segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Prefeitura garante avanços na educação e a SEMED lança cursos p/ educação especial


A Prefeitura de São Luís apresentou o balanço do conjunto de investimentos realizados na área da Educação, alusivas ao início do ano letivo de 2014. A série de ações dos últimos dias incluiu a garantia de 25 mil vagas nas escolas da rede, a entrega de 15 mil livros didáticos para a Educação Infantil e mais de 200 mil para o Ensino Fundamental, além do lançamento da pedra fundamental da primeira unidade do maior programa de creches existente hoje no país. As atividades refletem a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em assegurar melhorias significativas que terão como principal efeito um maior rendimento dos educandos.
“Iniciamos o nosso segundo ano de gestão implementando avanços na Educação, que teve o ano letivo de 2012 comprometido e 2013 seriamente ameaçado. Instituímos as primeiras escolas em tempo integral, garantimos valorização dos professores com reajuste salarial, titulações e progressões. Começamos a implantar o maior  programa de construção de creches de nossa cidade. Construímos as bases para obter resultados ainda melhores este ano”, lembrou Edivaldo Holanda Júnior.
No dia 7 de fevereiro, o prefeito Edivaldo empossou os primeiros convocados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores. O seletivo ofereceu 650 vagas, distribuídas entre 13 modalidades e disciplinas: Artes, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música, Português e Teatro, além das salas de recurso, votadas para o trabalho em Educação Especial. A distribuição das vagas foi feita por núcleos, o que possibilitou ao professor, no ato da inscrição, escolher a área geográfica da cidade em que preferiria trabalhar.
Os docentes ajudarão a solucionar um déficit de professores já histórico nas escolas da rede municipal, atendendo aos mais de 90 mil estudantes hoje regularmente matriculados. O processo de matrícula representou outra novidade: foi gerido de maneira informatizada. Isso garantiu, além de celeridade no atendimento, a coleta fidedigna das informações sobre o estudante, o que facilita o censo escolar e subsidia a Prefeitura de São Luís na solicitação de recursos junto ao governo federal.
“Seguimos firmes na determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que é a de garantir todas as crianças na escola. E mais: garantir que esse processo educativo aconteça de forma correta, lúdica e com dignidade, preparando nossos meninos e meninas para o exercício pleno da sua cidadania”, afirmou o titular da pasta de Educação, Geraldo Castro.
LIVROS DIDÁTICOS PARA TODOS
No dia 10 de fevereiro, quando iniciaram as aulas nas escolas da rede, a Prefeitura de São Luís oficializou a entrega de 15 mil livros didáticos para a Educação Infantil. Era a primeira vez, em cinco anos, que as crianças dessa faixa etária voltaram a contar com esse recurso pedagógico. Com um diferencial: o livro não será devolvido ao final do ano letivo, permanecendo com as crianças como uma recordação do que foi estudado no período.
“O livro foi escolhido em um cuidadoso processo que reuniu gestores, coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil e a equipe técnica da Semed. São atividades lúdicas que despertarão o interesse das crianças para o hábito da leitura, ampliando e valorizando os conhecimentos que já trabalhamos rotineiramente com as nossas crianças”, disse a superintendente da área de Educação Infantil, Josie Descovi.
O Ensino Fundamental também foi contemplado com a distribuição de material didático. Mais de 200 mil livros foram entregues a estudantes de escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de São Luís e o primeiro dia ano letivo já foi iniciado com essa ferramenta pedagógica em uso. No total, serão distribuídos mais de 320 mil exemplares aos alunos.
O transporte escolar de qualidade de qualidade também já estava garantido aos estudantes da rede municipal de ensino desde o primeiro dia de aula. No dia 17 de janeiro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou 44 ônibus equipados com climatizadores e cintos de segurança em todos os assentos. Com essa ação, a Prefeitura de São Luís garantiu a cobertura de todas as rotas do transporte escolar da zona rural, e o traslado dos alunos entre as suas residências e a escola de maneira confortável e segura. Outros 22 veículos serão entregues ainda este ano, com recursos viabilizados junto ao governo federal.
Cumprindo promessa de campanha eleitoral, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior também deu início na última semana ao maior programa de construção de creches já realizado em São Luís em parceria com o governo federal. A pedra fundamental da primeira de uma série de 25 creches, 12 das quais com recursos já assegurados, foi lançada no dia 8 de fevereiro, sábado, na Cidade Operária. O prazo de conclusão da obra é de oito meses. Depois de pronta, a unidade atenderá a 120 crianças por turno.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
 
Dentro desse avanço na educação, a SEMED, através da superintendência da Área de Educação Especial abre inscrição para os cursos de Libras, Braille e Educação Especial em Contexto, na própria Secretária. Os cursos serão oferecidos em turnos com exceção Libras, nos horários das 08:30 ás 11:30 e das 14:00 ás 17:00 horas, o período das inscrições será entre 17 a 28 de fevereiro de 2014 com início das aulas na segunda semana do mês de março.
Serão oferecidas 410 vagas, sendo Libras 60, Braille 50 e Educação Especial em Contexto 300. nos informou a Superintendente Dalvina Ayres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário