terça-feira, 30 de outubro de 2012

"Isadora Faber" do Maranhão é demitida em Imperatriz


Uiliane Araújo e Isadora Faber

O recente caso da aluna Isadora Faber (releia aqui),  que chamou a atenção do Brasil e do mundo postando fotos no facebook das condições da sua escola em Florianópolis (SC),  trouxe indignação na sociedade pelas condições com que a educação pública é tratada no Brasil.



Crianças com guarda-chuvas em sala de aula

No Maranhão, um dos estados mais reacionários do País, o exemplo não pode ser seguido. No entanto, desafiando a 'lei do silêncio" a professora Uiliene Araújo decidiu fotografar os seus alunos fazendo provas segurando guarda-chuvas na Escola Guilherme Dourado, durante uma tarde chuvosa na segunda maior cidade do estado.

Um modelo precário de gestão educacional 

Em tempo, a Prefeitura de Imperatriz utiliza-se de um modelo que é conveniar associações/entidades para ofertar o ensino básico aos alunos. E como se sabe, caro leitor, este modelo exige que os órgãos de controle municipais estejam sempre atentos para que não ocorram desvios de finalidade.

Noutro aspecto, a situação de conveniar entidades deveria ser utilizada de modo temporário, tendo em vista que a própria prefeitura deve construir escolas e contratar seus professores e demais funcionários por meio de concurso público. É o que exige a lei.


Demissão imotivada

Voltando ao tema inicial, a demissão da professora Uiliene ganhou as mais estranhas versões, que vão desde  "falta de ética", segundo a diretora da Escola Guilherme Dourado; até "querer prejudicar a administração municipal", conforme frisou o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, à equipe de reportagem da TV Mirante. Notem bem que não estamos mais no período eleitoral, portanto, esdrúxula a hipótese levantada pelo secretário.

Segundo o noticiário, a professora Uiliene Araújo entrou na Justiça para ser reintegrada aos quadros e dificilmente não retornará tendo em vista a repercussão nacional que o caso tomou. Qual juiz de bom senso decidiria em desfavor dela?

Em entrevista ao portal G1, Uiliene afirmou: "Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão".

Com a palavra o Prefeito Sebastião Madeira!

Reproduzido do Blog Consocial

Um comentário:

  1. Qual é a novidade ? Vindo do PSDB, estranho seria admitir a precariedade das condições físicas da escolas e hospitais que não condizem com o discurso falacioso de que está tudo correndo bem e a população está satisfeitíssima. É preciso ter perspectiva de um mundo melhor e coragem para enfrentar a realidade, fazendo aquilo que é dever de todo cidadão: não se omitir.

    ResponderExcluir