terça-feira, 17 de maio de 2011

Algumas linhas sobre trânsito e transporte de São Luis


Com a aceleração do processo de urbanização após a Segunda Guerra Mundial as cidades brasileiras passaram a coexistirem com os problemas de mobilidade. A razão é a escassez recursos locais e a falta de políticas urbanas adequadas, que optam por não minimizar as causas, mas, meramente o resolver os problemas superficiais.
É importante destacar a fragilidade das atuais condições de mobilidade urbana nas principais grandes cidades brasileiras diante dessa trajetória persistente de crescimento dos custos dos serviços de transporte público e do uso intensivo do transporte individual motorizado pela população.
 Venho observando há algum tempo o iminente colapso urbano e a mobilidade na cidade de São Luis no que se diz respeito ao transito e no transporte publico. Congestionamentos de tráfego desde sete da manha em todos os bairros, e quando chove e/ou acontecem acidentes ou outros incidentes menos corriqueiros, os transtornos aumentam exponencialmente.
 A precariedade do transporte público coletivo de massa começa com acessibilidade dos locais de embarque e desembarque. Freqüentemente muitos longe da casa e/ou trabalho. Além disso, sofre-se com a sinalização inadequada, a inexistência de bancos para sentar, a falta de abrigo ou, quando há, cobertura danificada.
 A freqüência de atendimento das linhas apresenta, em relação à demanda, poucos horários, com intervalo de tempo muito largo e irregulares. Em média são duas horas por dia gastas, com viagens para o trabalho. Fica clarificada a falta de confiabilidade que os usuários têm que o veículo de transporte público vai passar na origem e chegar ao destino no horário previsto. Outro motivo de muitos reclames são as características físicas dos veículos, antigos, sujos, falta de acesso aos deficientes e, sobretudo de tecnologia obsoleta.
A quantidade de passageiros dentro os ônibus é absurdamente abusiva, não respeitam a lotação máxima. E os terminais de trasbordo, os integrações, parecem verdadeiras arenas de gladiadores, o povo se acotovela e muitas vezes se esmurram na tentativa de pegar um lugar sentado para seguir a longa jornada. Isso sem mencionar, as intermináveis filas completamente desordenadas, a falta informações básicas como: horários, itinerário das linhas e a indicações das plataformas. Isso tudo ocorre aos olhos e ouvidos dos fiscais da Prefeitura inertes a tanta “barbárie”.
A insegurança, o medo de assaltos, roubos, seqüestros, e qualquer tipo de violência imperam nos usuários do transporte coletivo publico de São Luis. Não raramente ouvi-se nos noticiários policiais a morte de um motorista ou cobrador. Se tudo isso não bastasse, as ruas e avenidas da cidade nada colaboram para um transporte de qualidade ou satisfatório. Um problema inquietante, porem sistêmico, é o preço extorsivo da tarifa, que aumenta inversamente proporcional a nobreza do serviço. “Caros e ruins, caros e demorados” já dizia Milton Santos.
Outro modal de transporte coletivo em São Luis é o alternativo, ou seja, as VAN’s que surgiu nos anos 90 de século XX , para  suprir a demanda de um transporte de melhor qualidade. Como o nome já diz tudo, alternativo, em confortabilidade; maior rapidabilidade no percurso dos veículos - que podem contornar áreas de trânsito intenso ou vias congestionadas - resultando em menores tempos de viagem. Paradoxalmente, essas pseudo-vantagens são dragadas por dois fatores que julgo fundamentais: a informalidade e a desregulamentação do serviço.
De maneira panorâmica, vimos como é desalentador o transporte coletivo Publico na cidade de São Luis, além de despertar questionamentos quanto a ações e investimentos por parte da prefeitura, suscita infindáveis argumentações como: Como abordar o problema do planejamento de transportes nas áreas metropolitanas? Quais os critérios para a criação de uma nova linha em um determinado bairro? Quais as exigências para concessão de uma linha de transporte urbano a uma empresa? Haverá em São Luis outro meio de transporte publico como metrô, trem? Qual a fisiologia do sistema alternativo: rotas atendidas, tipos de transporte, tipos de localização nos pontos iniciais e finais?
Fazem-se necessárias discussões abissais, com a complementação de estudos técnicos e acadêmicos sobre o transporte coletivo urbano da cidade (principalmente o alternativo) para que os usuários tenham acesso a um serviço de qualidade que atenda suas expectativas. E principalmente que a prefeitura e as empresas prestadoras do serviço tenham o propósito de melhorarem o nível de serviço. Assim sendo, é de suma relevância que o órgão gestor elabore um banco de dados amplo com informações precisas e confiáveis sobre o sistema de transporte coletivo urbano de São Luis.
Um outro meio de tentar revolver a problemática em tela é um planejamento coordenado em níveis de graduação, complementares e harmônicos entre si. O planejamento do trânsito, a epiderme do dilema, è o mais visível e o mais fácil de fazer, Planejar a sincronia de sinalização, cuidar de pedestres, fazer fiscalização rígida, estacionamento e locais de passagem.  O segundo é o planejamento de tráfego, ou seja, identificar todos os pontos de estrangulamentos, equacionamento, saída e entrada de fluxos, mapeamento de áreas residenciais e comerciais, fazer projeções de fluxos de passageiros e cargas, frota de veículos. O terceiro e mais importante é o planejamento de transporte intermodal, complexo, e não divorciado do plano diretor metropolitano, integrado e articulado. Avaliam-se todos os moldais de transporte, adequando as suas capacidades de atendimento à demanda total não se esquecendo das complementaridades.
Por fim, algumas propostas para melhoria do transporte coletivo e seu sistema de tráfego na cidade de São Luis. Constituem-se da ampliação do sistema estrutural, além de investimentos na infra-estrutura viária, através da implantação de novas vias, e ampliação da capacidade das vias existentes. Adoção de políticas de melhoria e redução dos custos do transporte público. O incentivo ao transporte individual não-motorizado e o desestimulo ao transporte individual motorizado. Nota-se que experiências já estadas principalmente na Europa, como o streetcar, um esquema de aluguéis de carros, similar ao esquema de bicicletas, onde se paga somente pelas horas que utiliza o veículo, faz muito sucesso, e alem disso estão colaborando para hábitos menos sedentários e mais saudáveis ao caminhar até o ponto de ônibus ou metrô mais próximo, ou utilizar bicicletas para ir trabalhar e fazer compras.  Complementaridades entre o transporte alternativo e os rodoviários, e implementação de transporte metroviários de superfícies.
Termino com uma citação de um dos grandes pensadores do século XX, o eminente Geógrafo Milton Santos, em seu livro O Espaço do Cidadão.
“A mobilidade das pessoas é, afinal, um direito ou um prêmio, uma prerrogativa permanente ou uma benesse ocasional? Como há linhas de ônibus rentáveis e outras não, a própria existência dos transportes coletivos depende de arranjos nem sempre bem-sucedidos e nem sempre claros entre o poder público e as concessionárias. Aliás, com o estímulo aos meios de transporte individuais, as políticas públicas praticamente determinam a instalação de um sistema que impede o florescimento dos transportes coletivos”.
Roberto Cesar
Geógrafo Pela Ufma
 e estudioso do urbano em São Luis
robertoujsma@hotmail.com

2 comentários:

  1. Cara, estou indo à São Luiz pela primeira vez, para o Metal Open Air, e me assustei por não encontrar percursos de transporte público em São Luiz no maps.google.com.br. Mais ainda, quando acessei o site da prefeitura e nada encontrei sober o transporte público urbano de São Luiz.

    Aqui, no seu blog, só me entristece saber que a prefeitura de São Luiz subestima a importância do transporte público para o desenvolvimento local, turismo, economia, segurança.

    O jeito vai ser gastar muito e alugar um carro, provavelmente. Obrigado pelas informações. A única coisa que achei positiva, é que descobri pelo site da prefeitura é que há mototáxi em São Luiz também, que é uma alternativa acessível. É confiável?

    []'s

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  2. Dois anos após esta publicação, a vejo que a situação continua a mesma. Me mudei a uma semana para São Luis e não encontro informações sobre o transporte público. Lamentável.

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