O Senado Verifica: Fato ou Fake? está de cara nova. Para comemorar os cinco anos do serviço, a Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) lançou, nesta quarta-feira (24), o novo site com interface mais moderna e conteúdos inéditos.
Desde sua criação, em 2020, o Senado Verifica consolidou-se como um canal de referência na checagem de informações relacionadas ao Senado Federal. Já realizou mais de 2,5 mil atendimentos diretos a cidadãos por e-mail, WhatsApp e pela Ouvidoria, e suas matérias de verificação ultrapassaram a marca de 2 milhões de visualizações.
Nova fase
A diretora da Secom, Luciana Rodrigues, explica que o serviço avança agora para um papel mais proativo.
- Inicialmente, nossa atuação foi muito focada em responder às notícias falsas, checando e desmentindo em caso de fake news. Agora, estamos avançando para um papel mais estratégico e proativo. Entendemos que, para garantir a integridade do debate público democrático, é preciso prevenir e educar. O objetivo é fornecer informações para que o próprio cidadão possa identificar e reagir à desinformação.
Lançar a nova plataforma um ano antes das eleições gerais de 2026 é igualmente relevante para o enfrentamento da desinformação, explica a gestora do Núcleo de Assessoria de Imprensa do Senado, Ester Monteiro.
- Esse período é crucial para que o serviço se estabeleça e amadureça como uma fonte de referência antes da intensificação do ciclo de desinformação eleitoral. Cada cidadão informado e consciente é um pilar a mais na proteção da nossa democracia. Combater a desinformação é uma responsabilidade de todos nós.
A nova fase do Senado Verifica reforça o compromisso institucional do Senado com o combate à desinformação. Para ampliar as ações, a Secom conta com a parceria da Consultoria Legislativa (Conleg), do Instituto DataSenado, da Biblioteca do Senado e da Secretaria-Geral da Mesa, além da Ouvidoria do Senado, que atua com o serviço desde a criação.
Inovações
Foram necessários três meses de dedicação e uma equipe multidisciplinar de tecnologia da informação, ligada à Secretaria de Engenharia da Secom, para a reestruturação visual e de sistema do Senado Verifica. A interface ficou semelhante à de uma agência de notícias, com possibilidade de hierarquização do conteúdo conforme a relevância do assunto para o cidadão.
O desenvolvedor Rony Vasconcelos conta que novos recursos foram implementados para facilitar a vida do usuário e de quem alimenta o site. As inovações implementadas posteriormente serão replicadas em outros produtos da Secom.
Cores do combate
A nova interface do site tem design mais moderno e intuitivo. O padrão de cores mudou para facilitar o acesso do internauta e para ficar mais alinhado à identidade visual do Senado, como explica Luiz Henrique Machado, designer da Coordenação de Tecnologia da Informação (CoTI), responsável pela mudança.
Os selos utilizados para a classificação das checagens [Fato, Fake, Impreciso] ganhou novo padrão, que traz a cúpula da Casa. As cores dos selos foram adotadas nos títulos e retrancas para ajudar a identificação intuitiva do material publicado.
A cor azul, predominante na identidade do Senado, foi adotada no selo que confere veracidade às informações checadas. A marrom, que transmite seriedade sem agressividade e mais neutralidade, identifica a informação imprecisa. A cor vermelha, simbolizando urgência, correção e a força de uma advertência, foi mantida no selo que indica fake news.
A página de Combate à desinformação, que publica matérias educativas e reúne conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação do Senado e por outros setores da Casa, tem o preto como referência. Uma cor que transmite sobriedade e autoridade, características do trabalho para reduzir o impacto nocivo da desinformação sobre a sociedade e suas instituições.
Outras novidades:
Podcast "Senado Verifica": Acompanhe o quadro "Conheça a fonte, confirme se é fato" em formato de podcast, com episódios semanais, no programa Conexão Senado da Rádio Senado.
Base de conhecimento do Senado: Acesse pesquisas de opinião do DataSenado e uma bibliografia atualizada sobre o tema, selecionada pela Biblioteca do Senado.
Acesso à legislação: Encontre facilmente todos os projetos de lei sobre combate a fake news, regulação de redes sociais, golpes digitais, inteligência artificial e letramento digital que tramitam no Senado.
Repositório institucional: Um espaço único que reúne e organiza todas as ações do Senado no combate à desinformação, garantindo transparência.
Conheça o novo site: senado.leg.br/verifica
COMO FUNCIONA
O Senado Verifica checa conteúdos em texto, áudio, vídeo, imagem e links relacionados ao Senado Federal. Qualquer pessoa pode pedir uma verificação, desde que se identifique conforme a Política de Uso.
WhatsApp: +55 61 98190-0601
E-mail: senadoverifica@senado.leg.br
Ouvidoria: 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular)
Formulário: acesse aqui
Fonte: Senado Verifica
Nenhum comentário:
Postar um comentário