quarta-feira, 22 de junho de 2022

Aprovado projeto que cria o Dia Estadual do Poeta de Cordel


Foto: Colégio Mirassol
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 511/2021, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui, no Calendário de Eventos do Maranhão, o 'Dia Estadual do Poeta de Cordel', a ser comemorado sempre no dia 22 de março.

De acordo com o projeto, a data tem como objetivo buscar reconhecer, valorizar e estimular a literatura de cordel no Maranhão, além de homenagear um dos grandes cordelistas maranhenses, o artista popular Jeremias Pereira da Silva, mais conhecido como Gerô.

Na justificativa do PL, o deputado Zé Inácio afirma que, no Brasil, o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como "folhas soltas", mas foi com um poeta nascido em Pombal que ele ganhou celebridade.

Segundo o parlamentar, foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comercializar, no final do século XIX, o folheto na forma atual. Por isso, ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel.

Zé Inácio diz, ainda, que resolveu propor a criação do Dia Estadual do Poeta de Cordel no Maranhão devido à importância dessa manifestação literária do interior do Nordeste brasileiro, que se apresenta, há algumas décadas, não apenas como um elemento da cultura nordestina, mas como um propagador das tradições dessa região.

“Além disso, a data proposta para comemorar o Dia Estadual do Poeta de Cordel – 22 de março – é carregada de muito simbolismo e representatividade, pois homenageia o compositor, cordelista e cantor Jeremias Pereira da Silva, artista popular maranhense mais conhecido como Gerô”, enfatiza o deputado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário