terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A desumana condição dos prisioneiros do Sudão do Sul



As fotografias que estampam este post foram feitas no mês de outubro de 2012 por Tony Karumba para a agência AP. Nelas podemos ver as condições sub-humanas que estas pessoas passam suas vidas (ou o que resta dela). Trata-se do corredor da morte, um depósito de pessoas onde 100 presos esperam a execução. Muitos deles morrerão de inanição ou pelas terríveis condições antes mesmo que suas penas sejam cumpridas.

prisao no sudao do sul fome
prisao no sudao do sul perna
Em junho, o Human Rights Watch publicou uma denúncia afirmando que o governo do Sudão do Sul prendia pessoas arbitrariamente, muitas vezes sem nenhuma acusação formal e frequentemente impossibilitadas de terem contato com um advogado. Existem casos de prisioneiros que esperam julgamento há mais de 5 anos.
prisao no sudao do sul cartas
prisao no sudao do sul comida
prisao no sudao do sul pratos
prisao no sudao do sul prisioneiro
O Sudão do Sul entrou para a ONU em julho de 2011, mesmo mês em que se tornou um país independente. Certamente os inúmeros problemas legais enfrentados pelo país deveriam ser reportados à entidade internacional, mas como problemas em um jovem e pequeno país esquecido na África não interessam o resto do mundo, não existe uma solução visível a curto prazo para esta terrível situação.
prisao no sudao do sul cela
prisao no sudao do sul grupo
SUDÁN DEL SUR PRESOS
prisao no sudao do sul sanitario
Nosso país possui problemas graves em seu sistema carcerário mas devo dizer que as imagens desta prisão na África me fez pensar em como as coisas podem ser piores. Não que nós podemos sentar e achar que tudo está bem porque em outro lugar está pior, mas faz pensar no quanto somos felizardos em nosso país.
prisao no sudao do sul leito
prisao no sudao do sul higiene
prisao no sudao do sul igreja
prisao no sudao do sul acorrentado
prisao no sudao do sul deitado
prisao no sudao do sul doente
prisao no sudao do sul soldado
Esta reflexão me fez lembrar um episódio do podcast Café Brasil, onde o apresentador Luciano Pires discute os problemas de nosso país quando comparados ao de outras partes do mundo. É um programa divertido e que identifiquei imediatamente ao ver as fotografias acima. Eu recomendo e se você quiser conhecer clique aqui.

Um comentário: