quinta-feira, 4 de julho de 2013

Meninas serão vacinadas contra o HPV no SUS, comemora a Deputada Perpétua


Em discurso nesta quarta-feira (3) no Plenário da Câmara, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC-foto) comemorou a decisão do Ministério da Saúde de vacinar, a partir de 2014, na rede pública de saúde, garotas entre 10 e 11 anos contra o Papilomavírus humano (HPV). A parlamentar é autora, em parceria com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), do projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer imunização contra mulheres de 9 a 26 anos. 


“Esta é mais uma medida para enfrentarmos o câncer de colo de útero, um verdadeiro problema para o país”, afirma a parlamentar. Segundo ela, trabalhos científicos comprovam que o HPV é a causa principal de um dos tipos mais graves de câncer de cólon de útero. 

No Brasil, já existe vacina aprovada contra essa infecção, “porém seu alto custo inviabiliza o acesso dessa vacina para milhões de mulheres carentes. Por isso, há algum tempo venho cobrando que a rede pública de saúde disponibilize vacinas.”, explica a parlamentar.

Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível somente na rede privada. Dados do Ministério da Saúde estimam que atualmente mais de 685 mil pessoas são infectadas a cada ano no Brasil pelo HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário