quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prefeito Edivaldo apresenta projetos para VLT e corredor de transporte


O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou na terça-feira passada (09/07)o que apresentou ao governo federal projetos para assegurar a construção de um corredor de transportes em São Luís, que liga os bairros do São Francisco e Cohab. A prefeitura também já concluiu o projeto executivo do VLT, que deverá ser destinado a atender inicialmente a população da área Itaqui Bacanga, além do prolongamento da Litorânea, elevado da Holandeses e a implantação da avenida interbairros para ligar as avenidas Litorânea à Luis Eduardo Magalhães passando pelo Barramar.
A prefeitura realiza ainda estudos para implantação do BRT, ligando os terminais do São Cristóvão e da Praia Grande, e um viaduto no cruzamento das avenidas dos Franceses com a Guajajaras, no Tirirical.
“São obras estruturantes para a nossa cidade, que resolverão problemas urgentes de mobilidade urbana, assegurando melhoria na qualidade de vida da população, especialmente os usuários do transporte público”, destacou o prefeito.
Edivaldo explicou que os projetos já vinham sendo debatidos com técnicos do governo federal antes mesmo do anúncio de medidas para a mobilidade urbana feito pela presidenta Dilma Rousseff. “Estes projetos vêm sendo construídos por nossa equipe técnica e temos agora ainda mais confiança de que os recursos serão liberados pelo governo federal”, declarou.
Sobre a parceria com o governo do estado, Edivaldo Holanda Júnior disse que a prefeitura apresentará hoje uma proposta de pauta com pontos prioritários discutidos com a sociedade, por meio do Pacto por São Luís, para a cidade. “Queremos inaugurar parcerias concretas com o governo do estado, que podem ser iniciadas com a liberação das emendas que foram destinadas por seis deputados estaduais à nossa cidade”, disse.
Na pauta a ser apresentada ao governo estão os viadutos da Forquilha e do Calhau, que estão licitados pela prefeitura e dependem apenas de recursos para serem iniciados.
Ele também adiantou que pretende identificar ações que possam resultar em projetos comuns do governo do estado e prefeitura junto ao governo federal. “Apresentamos uma pauta ao governo federal, mas isso não impede que elaboremos mais uma em conjunto com o governo estadual dirigida à União”.
Edivaldo informou que a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, convocará nos próximos dias a Prefeitura e o Governo do Estado para uma reunião em Brasília. “A presidenta Dilma determinou ao Ministério que dialogue com os prefeitos das capitais e governadores dos estados para alinhar projetos e otimizar ações”, disse.
OBRAS DE MOBILIDADE URBANA PRIORITÁRIAS DA PREFEITURA
·         VLT – Centro/Anjo da Guarda
·         Corredor de transportes – São Francisco/Cohab
·         Viaduto da Forquilha
·         Viaduto do Calhau
·         Prolongamento da Avenida Litorânea
·         Avenida interbairros – avenida Litorânea/Barramar/Luis Eduardo Magalhães
·         Elevado da Holandeses/Entrada da Litorânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário