terça-feira, 29 de julho de 2014

Prefeitura realiza passeio náutico para promoção do turismo


Representantes das agências de turismo participaram do passeio contemplativo
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promoveu, na tarde desta sexta-feira (25), um passeio náutico contemplativo pela Baía de São Marcos, do qual participaram representantes de agências de receptivos locais e técnicos do órgão. A iniciativa é parte do projeto elaborado pela Setur para apresentar ao trade turístico uma nova alternativa de passeio e incluí-lo no roteiro de city tour da capital maranhense. O passeio foi feito em parceria com a Agência Ponto a Ponto Tur.

Segundo o titular da Setur, Lula Fylho, o passeio náutico contemplativo em catamarãs integra o portfólio de ações do Programa Turismo Participativo, realizado com o objetivo de estimular o turismo local, aumentar o tempo de permanência do turista na cidade, diversificar o leque de opções turísticas na capital Patrimônio da Humanidade e ampliar o tempo do city tour em São Luís. Atualmente, o city tour dura em média quatro horas.

A ideia é apresentar uma nova modalidade de lazer aos visitantes e criar rotas nas quais as embarcações saiam da Ponta Da Areia, passando pelo balneário do Portinho, podendo seguir até a Praia da Guia. “O que pretendemos é oferecer uma nova perspectiva de vista do Centro Histórico de São Luís, a partir do mar, acrescentando, inclusive, o nosso belo pôr-do-sol”, disse Lula Fylho.

O passeio náutico em catamarãs pela Baía de São Marcos está sendo realizado pela segunda vez e tem como finalidade identificar os melhores roteiros por mar e colher sugestões dos representantes das agências de receptivos que participarão do passeio. O secretário acrescentou que modelos de passeios como este já são realizados com sucesso em outras cidades litorâneas, a exemplo de Ilha Bela, no litoral paulista.

Para elaborar o roteiro como ação de política pública de valorização do turismo local e apresentar o produto também às agências de viagens de outros estados, a Setur já realizou uma série de reuniões envolvendo desde órgãos de representação do trade turístico à Capitania dos Portos, para verificação de normas e leis que regem os procedimentos em mar.

De acordo com o secretário, a Prefeitura busca viabilizar um píer de acesso para facilitar o embarque dos turistas nesses passeios. O assunto está sendo discutido junto ao Ministério dos Transportes e à iniciativa privada. O diálogo com os entes públicos e iniciativa privada para parcerias que beneficiem à cidade é uma orientação do prefeito Edivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário