sexta-feira, 20 de maio de 2011

Zé Cansado mudou-se para São Luís.


Começa pela parada. Pense nessa parada!

Depois de observar a facilidade da falta de organização do transporte em nossa cidade, o sujeito chamado de Zé Cansado se mudou de vez pra cá. Se não bastasse a desordem que o nosso sistema de transporte passa, ainda vem esse folgado e mal-educado que nunca respeita os assentos reservados dentro do ônibus. Estes espaços de acordo com as leis federais nº10.741/2003 e a 7.694/97 obriga as empresas a reservar alguns bancos dos veículos para idosos, gestantes, deficientes e pessoas com crianças no colo.
Hoje a maioria da frota de ônibus coletivo de São Luís possui esses acentos identificados com pintura amarela ou vermelha, porém os usuários não respeitam essas leis por não conhecerem ou  por não serem educados, esquecendo que é uma questão de cidadania.
Acho que é impossível o motorista e o cobrador orientar os passageiros sobre esse direito dentro do ônibus que só vai acarretar é mais intriga e confusão. Quem anda de ônibus, tipo eu,  é fácil notar que a relação entre os funcionários dos ônibus com os usuários não é amistosa. As empresas não capacitam (que já é uma lastima) seus quadros para tratar com o público.Mulheres jovens, encostadas nos vidros, fingindo que estão cochilando para não terem de olhar para o idoso ao seu lado. Adolescentes com fones de ouvido, sentados, enquanto idosos, muitos com pacotes nas mãos, se equilibram dentro dos ônibus são cenas comuns.
A Prefeitura, através da SMTT, tem que promover campanhas educativas, a fim de conscientizar os usuários de ônibus sobre a necessidade de respeitar os assentos reservados pra essas situações.
Voltando ao sujeito Zé Cansado, ele é personagem da peça teatral “gentileza gera gentileza” que a Prefeitura São José dos Campos - SP, usa em campanha para conscientizar os usuários a nunca mais ocupar os assentos reservados. Além disso, ele aprende a ceder o lugar para os mais velhos, pessoas com crianças de colo, gestantes e pessoas com deficiência. Desta forma, a importância da educação no trânsito é relembrada de uma forma lúdica e divertida.
Vai uma sugestão a nossa Prefeitura – “Cidade de todos os problemas”

Um comentário:

  1. Me parece que São Luis é o paraiso fiscal dos "Zés". Zé Cansado, Zé Moleza, 'Zé Meu Patrão". No caso do Zé cansado, além da falta de sensibilidade e de educação, eles tem um alibe: Esperando 1 horas nas precários ponto de ônibus e mais outras para chegar ao destino, antes disso as verdadeiras pelejas para o embarque no bus.

    ResponderExcluir