quarta-feira, 30 de julho de 2014

Futebol Americano: Realizada etapa Norte-Nordeste em São Luís.


 
Aconteceu no sábado último(26/07), nos horários de 9h00, 11h00 e 14h30, no Parque Valério Monteiro, CT do Maranhão Atlético Clube, a etapa regional norte-nordeste de futebol americano. A disputa foi entre os times do São Luís Sharks do Maranhão contra o Palmas Titans do estado do Tocantins.

Nessa primeira fase que visa a participação no Circuito Nacional de Flag Football, o Palmas Titans levou a melhor diante o time maranhense, veja como ficou a melhor de três:

São Luís Sharks – MA 15 X 25 Palmas Titans - TO

São Luís Sharks – MA 18 X 14 Palmas Titans - TO

São Luís Sharks – MA 18 X 38 Palmas Titans - TO

A modalidade Flag Football, é a forma do futebol americano em que os jogadores precisam tirar uma fita (flag) para parar o avanço do time adversário ao invés de derrubar o outro jogador. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro. O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros.

A etapa Norte-Nordeste foi realizada de forma independente, apenas com apoio do Maranhão atlético Clube, que cedeu o campo para a realização dos jogos, da Imprima, que nos apoiou com a confecção dos placares, da malharia EGGOS, na confecção dos uniformes e da UEMA, nos cedendo o campo para treinamento. Os outros custos (hidratação, marcação de campo, passagem e hospedagem do árbitro, que veio de Fortaleza, etc.) foram pagos pelos próprios jogadores.

O Circuito Nacional de Flag Football será realizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano. A instituição organiza também campeonato na modalidade Full Pad. Além de selecionar jogadores de todo o país para formar a seleção brasileira de ambas as modalidades.

Conheça melhor os dois times que competiram:

São Luís Sharks:
Em 2012, seis amigos que também praticavam o esporte como hobby na praia resolvem formar o primeiro time do Maranhão. Convidaram outros amigos para juntar-se ao grupo, e em menos de três meses já havia mais de 30 pessoas. Mas só início de 2014, com o registro em mãos, o grupo de amigos torna-se oficialmente o primeiro time de futebol americano no Maranhão, o São Luís Sharks.

Nosso objetivo principal é a aquisição de equipamentos de proteção para a modalidade Full Pad (modalidade principal do time). Atualmente, temos dois shoulders (protetor para o tórax) e estamos em fase de compra de mais seis.

Atualmente, o time prepara-se para participar do seu primeiro campeonato nacional na modalidade Flag Football. Como não possui os equipamentos necessários para participar de jogos na modalidade Full Pad, o time busca experiência em campeonatos por meio da modalidade que não exige contato físico.
 
Palmas Titans:
Criado recentemente, mais precisamente em outubro de 2013 pelo atual presidente, Mozart, com o intuito de reunir os amigos fãs de futebol americano da capital tocantinense. No passado alguns times surgiram, mas nenhum com o verdadeiro objetivo do Titans. Ser de fato o primeiro time de futebol americano de Palmas. Iniciando com a modalidade Flag, para que os que ainda não conhecem muito sobre o esporte possam aprender e se desenvolver, para que num futuro não muito distante possamos equipar todos os atletas e entrar de vez no cenário nacional do Futebol Americano.
 
Liderado pelo treinador Renan Sardinha, essa equipe tem muito orgulho de estar disputando o circuito nacional logo no primeiro ano de criação e, seus atletas guerreiros dão a certeza de que não faltará raça para que todos no estado e na região norte conheçam o Palmas Titans.
 
A prática desse esporte visa fomentar a criação e propagação do esporte em todo estado, que recentemente ganhou uma nova equipe, o Codó Snakes, e há ainda uma galera que já está montando outra equipe na cidade de imperatriz. E o São Luís Sharks já se prepara para mais um campeonato nessa modalidade em Parnamirim – RN ainda em 2014. O esporte é aberto para todos, quem quiser participar é só entrar em contato pelo facebook ou telefone das feras abaixo:

Página do facebook:
 
https://www.facebook.com/slsharks

Telefones:

Rubem: 8447-2916
Aerton: 8864-3191
Claudio: 9988-1410

Página no facebook Codó Snakes:
https://www.facebook.com/pages/Cod%C3%B3-Snakes-Futebol-Americano/499151773522363?fref=ts

Fonte: Informações de Rubem Wilson - Técnico de Defesa do São Luís Sharks 

Um comentário: