segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vírus Ebola reivindica mais vidas devido a práticas tradicionais



O vírus Ebola mortal está se espalhando rapidamente por todo o leste do Congo e ceifou a vida de mais 15 pessoas. Práticas tradicionais e a falta de educação estão a contribuir para a epidemia.

De acordo com funcionários da região, o vírus se espalhou para outro centro depois que uma mulher foi contaminada durante o funeral de uma vítima da doença.

Agora que as autoridades congolesas estão  avisando que cadáveres tem a maior incidência para a doença. Lavar roupa e exibindo corpos mortos, que é uma tradição generalizada em África, pode espalhar a febre hemorrágica incurável.

"A senhora participou de um funeral e foi contaminado", o Dr. Jacques Gumbaluka disse à Associated Press. "Um segundo centro de quarentena foi aberto em Viadana para isolar pessoas que podem ter sido contaminados."

Até o momento três pessoas morreram em Viadana, que é de 75 km de distância da cidade de Isiro, onde o vírus nos funerais estão as causas que podem levar a um número ainda maior de infecções.

"Os casos que foram identificados estão ligados a certas práticas, como a auto-medicação ou a lavagem dos cadáveres e sua exposição em funerais. As pessoas querem tocar e ver o corpo, que é a tradição em toda a África ", disse Faida Kanyombe de Médicos Sem Fronteiras.

Atualmente, 170 pessoas estão sob vigilância depois de entrar em contato com pacientes infectados. Destes, 28 casos de Ebola foram identificados e oito foram confirmados. O vírus, provoca hemorragia interna grave, que é mortal em 40 a 90 por cento dos casos.

Ebola foi descoberto no Congo, inicialmente, em 1976, e o país foi atingido por nove epidemias. 

Significativamente Falta de educação tem impactado a propagação da doença. Médicos sem Fronteiras, a Organização Mundial de Saúde e do Ministério congolês da Saúde, estão a educar as pessoas sobre os perigos da doença, bem como alertando-os sobre os riscos envolvidos em práticas funerárias tradicionais.

Com cada funeral de vítimas doentes aumenta o risco de propagação do vírus. A região é agora não apenas lutando para manter as pessoas infectadas em quarentena, mas também para manter os não-infectados de entrar em contato com os órgãos

Fonte: Site RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário