segunda-feira, 8 de maio de 2017

Governador Flávio Dino reinaugura Colégio Cintra.


Artes marciais, dança, futsal, xadrez e muita animação, assim foi entrega da reforma geral do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), que ganhou nova quadra poliesportiva coberta e Academia da Saúde, ambas no prédio anexo da escola. A entrega foi realizada no sábado (6), pelo governador Flávio Dino.

O governador fez questão de lembrar aos alunos e a comunidade do Anil que as entregas são fruto de um grande esforço do Governo do Estado para melhorar a qualidade do ensino público no Maranhão. “Somente aqui nesta escola, nós investimos R$ 3,5 milhões entre recuperação, equipamentos esportivos e tudo aquilo que o Governo investiu para deixar a escola em condições boas para alunos e funcionários. Investimos na educação porque acreditamos que esse é o verdadeiro caminho do desenvolvimento”, afirmou Flávio Dino.

“Assim como fizemos aqui, fizemos em mais de 500 escolas. Só neste sábado, esta é a segunda escola entregue. Começamos o dia em Cururupu, onde a comunidade escolar também recebeu um novo e reconstruído lugar de aprendizado”, contou Flávio que ainda reafirmou a promessa de entregar 200 escolas ainda este ano. “Este ano nós vamos quebrar um recorde com 200 escolas entregues e estamos trabalhando firme para atingir essa meta”, finaliza o governador.

Reconhecida como a maior escola pública da América do Sul, o Cintra é sediado em um prédio histórico onde funcionou a fábrica têxtil Rio Anil, no fim do século XIX e início do XX, e não passava por uma reforma estrutural desde a década de 90. A escola possui 16.878,15 m² de área construída com 60 salas de aula, além de outros espaços como cozinha, refeitório, teatro, sala de oficinas, laboratórios.

“Essa reforma vai beneficiar bastante toda a comunidade escolar. Agora nós temos nosso próprio lugar de fazer atividades. Temos muito a agradecer ao nosso governador por essa entrega da reforma da escola e da nova quadra”, conta Lourival Júnior, estudante do terceiro ano do Cintra.

Na obra, executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi realizada reforma completa na estrutura, incluindo revisão do telhado, instalação elétrica, instalação de novas luminárias e ventiladores nas salas de aula, piso novo no refeitório e cozinha, melhorias nos jardins e paisagismo, pintura geral da escola, bem como a reforma do teatro e revisão elétrica.

“Este pacote de entregas aqui no Cintra simboliza uma grande conquista para a comunidade escolar do Cintra e de todo o entorno do Anil. Tivemos praticamente a construção de ginásio poliesportivo e da academia da saúde que servirão para toda a comunidade, juntamente com a entrega da reforma do complexo do Cintra. Estamos, com muita satisfação, realizando um sonho antigo de toda a comunidade escolar desta região”, explica o secretário da Educação (Seduc), Felipe Camarão.

“A requalificação do Cintra é uma iniciativa muito importante do governo Flávio Dino, do Governo do Maranhão porque valoriza o patrimônio histórico do nosso estado que estava há muitos anos sem passar por uma intervenção de valorização desse espaço público. Essa é a prova inequívoca da importância que o Governo do Estado dispensa à educação, respeitando e dignificando a educação”, conta o secretário da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Quadra Poliesportiva

Além da entrega da reforma das áreas do Cintra, a comunidade do Anil e adjacências também recebeu um novo equipamento de esporte e saúde com a reconstrução da quadra poliesportiva do bairro em substituição à antiga quadra que não tinha cobertura e estrutura adequada para a prática esportiva, estando desativada há anos. “A obra foi realizada em parceria com o Mateus Supermercado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. É mais um espaço de lazer e de prática de atividades esportivas para incentivar que mais pessoas, mais crianças, pratiquem esportes e tenham as atividades como alternativa de crescimento e valorização”, conta o secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim.

A gestora escolar do Cintra, Eva Alves de Moraes, conta que a reforma de uma escola tem o poder de incentivar alunos e toda a comunidade a se desenvolverem. “São mais de 5 mil alunos beneficiados com salas de aulas reformadas e quadra esportiva, tudo isso se soma na disciplina e incentiva os alunos a buscarem mais conhecimento. O aluno que faz esporte, é um aluno mais motivado e mais desenvolvido”, explicou.

Pró-funcionário

Os funcionários do Cintra também foram beneficiados com outra ação importante do Governo do Estado na tarde de sábado (6). É que com a assinatura da Medida Provisória (MP), feita pelo governador, ficou assegurada gratificação de estímulo profissional a técnicos administrativos do Cintra, atendendo uma reivindicação histórica do Sindicato da categoria.

“Essa assinatura representa uma grande vitória para nós do Pró-funcionário, não só do Cintra, mas de outras fundações também. É um momento de valorização de funcionários que há anos esperavam por esse reconhecimento. Agradecemos o governador Flávio Dino por ter atendido e melhorado nossa condição”, conta Augusta Dias, integrante do quadro técnico do Cintra.

Ela é um dos 48 servidores certificados pelo programa Pró-funcionário que não foram contemplados com a Lei 9.858 de 2013, do Estatuto do Educador, e passam a receber 30% de gratificação sobre os vencimentos com a assinatura da nova MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário