terça-feira, 11 de setembro de 2012

GPS em ônibus coletivo já funciona em várias cidades


GPS, proposta viável com pé no chão.

Na tentativa de aliviar com as críticas sobre a propaganda de marketing eleitoral da candidatura a reeleição de João Castelo sobre o VLT, tucanos ou contratados ou puxa-sacos de plantão estão questionando a implantação do projeto do GPS no sistema de transporte  aqui em São Luís, lançado pelo candidato Edvaldo Holanda Júnior na sua propaganda.

Em Goiânia, São Paulo, Mauá, Jundiaí e Bel Horizonte, já funciona:

O serviço de transporte urbano com horário marcado. Em vez de esperarem pelo ônibus no ponto, ansiosos para saber se ele vai demorar muito os passageiros de Goiânia fazem a consulta antes mesmo de sair de casa ou do trabalho. Para saber a hora exata de quando o veículo passará em qualquer parada, basta enviar um SMS gratuito para receber a resposta pelo celular. Ou, então, ligar para um telefone 0800, consultar um dos totens espalhados em terminais do transporte ou até a internet.

Veja este vídeo sobre a implantação do GPS em ônibus em Belo Horizonte:



Em São Paulo, no mês de agosto, os equipamentos de GPS foram instalados em 140 ônibus que ligam a Capital Paulista e Grande São Paulo ao litoral sul e que saem de São Paulo com destino a Sorocaba, no interior do Estado. Os equipamentos vão fornecer em tempo real para a central de monitoramento informações como localização dos veículos, velocidade e dados operacionais, que inclusive vão facilitar a tomada de ações da empresa em situações que exigem intervenções rápidas, como em acidentes e congestionamentos. O sistema vai também coletar e enviar informações sobre as linhas o que pode melhorar o planejamento de roteiros e horários de acordo com o tráfego.

Todos os ônibus de Mauá possuem equipamento de GPS e as empresas em suas páginas na internet informam em tempo real os horários e a posição dos ônibus de todas as linhas, o que possibilita que o passageiro planeje melhor sua viagem. Além disso, o sistema possibilita maior fiscalização por parte da Prefeitura.

A Secretaria de Transportes de Jundiaí (SP) e empresas concessionárias do transporte coletivo local instalaram desde 2010 equipamentos de GPS em toda a frota que servem o Sistema Integrado de Transporte Urbano (Situ) da cidade. 

Vejamos que já existem várias cidades no país com esse sistema de uso de GPS em ônibus e é real e funciona para facilitar a vida das pessoas. A proposta do candidato Edvaldo Holanda Júnior é viável e importante

VLT proposta viável, porém puro marketing eleitoral
O VLT também e muito importante e funciona em várias cidades, melhora a mobilidade urbana da cidade, porém a sua idéia hoje é puro marketing eleitoral, usado para ludibriar a população que vota e está fora da realidade das dificuldades técnicas e não vai acontecer agora, apenas um stand de apresentação na Praia Grande.

Até agora assessores da prefeitura e marqueteiros da candidatura tucana não explicaram ao eleitorado e nem aos seus contratados, sobre a licitação, projeto de viabilidade, impacto ambiental, valor da obra e outras informações técnicas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário