quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caos histórico no trânsito na área do São Cristóvão mostra falta de trabalho da prefeitura


Vista aérea da Guajajaras com trânsito normal

Acidentes de carros ontem na Avenida Guajajaras no início da noite gerou uns dos maiores engarrafamentos da história de São Luís. O caos se implantou e germinou rapidamente na região. Na Avenida dos Franceses, Santo Dumont, Lourenço Vieira, Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar e BR 135 foram criando engarrafamentos com grandes proporções. 

Antes, o blog foi informado de várias versões pela "rádio peão", que o Lula desembarcou no aeroporto para fazer caminhada na avenida com Washington Macaxeira, outra foi que a Expoema tava bombando e todo mundo estava indo pra lá e outra que estava sendo inaugurado o trecho São Cristóvão/Praia Grande do VLT de Castelo. Nada disso, era os nossos engarrafamentos de todos os dias. 

Temos a clareza que batida de carro está se tornando natural na nossa cidade, falta de atenção, barbeiragem, nervosismo, buraco, frota gigante de carros, paquera, celular, criança tirando atenção no banco de trás, discussão de casais dentro do carro, stress, imprudência, etc.

Não podemos culpar a prefeitura por todos os acidentes que ocorrem, por esses vários motivos citados acima e sim como se precaver quando acontecer o acidente. Isso sim a prefeitura tem a máxima culpa.

Av 03, liga a Avenida da Expoema com a da UEMA, tá assim
Primeiro: Quando acontece um acidente no horário de pico, na Guajajaras, rapidinho vira um engarrafamento longo e até mesmo sem acontecer batida alguma, nesta avenida é difícil você trafegar tranqüilo. Pois bem, no engarrafamento de ontem que foi motivado por duas batidas, a guarda municipal teve grande dificuldade de chegar aos locais do ocorrido, mesmo de moto. Os guardas ficaram cerca de meia hora batendo cabeça, sem resolver, ficaram atordoados com um buzinaço, gritaria dos motoristas e calor intenso.

Segundo: No engarrafamento nesta avenida e em outras na nossa cidade, são poucas “válvulas de escape” para se livrar do mesmo. As pessoas querem entrar nas transversais encontra valas e crateras e nas paralelas é só buraco pela frente. Ele prefere ficar na avenida, de que ficar sem carro no outro dia tem que levar na oficina devido às pancadas e quebra de suspensão.

Veja também:
Do blog do Gilberto Lima: Bairro São Cristóvão está abandonando pela administração João Castelo

Terceiro: Num engarrafamento desse tipo, os nossos ônibus que são velhos não agüentam de tanto debrear e passar machas em seguida, terminam pregando, com isso piora. São ônibus de mais de 10 anos circulando. São relíquias antigas que colecionadores de carros velhos estão à procura pra adquiri e a prefeitura e os empresários insistem em colocarem para rodar.

Outra "válvula de espape" , olhe a situação. Foto: G. Lima
Por fim, os engarrafamentos em São Luís servem para a população que tem carro, conhecer a realidade dos bairros, a pobreza, as valas, os humildes, os buracos, o asfalto de péssima qualidade em algumas ruas, o lixo amontoado nas esquinas e o povo em geral.

Portanto amig@s, a prefeitura também nessa situação, tem culpa sim, são guardas municipais despreparados, falta de mais vias, falta de pavimentação das vias transversais e paralelas, asfalto ruim dentro dos bairros.

Quem não mora na região, eu convido para dar uma voltinha durante um engarrafamento.

É todos os dias, das 17:00 ás 20:00hs. Passa lá!

2 comentários:

  1. e motorista incompetente tbm q não sabe q o sinal vermelho significa Pare ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Acho que o engarrafamento do dia 05 já foi superado pelo de ontem. Gastei 2:20h pra chegar em casa ontem vindo pela BR. Um verdadeiro inferno este Transito de Sao Luis! E ontem nem tinha batida! Uma verdadeira falta de respeito com motoristas e pedestres que ontem desistiram e foram a pé. Na minha opinião a falta de respeito é geral, da prefeitura, do governo estadual e federal! Pensem bem antes de votar!!!

    ResponderExcluir