segunda-feira, 8 de maio de 2017

Prefeito Edvaldo Holanda reinaugura Casa da Agricultura Familiar



O prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (6) as obras de reforma da Escola Casa Familiar Rural (ECFR), localizada no bairro do Quebra Pote, zona rural de São Luís. A instituição integra a rede municipal de ensino e atende regularmente a 60 estudantes com conteúdos da grade curricular regular e também sobre técnicas de agricultura e criação de animais.
Durante a entrega da escola, o prefeito Edivaldo estava acompanhado do vice-prefeito, Julio Pinheiro; do secretário de Educação, Moacir Feitosa; e do Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; dos vereadores Osmar Filho, César Bombeiro, Edson Gaguinho, Fátima Araújo, Francisco Carvalho, Joãozinho Freitas, Paulo Victor e Pavão Filho. O evento contou ainda com as presenças da gerente de meio ambiente, segurança do trabalho e relações institucionais da Alumar, Dulcimar Soares; e do gerente da refinaria da Alumar, Carlos Eduardo Caheté de Melo.
É a primeira reforma realizada na ECFR desde a sua inauguração, em 2002. Na época, a escola foi construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Alcoa. A unidade adota a pedagogia da alternância, inspirada no modelo francês implantado desde 1937, segundo o qual o aluno permanece na escola durante uma semana, de segunda a sexta-feira, e no período subsequente permanece em sua residência, colocando em prática os conteúdos aprendidos na escola.
O prefeito Edivaldo destacou que a reinauguração da escola é parte de um amplo pacote de ações da Prefeitura de São Luís na zona rural, em que se incluem ainda a entrega de sementes para produtores da região e a reestruturação de cadeias produtivas locais – ações realizadas nas últimas semanas. "Esta reforma é uma demonstração do grande esforço da administração municipal neste período de grave crise. Com esta obra, resgatamos um projeto para a zona rural de São Luís, garantindo tanto o ensino regular quanto a qualificação dos estudantes em temas pertinentes à área em que residem. Este projeto, assim como as outras iniciativas que já desenvolvemos na região, contribui para o desenvolvimento desta região da nossa cidade", disse o prefeito Edivaldo.
Nos últimos dias, o prefeito Edivaldo realizou uma agenda intensa na zona rural, com entrega de insumos para produtores, equipamentos, máquinas e garantia de assistência técnica. As ações foram realizadas por meio de parceria com o Governo do Estado e com instituições ligadas ao setor.
"A educação é uma prioridade deste governo. Principalmente na zona rural o governo Edivaldo está realizando obras importantes como esta aqui na escola casa familiar rural", disse Julio Pinheiro.
REFORMA
A obra na Escola Casa Familiar Rural incluiu a recuperação de toda a estrutura física, da alvenaria, cozinha, banheiros, forro e divisórias da sala da diretoria. Também foi instalada uma segunda portaria para o atendimento à comunidade. Por meio de parceria com o Instituto Alcoa, foi construída a passarela de acesso ao ginásio poliesportivo da instituição.
"Além de alojamento, dividido em alas masculinas e femininas, os estudantes dispõem de cinco refeições diárias. Agora eles contam com um espaço com uma boa infraestrura, bem equipado e uma educação de qualidade", disse o secretário Moacir Feitosa.
A gestora da unidade, Sâmara Tanabe Viégas, enfatizou a importância da escola na fixação da população no campo, com perspectiva de inclusão social. "Oferecemos aos estudantes tantos os conteúdos da grade regular de ensino quanto temas voltados para agricultura e criação de pequenos animais. Ao concluir o seu período aqui na escola, eles podem investir em uma formação mais aprofundada nesse setor ou podem, com o que já aprenderam aqui, empreender na própria comunidade em que residem, e se desenvolver na sua própria região", disse a gestora.
O professor Alcedan Souza de Lima, responsável pelo desenvolvimento de projetos na escola, ressalta que além da formação, a capacitação técnica permite geração de renda pelos estudantes imediatamente ou ainda no período letivo. Atualmente Alcedan e alunos desenvolvem projetos de plantio de 1.500 árvores com objetivo de restauração de áreas degradadas e nascentes. O mais desafiador e.o projetode horta urbana. Que consiste na utilização de áreas antes ocupadas por lixões para fazer hortas comunitarioa. Pensamos em capacitar moradores de rua.
 APROVAÇÃO
A comunidade do Quebra-Pote e as lideranças presentes ao evento aprovaram os serviços realizados pela Prefeitura de São Luís na recuperação do local. "Estive presente na inauguração desta casa. Com o tempo, a obra foi deteriorando. O prefeito Edivaldo visitou o passado e o trouxe a escola para o futuro, fazendo esta reforma", disse o apóstolo Jesus Costa, líder da comunidade.
Dulcimar Soares, representando a Alumar, parceira da Prefeitura de São Luís na implantação da ECFR, destacou a importância do espaço para a região. "Nossa prioridade é a comunidade, principalmente da zona rural. Temos satisfação de saber que esta escola vai continuar a fazer a diferença para esta comunidade, pela qualificação que dá aos seus estudantes e também pelo caráter sustentável deste projeto", disse Dulcimar. O vereador Francisco Carvalho também destacou a importância da instituição. "Aqui se formam multiplicadores para aumentar, com qualidade técnica, a produção agrícola de São Luís", disse o vereador.
O estudante José Ribamar Silva Melo, 17 anos, morador do Parque Brasil, está no segundo ano da escola. Na semana que permanece em casa, está trabalhando em um projeto de piscicultura. Conta com a colaboração dos colegas para desenvolver o projeto. "Gosto muito da parte da prática. Mas sei que é importante o conhecimento teórico, e isso quem me proporciona é a Casa Familiar Rural", reconhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário