domingo, 2 de agosto de 2020

Colonoscopia, o exame que pode prevenir o câncer no intestino


(Ilustração: Lucas Kazakevicius/SAÚDE é Vital)


Como é feito o exame de colonoscopia?

O exame é realizado com um aparelho chamado colonoscópio, que é introduzido no ânus para visualização do cólon, parte central do intestino, reto e parte do intestino delgado. A colonoscopia é a principal forma de prevenção de câncer colorretal. Isso porque ela identifica pólipos, formações parecidas com verrugas na parede do intestino, que podem se tornar tumores malignos ao longo do tempo. Estima-se que um pólipo leve de 5 a 10 anos para se tornar maligno. Os pólipos de até 2 cm podem ser retirados durante o próprio exame. Para as formações maiores, é necessário marcar um segundo procedimento. Além de prevenir o câncer, a colonoscopia é capaz de diagnosticar alterações na anatomia do intestino, inflamação da parede do intestino e diverticulose, presença de divertículos que são reentrâncias no intestino.
Quando o exame é recomendado?
O exame é indicado para todos acima de 45 anos. Pessoas que tenham histórico familiar de câncer no intestino devem fazer depois dos 40 anos. O exame também é recomendado para pacientes que apresentem sintomas como dor abdominal, emagrecimento, cólica ou presença de tenesmo (sensação de peso no reto). O exame costuma ser feito depois dos 50 anos na maioria dos países. Pessoas que possuem parentes de primeiro ou segundo grau diagnosticadas com o câncer devem fazer o exame a depender da idade em que o tumor foi diagnosticado no parente. “São 10 anos antes. Se o pai descobriu o câncer com 45 anos, o filho deve fazer a colonoscopia com 35”, explica o endoscopista Rodrigo Rodrigues, do laboratório Fleury Medicina e Saúde.
O preparo para a colonoscopia e como ela é feita
Nas 48 horas que antecedem o teste, começa uma verdadeira faxina no intestino. O paciente adota uma dieta leve e toma remédios com efeito laxante. Um dia antes, as refeições se tornam mais restritas, sem alimentos gordurosos e proteínas animais, por exemplo. É fundamental pedir orientação para o preparo e segui-la estritamente.
Na hora do procedimento, o indivíduo é deitado confortavelmente de lado e sedado por um anestesiologista. Em seguida, o colonoscópio é introduzido pelo reto. 
Todo o processo é indolor e, se necessário, o médico injeta ar no intestino para melhorar as imagens. Em geral, dura de 20 a 40 minutos. 
Por causa da anestesia, a pessoa precisa estar acompanhada. Dirigir ou operar máquinas é terminantemente proibido depois da colonoscopia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário