domingo, 28 de abril de 2013

Governo Federal oferece curso de inglês grátis para universitários



Estão abertas inscrições para o My English Online (MEO), curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). O curso, uma iniciativa do Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é destinado a alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. O curso foi formulado para contribuir com a formação em língua inglesa de possíveis candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), além de preparar os estudantes para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior. Entretanto, o MEO também está aberto a todos os estudantes, regularmente matriculados, independentemente do seu perfil para o CsF.

O My English Online é um curso que é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, sem mediação de professor/tutor, que propõe atividades totalmente interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. Pelo sistema, o usuário tem acesso a livros interativos, leituras, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado, contendo cada um três partes de atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. As etapas de aprendizado são: Nível 1 — Iniciantecom instruções em Português e componentes bilíngues; Nível 2 — Básico; Nível 3 — Pré-Intermediário; Nível 4 — Intermediário; e Nível 5 — Avançado, preparatório para exames TOEFL, FCE ou CAE. A falta de acesso ao sistema por mais de 15 dias implica perda de acesso ao ambiente de forma irreversível.

Para cursar o My English Online é necessário que o interessado esteja regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação ou pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES. No ato da inscrição o aluno fará um teste de nivelamento para saber em qual nível será classificado. O teste dura em torno de 1 hora e não pode ser salvo para ser finalizado posteriormente. Sem o teste, o curso não será aberto. A cada dois meses, o estudante deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo e será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.


Fonte: Site da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário