sábado, 4 de maio de 2013

Futebol “Arte”


A regra é clara! Futebol é negócio.  Jogadores que desfilam com seus luxuosos automóveis, jatinhos, esbanjando dinheiro, sabem bem o que é isso. Empresários que a cada transação multiplicam seu patrimônio. 

Televisão que aumenta sua receita,  vendendo a transmissão dos jogos paras as empresas que querem seu nome estampado na telinha. Clubes que arrecadam milhões com venda de espaço no uniforme, de ingresso para os jogos, sem contar as camisetas, canecas, os chaveiros e uma infinidade de produtos com o escudo do time do coração das pessoas que são apaixonadas e sustentam todos os envolvidos nesse esporte.

Foi-se o tempo em que os jogadores ficavam em um clube por amor. Hoje isso só existe na várzea, a verdadeira alegria em jogar futebol, hoje só se encontra nas peladas de fim de semana entre os amigos. Preste atenção nas entrevistas de qualquer jogador.  Qualquer um, em algum momento vai dizer:  “Sou um profissional!” O que é ser um profissional? É trabalhar em um lugar, da melhor forma, beneficiando a empresa e a si próprio, para ser valorizado e consequentemente, trabalhar em lugares ainda maiores, recebendo um salário ainda maior. O amor ao clube? Se existir, ficará de lado. O amor à torcida? É substituído pelo amor aos torcedores do novo clube.

A verdade é que somente nós, torcedores, somos realmente apaixonados pelo futebol. Nós é que pagamos, e caro, para prestigiar esse evento, sem pedir nada em troca, apenas pela alegria momentânea de gritar Gol!! Ou É Campeão!! Para todos os outros envolvidos no futebol, tudo não passa de negócio, vitrine e fama.

Enquanto isso, profissionais que realmente precisam ser valorizados pela sociedade, por exemplo, médicos, professores, vivem de um salário do governo que mais parece esmola. Mas o que podem fazer? Não tiveram sorte, afinal, escolheram profissões desvalorizadas na sociedade, profissões que salvam vidas, que oferecem crescimento educacional aos cidadãos. Deveriam ter escolhido uma profissão que apenas divertisse o povo por 90 minutos.  Deveriam ser apenas, jogadores de futebol. 

W. Luís Santos
(Colaborador A.I.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário