terça-feira, 1 de julho de 2014

Vira-latas: “Imagina nas Olimpíadas”


Por Altamiro Borges
“Imagina na Copa!”. Esta frase se tornou muito comum nos aeroportos do país – e também em outros locais com forte incidência da “elite branca”. Indignados com o aumento vertiginoso do número de usuários de avião nos últimos anos, os endinheirados partiam para a histeria e rosnavam: “Imagina na Copa!”. Eles apostavam no caos e esbanjavam a sua arrogância elitista: “Os aeroportos vão virar rodoviárias”. A previsão catastrofista, porém, não se confirmou. Pelo contrário. O que dirão agora os ricaços e a patética “classe mérdia”, que come mortadela, mas arrota caviar? Tenho uma proposta de novo bordão para alimentar os que padecem deste complexo de vira-latas: “Imagina nas Olimpíadas!”.
 
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os novos aeroportos construídos ou reformados no país estão atendendo plenamente as necessidades dos mais de 3,5 milhões de turistas que prestigiam os jogos da Copa do Mundo. Segundo levantamento apresentado nesta segunda-feira (16), apenas 4,2% dos voos atrasaram e outros 8,2% foram cancelados desde 11 de junho, véspera da abertura do megaevento. Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, “estes números estão abaixo da média do país durante o ano e abaixo do padrão internacional considerado razoável”. No geral, os aeroportos funcionam tranquilamente, sem grandes filas ou tumultos.

Para o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, a boa notícia não surpreendeu. Os aeroportos novos ou reformados são mais amplos e funcionais. Além disso, houve todo um planejamento para evitar a superlotação. “Só se pode voar para lá dentro da capacidade do aeroporto e essa capacidade é calculada por hora”, explicou. Durante vários meses, a mídia tucana difundiu que haveria um caos aéreo na Copa. Tudo daria errado, fruto da incompetência do governo Dilma. Por razões políticas, ela alimentou o complexo de vira-latas e espalhou o pânico. Os números desmentem este terrorismo e deixou a “zelite” pendurada na broxa. Daí a proposta de novo bordão: “Imagina nas Olimpíadas!”.

Fonte:
Blog do Miro

Nenhum comentário:

Postar um comentário