do PT e seus aliados.
Provocando as delegadas, Vera Soares pediu que repetissem a palavra de ordem com a qual se emocionou. As mulheres responderam em coro: “No meu país/ Eu boto fé/ Porque ele é comandado por mulher”.
 
As delegadas, por sua vez, respondiam com entusiasmo a fala das convidadas. A Secretária-Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a cubana Alicia Bárcena, foi muito aplaudida e elogiada por trazer “a esperança socialista de Cuba” para as mulheres brasileiras. Ela destacou a participação das mulheres cubanas nos espaços de poder na ilha caribenha e manifestou o desejo de que também, no Brasil, as mulheres conquistem mais lugares de destaque nas instâncias de poder.
 
Luta todo dia
 
A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a primeira presidenta da UBM, quando a entidade foi constituída em 1988, foi ovacionada pela plateia, ao defender a necessidade da luta pela conquista dos direitos das mulheres. Ela destacou o papel desempenhado pela bancada feminina, da qual é coordenadora, na busca pela aprovação de projetos e leis que garantam as mesmas oportunidades para as mulheres, principalmente as mulheres negras, e os homossexuais.
 
A fala da deputada Jô Moraes correspondiam a outra das palavras de ordem das ubmistas: “A nossa luta é todo dia/ Contra o racismo, o machismo e a homofobia”. Ao destacar a luta das parlamentares, Jô Moraes citou as duas representantes da Câmara Federal – deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Érica Kokay (PT-DF) -, além de justificar a ausência da procuradora da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que estava em outro compromisso oficial.
 
Alice Portugal também discursou, emocionando a plateia com a sua defesa arrebatada da luta das mulheres. Ela criticou a sub-representação feminina na Câmara, que, com apenas 45 mulheres, “é um espelho de imagem distorcida da vontade do povo brasileiro, porque o poder econômico distorce essa imagem, o poder econômico que é o principal cabo eleitoral e esse poder econômico não financia vozes sem testosterona”, discursou em seu tom agudo, como reconheceu, criticando que os microfones não são modulados paras vozes femininas, que são agudas.
 
Segundo ela, “para acessar os postos de comando, ter mais senadoras, deputadas, vereadoras, devemos atuar de maneira unitária e em defesa da emancipação econômica das mulheres”.
 
Para debater as estratégias de como unir as mulheres na luta por sua emancipação, a presidenta da UBM, Elza Campos, que abriu o evento, anunciou a pauta de debates do Congresso. Ela também destacou a disposição e ânimo renovados das ubmistas, no processo de luta por mais poderes para as mulheres, contra o capitalismo e o patriarcado.
 
Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), elas estarão reunidas em Luziânia (GO), na sede do Centro de Treinamento Educacional (CTE/CNTI), para acompanhar uma extensa programação que inclui várias mesas temáticas seguidas de debates, grupos de trabalho e atividades culturais.
 
No último dia do evento (6), após a plenária de discussão e aprovação das propostas e plano de lutas para o triênio 2014-2017, será eleita a nova coordenação nacional da UBM para o mesmo período.
 
Programação do Congresso
 
Dia 5 de junho 2014
 
9hs – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do 9º Congresso Nacional da UBM.
9h30m – Mesa 1 – Tema “Mais Democracia, Mais Poder para as Mulheres e o Brasil Avançar” – Deputada Federal Jô Moraes, Olgamir Amancia (Doutora em Educação) – Flavia Costa (Representante da UBM – SP e UNEGRO).
Coordenação – Elza Maria Campos (UBM) Vanja Andrea (UBM – AM)
11hs – Mesa 2: Trabalho e autonomia econômica, educação inclusiva não sexista – Ana Rocha, (Secretaria Especial de Politicas para as Mulheres do Rio de Janeiro) Lucia Rincon (Representante da UBM no CNDM), Beatriz Gregory, (Secretaria de Politicas para as Mulheres).
Debatedora – Raimunda Leone (UBM e CTB).
Coordenação de Mesa – Ivania Pereira (CTB) e Silvana Conti (LBL – RS)
13hs – Almoço
Atividade Cultural
14h30m Mesas simultâneas
Mesa 1 – Consolidar a Democracia e romper com a cadeia de violências contra as Mulheres.
Eline Jonas (Doutora em Sociologia), Tania Teixeira Laky de Sousa (Doutora em Serviço Social e Ciências Sociais pela PUC/SP) e Dani Costa (UBM – BA) .
Coordenação de Mesa -Liége Rocha (UBM) e Dila Resende (CPM – GO)
Mesa 2 – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Clair Castilhos (Rede Feminista de Saúde), Katia Souto (Ministério da Saúde), Heliana Hemetério (Rede de Mulheres Negras do Paraná).
Coordenação de Mesa – Luciana Bernardes (representante da UBM no CNS) e Patricia Vieira (UBM – BA).
Lançamento da Cartilha – Ouvir a Mulher: Um novo Significado à participação.
Mesa 3 – Combater o machismo e emancipar as jovens mulheres
Maria das Neves (UJS e UBM), Angela Guimarães (Vice-Presidenta do Conjuve e Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional da Juventude).
Coordenação de Mesa – Camila Silveira (Representante da UBM no CONJUVE e UJS) e Clarissa Peixoto (UBM – SC)
Mesa 4 – O movimento Feminista e a Luta pela democratização da Comunicação.
Raquel Moreno (FNDM), Mariana Venturini (UBM – SP) e Natalia Gonçalves (UBM – UJS – BA).
Coordenação – Monica Miranda (UBM RJ e representante da UBM no FNDM) Isis Tavares (CNTE)
Mesa 5 – Reforma Urbana e Meio Ambiente Sustentado e Solidário.
Nagyla Drumond, Laura Jesus de Moura e Costa e Jussara Cony (Vereadora de Porto Alegre).
Coordenação de Mesa – Rozina Conceição de Jesus (UBM – SP) e Rita Nascimento (UBM – PE)
19h30 Debate – Mulheres negras em luta: enfrentamento ao racismo, superação de desafios e controle social de politicas públicas etnicorraciais.
Andrea Rosendo (UBM – PR), Luciana Soares (UBM – DF e UNEGRO).
 
Dia 6 de junho 2014 
9hs – Plenária de discussão e aprovação das propostas e plano de lutas para o triênio 2014-2017; Alteração estatutária e Eleição da Nova Coordenação mandato 2014-2017.
Coordenação: Elza Maria Campos (UBM), Lucia Rincon (UBM e CPM), Maria das Neves (UJS e UBM).
14hs – Encerramento do Congresso, almoço e retorno das delegações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário