quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Afegão mata mulher por ela ter dado à luz uma menina


Um homem afegão está sendo procurado pela polícia da província de Kunduz por assassinar a mulher que deu à luz a terceira filha do casal, segundo disseram autoridades nesta segunda-feira. O marido culpou a esposa, identificada como Storai, de 28 anos, por não ter conseguido ter um filho homem. De acordo com relatos, ele a estrangulou no sábado com ajuda da mãe, sogra da moça.

O afegão faz parte de uma milícia extremista local e está se escondendo das autoridades com ajuda de outros radicais. A mãe dele foi presa por ter apoiado o crime, mas agentes de segurança reforçam que a captura do homem será difícil, pois ele está sendo protegido por milicianos. "A presença de milícias radicais é um grande problema e por isso nós enfrentamos dificuldades para prendê-lo", afirmou o chefe de polícia de Kunduz, Sufi Habib.

Nadera Geya, líder do departamento de defesa da mulher em Kunduz disse que o crime foi um dos mais hediondos exemplos de violência contra a mulher que ela já registrou. Apesar de recentes esforços pela luta dos direitos humanos no país, ataques contra mulheres e meninas ainda são comuns no Afeganistão.

Em novembro de 2011, uma família que se recusou a ceder a filha para que se casasse com um radical foi atacada com ácido por milicianos, que jogaram o material nos pais e nas três crianças. Os criminosos foram presos, mas especialistas temem que com a saída das Forças Armadas americanas do Afeganistão, o país volte a obedecer leis de grupos radicais como o Talibã.

Direitos das mulheres

Ativistas de direitos humanos divulgaram o caso à imprensa afegã. A diretora do escritório de Defesa da Mulher de Kunduz, Nadira Gya, condenou o incidente.

"Foi um crime brutal cometido contra uma mulher inocente", disse. Nadira acusou as milícias de diversos ataques contra mulheres no Afeganistão.

Líderes religiosos e tribais também condenaram o assassinato da jovem. Eles disseram que a morte foi um ato de ignorância e um crime contra o Islã, a humanidade e as mulheres, e pediram punição rigorosa à sogra e ao marido envolvidos no crime.

A terceira filha de Stori, que hoje tem dois meses, não se feriu no incidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário