quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bolívia declara Israel um "estado terrorista" e exige vistos de entrada para os seus cidadãos


 
O presidente Evo Morales disse terça-feira que seu governo decidiu denunciar um acordo de isenção de visto de imigração e declarar Israel uma ação "terrorista de Estado" levado para protestar contra os ataques à Faixa de Gaza e os abusos cometidos contra os palestinos de Gaza.

"Nós fizemos uma firme decisão de rescindir o acordo sobre vistos para Israel agosto 17, 1972", este cidadãos israelenses permitiram entrar na Bolívia livremente sem visto, disse o presidente, durante a entrega de bônus de indenização e benefício de morte para a profissão docente no Teatro Capitólio de Cochabamba.

"Vá para a lista 3, em outras palavras, significa que estamos declarando (a Israel) um estado terrorista", disse Morales.

Ele também destacou a importância das organizações sociais no país para tirar um manifesto enviado à Organização das Nações Unidas (ONU) Organização e conter o genocídio palestino.

"A partir deste relatório, Israel (...) é necessário para cumprir as formalidades de visto para entrar na Bolívia com pré Departamento de Migração, que irá avaliar o inquérito relevância, prova de sua renda", completou o autoridade .

Em meados de julho, Morales pediu os Direitos Humanos do Alto Comissariado das Nações Unidas para a consideração de uma queixa contra Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) para "crimes contra a humanidade" contra o povo palestino.

Bolívia, que anos atrás reconheceu o Estado palestino, rompeu relações diplomáticas com Israel em 2009, naquele ano uma operação militar na Faixa de Gaza.

O saldo de vítimas palestinas a data totaliza mais de 1.280 mortos e 7.000 feridos desde que as hostilidades começaram em 8 de julho.
 
 
Fonte: Los Tiempos

Nenhum comentário:

Postar um comentário