sábado, 8 de junho de 2013

EUA acessam dados do Facebook e Google


Por Altamiro Borges


O jornal britânico The Guardian publicou nesta quinta-feira que a agência de segurança nacional dos EUA (NSA) tem bisbilhotado os dados do Facebook e Google, entre outros sites. Segundo a grave denúncia, o acesso às informações confidenciais faz parte de um programa batizado de PRISM, no qual os oficiais do governo ianque coletam dados como histórico de navegação, conteúdo de e-mail, transferência de arquivos, histórico de chats e outros documentos virtuais dos usuários desses sites.




Segundo a reportagem, a primeira empresa a ter os dados revistados foi a Microsoft, em 2007. Em 2008, o Yahoo passou a ser investigado; em 2009 foi a vez de Google e Facebook; no ano seguinte o YouTube; e em 2011 o Skype e a AOL. Por fim, em 2012, a Apple entrou no programa de vigilância do governo dos EUA. O Guardim garante ainda que o programa de espionagem continua em expansão.


A denúncia é das mais graves porque quebra a privacidade na internet. Ela evidencia que os EUA vivem um estado policial. Na semana passada, o mesmo jornal britânico revelou que o governo ianque, amparado em uma ordem judicial secreta, recolhe diariamente registros de ligações telefônicas de milhões de cidadãos. O Guardian teve acesso a uma cópia dessa disposição judicial emitida em abril passado na qual a NSA exige da operadora Verizon que entregue "diariamente" informações dos seus clientes, tanto internas como para outros países. E ainda tem gente na mídia colonizada que acha que os EUA são a pátria da democracia.

Fonte: Blog do Miro

Nenhum comentário:

Postar um comentário