sábado, 22 de dezembro de 2012

Saúde da Mulher: Corrimento marrom escuro o que é?


O corrimento marrom escuro é um problema de muitas mulheres e pode ser provocado por diversas causas, incluindo hábitos da rotina.

O corrimento  como popularmente é chamado a secreção vaginal, é um problema que ataca muitas mulheres. E, como a ocorrência pode ser determinada por causas variadas, a primeira e principal recomendação é a consulta ao ginecologista.  De acordo com os especialistas é preciso avaliar o uso de medicamentos anticoncepcionais, as relações íntimas, hábitos da rotina da mulher e o período do ciclo menstrual

Corrimento marrom escuro causas

Mulher com dúvidaQuando a mulher está ovulando, por exemplo, há grandes chances de ocorrer uma secreção clara e sem odor não relacionada a nenhuma doença. A região íntima produz um conteúdo ácido e inodoro para proteger-se de infecções e essa secreção conhecida como “clara de ovo” ou “corrimento normal” é a maior produção desse material para facilitar a fecundação.
A menopausa também pode ser um efeito desencadeador do corrimento marrom escuro, uma vez que a falta de hormônio do período pode ressecar a mucosa e irritar a área genital, inclusive causando coceira. O uso de sabonetes, lubrificantes ou protetores diários também podem ressecar a mucosa provocando o corrimento marrom escuro.
Entretanto é preciso ficar atento quanto o corrimento marrom escuro com cheiro desagradável, colorações fortes, ou que provoque coceira e ardência.  Infecções frequentes como a vaginose, a candidíase e a triconomíase pode manifestar tais sintomas, mas é preciso ter o diagnóstico preciso consultando um especialista para a realização de exames.

Corrimento marrom escuro na gravidez

GestanteA ocorrência da secreção vaginal marrom escura em mulheres grávidas, principalmente depois da 6ª semana de gestação, é uma reclamação bastante comum. É preciso que a gestante esteja atenta às manifestações do corpo e procure um médico assim que notar o corrimento ou qualquer outra secreção. As alterações hormonais normalmente podem gerar uma espécie de corrimento branco e sem cheiro. Qualquer outra manifestação de cor, odor, ardência ou coceira pode ser um sinal de alerta.
Caso o corrimento marrom escuro na gravidez seja relacionado a alguma infecção ou perda sanguínea deve ser tratado imediatamente, sob o risco de complicações como parto prematuro, ruptura da bolsa ou infecção pós parto.

Como evitar o corrimento marrom escuro

A regra de ouro na prevenção de corrimentos e outras manifestações é o uso correto do preservativo e a consulta periódica ao profissional. Estar atenta às manifestações do organismo é essencial para a mulher que se valoriza! Nosso organismo nos dá sinais quando alguma coisa pode não andar bem.
roupa intimaCuidados diários como trocar o uso de sabonetes (principalmente aqueles com creme hidratante, antibactericidas e antifúngicos) pelo uso de sabonete íntimo  indicado pelo seu ginecologista também ajudam na prevenção. Roupas íntimas devem ser leves, de algodão e não apertadas. Por falar em roupas íntimas, evite usar amaciantes ou água sanitária: o ideal é lavar a lingerie com água de coco e sabão neutro. O uso contínuo de protetores diários também não é recomendado, assim como as lavagens internas (conhecidas  como duchas vaginais), pois podem tirar a proteção natural da mucosa.
Se suspeitar de algum problema, nunca tome um medicamento sem o acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário