quarta-feira, 8 de junho de 2022

IFMA Maracanã e SEMCAS iniciam cursos para 480 mulheres em situação de vulnerabilidade social


Aula de produção de hambúrguer artesanal

Dona Cândida Frazão chegou ao Campus Maracanã no ônibus da instituição, que também transportou outras 40 mulheres. Ela botou uma touca na cabeça e entrou no laboratório onde aprenderia a fazer hambúrguer artesanal. Era o primeiro dia de aula no curso de “Operadora de processo de produção de carnes e derivados”, percebido pela nova aluna como uma chance de estar mais preparada para o mundo do trabalho. Assim como ela, mulheres em situação de vulnerabilidade social de oito bairros da capital maranhense estão fazendo cursos pelo IFMA – Campus Maracanã, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). As atividades iniciaram no dia 30 de maio.

“A gente precisa se qualificar para buscar uma vaga de trabalho. Para nós mulheres, é importante nos capacitarmos. Um curso como esse é bom para trabalhar nas empresas ou até mesmo na casa da gente. Esse curso vai ser de grande ajuda”, disse, esperançosa, a aluna Cândida, que assistiu à aula ministrada pela professora Josilene Serra e pela chef Reymi Miazi.

Essa formação faz parte do programa Novos Caminhos, que tem uma linha especial chamada “Mulheres para o mundo do trabalho”. Somente em São Luís, o Campus Maracanã matriculou 480 estudantes, oriundas das 14 áreas de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Um dos pré-requisitos era que elas estivessem inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

São oito cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Agente comunitária de saúde”, na Liberdade; “Preparadora de doces e conservas”, no Coroadinho; “Balconista de farmácia”, no Bairro de Fátima; “Cuidadora de idosos”, no São Raimundo; “Produtora de derivados de leite”, no Anil; “Agente comunitária de resíduos sólidos”, no Itaqui-Bacanga (Casa Brasil); “Beneficiadora de produtos extrativistas”, na Vila Esperança; e “Operadora de processos de produção de carnes e derivados”, na Mata da Itapera.

Os cursos estão sendo coordenados pelo servidor Reinaldo Mendes de Matos, que destacou o alcance desse programa. “Atingimos o número máximo de matrículas. Para elas, isso significa novas oportunidades, porque serão capacitadas para que possam utilizar esse conhecimento numa profissão que elas venham a abraçar”, comentou.
Aluna Cândida Frazão ao lado do pró-reitor de extensão, Carlos Alexandre; do diretor geral Jeovani Machado;
da professora Josilene Serra; e da secretária Ana Carla


Parceria

Para viabilizar a oferta dos cursos, o IFMA – Campus Maracanã fez uma pactuação com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), de São Luís. “Os cursos são voltados a mulheres em situação de vulnerabilidades social e quem tem esse público cadastrado são os CRAS dos municípios. Isso possibilitou que pudéssemos chegar a diferentes áreas geográficas de São Luís, com o intuito de fortalecer o empreendedorismo e a empregabilidade dessas mulheres”, afirmou o diretor geral do campus, Jeovani Machado Rodrigues.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Ana Carla Furtado, acredita que essa parceria com o IFMA Maracanã terá impacto positivo na vida das alunas. “Essa oportunidade é voltada para mulheres que foram atingidas em grande massa pela pandemia. Esse processo de formação é único, porque possibilita a o ingresso ou reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou.

O pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo, acompanhou o primeiro dia de atividades e também manifestou seu otimismo com os resultados dessa cooperação. “Temos uma forma de ingresso na instituição com os cursos regulares, mas fazemos ainda ações de extensão, trabalhando diretamente com as comunidades em cursos de curta duração. São formações rápidas que nós ofertamos, para que as pessoas possam acessar o mercado de trabalho e para que elas possam empreender”, disse.

Além do convênio com a Prefeitura de São Luís, também foram pactuados os municípios de Raposa, Bequimão, Cururupu, Santa Luzia do Paruá e Tutóia. No total, foram abertas 760 vagas, exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As alunas receberão uma bolsa, ao final do curso, com valor de R$ 2,00 por hora de aula. Quem fizer um curso com carga horária de 160h, por exemplo, receberá R$ 320,00, caso sua frequência seja de 100%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário