segunda-feira, 2 de abril de 2012

Justiça determina interdição matadouro municipal de Vitorino Freire.



Diante de várias denúncias feitas pela Rede de Defesa dos Direitos da Cidadania de Vitorino Freire, o Poder Judiciário determinou a interdição do matadouro municipal Vitorino Freire. Desde o ano de 2009 o movimento organizado da cidade de Vitorino Freire, vem realizando um trabalho de organização popular em defesa dos direitos da população. Dentre estas ações destaca-se a questão das péssimas condições em que se encontra o matadouro publico municipal.

Ainda no ano de 2009, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizou vistoria no matadouro publico a requerimento do Ministério Publico Estadual.

No relatório da referida vistoria, constatou-se que o matadouro não estava dentro das normas higiênicas estabelecidas por lei.

Dentre as várias irregularidades, cita-se: 
1) estrutura física inadequada; 
2) falta de aparelhos para o abate dos animais; 
3) falta de capacitação técnica e sanitária; 
4) adoção de medidas de higiene pessoal e dos instrumentos de proteção, regras necessárias para que a população possa consumir um produto de boa qualidade.

Mesmo sabendo de tudo isso, o poder público municipal nunca solucionou esta grave violação de direito, expondo toda a população a contrair doenças, já que a presença de urubus, ratos, baratas e outros insetos é constante no matadouro.

Com essa medida a população através dos movimentos populares da cidade de Vitorino Feire, espera que o poder municipal solucione imediatamente este problema de saúde pública que prejudica ha muito tempo a maioria da população.

Fonte: Boletim da Rede de Defesa dos Direitos da Cidadania de Vitorino Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário