terça-feira, 28 de maio de 2013

Congresso da CTB-MA elege nova direção



“Exitoso e um marco na consolidação da CTB no estado”. Foi assim que o professor Júlio Guterres avaliou o 1º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB) no Maranhão realizado sábado (dia 25), na Associação Comercial. Guterres foi reeleito para conduzir a Central nos próximos quatro anos.

Com a participação de 115 delegados de 26 de sindicatos, a CTB-Maranhão discutiu as conjunturas políticas internacional, nacional e estadual, fez um balanço da trajetória da Central no estado nos últimos quatro anos, aprovou seu Plano de Luta, escolheu os delegados maranhenses ao congresso nacional e elegeu a nova direção estadual.

Ao final, um ato político com a presença do desembargador do Trabalho, Alcebíades Dantas, do superintendente regional do Trabalho e Emprego, Julião Amin, do presidente do Federação Estadual dos Servidores Públicos, Aníbal Lins, do secretário de Organização do PCdoB-MA, Gerson Pinheiro, e do representante da CTB-Nacional, Rogério Nunes, deu o tom de amplitude do evento.

Conjunturas e balanço

A situação política internacional e nacional foi apresentada pelo secretário de Políticas Sociais da CTB nacional, Rogério Nunes, que destacou a necessidade do protagonismo dos trabalhadores para que se alcance um patamar avançado de desenvolvimento social e se avance rumo ao socialismo.

A conjuntura estadual foi dissecada pelo presidente estadual da CTB, Júlio Guterres, que demonstrou a necessidade do Maranhão seguir um novo rumo político, diferente do capitaneado pelo grupo do senador José Sarney. “É necessário a construção de um projeto alternativo de desenvolvimento para o Maranhão que seja sustentável e valorize o trabalho”, frisou Guterres. Esse caminho passa pela candidatura, em 2014, de Flávio Dino (PCdoB) a governador, que deve aprofundar os laços com os movimentos sociais, evitando-se erros do passado recente.

Em seguida, foi a vez do balanço da CTB nos últimos quatro anos no estado, considerado positivo por todos. Nesse período, a Central participou do Grito da Terra e da luta pela Reforma Agrária, das denúncias dos acidentes e doenças do trabalho, das campanhas unificadas pela jornada de 40 horas semanais, da luta pela devolução do Hospital Carlos Macieira aos servidores públicos estaduais e das comemorações do 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores – e do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, de eleições sindicais de importantes sindicatos e da Fetaema (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado) entre outros.

O debate dos participantes foi rico em contribuições. Quase todos os delegados e delegadas fizeram questão de se pronunciar durante horas. Muitos se manifestaram sobre as expectativas de mudanças políticas e econômicas do Maranhão, como o presidente da Federação dos Pescadores, Fernando Furtado.
A professora Hilde Rocha, diretora de Aposentados da CTB-Nacional, destacou a presença da Central da luta das mulheres maranhenses, mas fez ressalvas. “Precisamos aprofundar muito mais a inserção da CTB entre as mulheres; ficamos devendo o cumprimento da cota específica neste primeiro congresso. No próximo, tenho certeza, que alcançaremos”, concluiu Hilde.

Diretoria eleita

Escolhida em chapa única, a direção eleita da CTB-Maranhão mescla lideranças que já compunham a anterior e outras, em processo de renovação. À presidência foi reconduzido o professor Júlio Guterres, que é diretor de Comunicação do Sinproesemma. Como vice-presidente foi eleito Joel Nascimento, do Sindicato dos Metalúrgicos. Para a secretaria-geral foi escolhida Socorro Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cedral. Para a secretaria de Finanças foi eleita a professora Hilde Rocha e para a de Formação, a professora Antônia Benedita.

Força no estado

A CTB tem entre seus filiados entidades como Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Maranhão), Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), Sindicato dos Vigilantes (Sindvig-MA), Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinterp) e STTR de Zé Doca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário