quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Correção da tabela do Imposto de Renda pode ser votada este ano


(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Em reunião de líderes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que pode colocar em pauta, ainda este ano, a votação do projeto que corrige a tabela do Imposto de Renda (IR) como deseja Lula. O presidente eleito quer zerar o imposto de renda de quem ganha até R$ 5 mil. O valor não é atualizado desde 2015.

“Vamos ter que fazer uma política tributária progressiva, em que quem ganha mais paga mais. Por isso que estamos propondo que até R$ 5 mil reais não pague Imposto de Renda. No Brasil, quem ganha seis salários mínimos é considerado rico, está entre os 10% mais ricos. Não é possível. 68% da arrecadação do Imposto de Renda vem dessa gente que ganha pouco. Quem tem lucro e vive de dividendos não paga. Vamos mudar essa história”, propôs Lula na campanha.


O deputado Danilo Forte (União-CE), que esteve na reunião com Lira, é autor de projeto que prevê a correção da faixa de isenção para quatro salários mínimos, mas trata só desse assunto.

“Nosso projeto aumentando a faixa de isenção do Imposto de Renda para quatro salários mínimos pode ser votado ainda este ano. Tenho certeza de que a medida tem apoio de ampla maioria dos colegas parlamentares e também da sociedade”, escreveu o parlamentar no Twitter.

De acordo com o Estadão, há consenso na equipe de Lula de que não haverá espaço para a correção da tabela sem acabar com a isenção de impostos sobre lucros e dividendos de acionistas das empresas.

Contudo, a reportagem do jornal paulista apurou que o debate no PT não está maduro para ter uma posição ainda este ano. O temor maior no partido é de o Congresso aprovar um projeto muito ruim e deixar para Bolsonaro sancioná-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário