quinta-feira, 3 de julho de 2014

Prefeitura de São Luís capacita escolas para preenchimento do Censo Escolar 2014


Técnico do setor de Estatística da Semed,Sidney Mendonça,
 ministrou a capacitação para líderes
 e gestores de escolas comunitárias
A Prefeitura de São Luís iniciou a capacitação para acesso e cadastramento dos dados do Censo Escolar 2014 no Sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em São Luís, a Secretaria de Educação (Semed) realiza dois treinamentos para gestores das escolas comunitárias e das unidades da rede municipal.
 
Nesta quarta-feira (2), a Semed promoveu o treinamento para os diretores das escolas comunitárias enquanto na quinta-feira (3) será a vez dos gestores das escolas do município. A reunião específica para os líderes comunitários segue a diretriz do prefeito Edivaldo de garantir educação de qualidade a todos os estudantes de São Luís, estejam eles em unidades da rede municipal de ensino ou em escolas comunitárias.
 
“O Censo Escolar é a base legal de informações sobre os nossos estudantes. Além de obtermos um panorama do ensino, os dados do censo ajudam a compor políticas públicas que gerem toda a transferência de recursos federais relacionados à Educação. Por isso, é de suma importância que essas informações sejam passadas da forma mais fidedigna possível”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro.
 
A formação dos gestores das escolas comunitárias foi ministrada pelo técnico do setor de Estatística da Semed, Sidney Mendonça. Durante a palestra, ele apresentou aos gestores e líderes comunitários todo o Sistema Educacenso, bem como o passo a passo do correto preenchimento de cada um dos campos devidos. Os participantes tiveram amplo espaço para tirarem dúvidas.
 
Maria de Lourdes Alves, 73, destacou a agilidade do processo. Ela é tesoureira da Associação de Moradores Deus Seja Louvado, sediada no São Francisco, responsável pela escola Comunitária Francisco Cândido Xavier, que atualmente funciona com 49 crianças. “Antigamente era bem mais demorado. A gente recebia os papéis pelo correio e tinha que preencher tudo à mão. Hoje, se você sabe mexer no computador, pode mandar os dados direto para a central”, comparou.
 
Este ano, o prazo para envio das informações escolares ao governo federal pelo endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br será encerrado no dia 15 de agosto.
 
SOBRE O CENSO
 
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange diferentes etapas e modalidades: ensino regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Dentre as informações coletadas pelo Censo Escolar estão dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário