quinta-feira, 25 de julho de 2013

Semed de São Luís conquista parcerias para ações de Mobilização Social pela Educação


Com o intuito de ampliar e fortalecer as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade na capital maranhense, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís tem buscado conquistar o apoio de representantes de diversos segmentos sociais. No mês de junho, ações junto a membros de entidades religiosas fizeram com que ainda mais voluntários aderissem à Mobilização Social pela Educação na cidade.

"Estamos buscando a sociedade civil para que possamos, em conjunto, proporcionar uma Educação cada vez mais cidadã às nossas crianças", destacou o secretário de Educação de São Luís, Allan Kardec Duailibe, durante apresentação do Projeto de Mobilização Social: uma Cidade pela Educação a representantes de igrejas evangélicas. Durante a atividade, realizado no dia 10 de junho, estiveram reunidos com a equipe técnica da Secretaria de Educação representantes das igrejas Batista, Pentecostais, Não-Pentecostais, Assembleia de Deus e Independente.

O pastor Adeildo Alves, da Igreja Batista do bairro Anil, elogiou a iniciativa da Semed. "As igrejas têm exercido esse papel social nas comunidades e certamente serão parceiras do poder público nessa busca pela melhoria da Educação. Fiquei feliz com essa iniciativa da Prefeitura de São Luís de buscar a sociedade civil para trabalhar em conjunto", afirmou.

No dia 5 de junho, o Projeto de Mobilização da Secretaria Municipal de Educação foi apresentado à arquidiocese da capital maranhense e ao Conselho Municipal de Educação. Na oportunidade, o secretário de Educação reforçou a importância do envolvimento de todos em prol da melhoria da qualidade da Educação. "O Projeto se configura como um plano de compromisso que a Secretaria firma com a cidade de São Luís, através da conjugação de esforços entre a rede de ensino, a família e a sociedade, em prol da melhoria da qualidade de Educação", destacou.

Além das entidades religiosas, também já conhecem e participam do Projeto da Semed a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho do Trabalho e Renda, além do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini.

Sobre o Projeto

O Projeto de Mobilização Social: uma Cidade pela Educação tem por base as recomendações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação e do Pacto por São Luís. O principal objetivo é melhorar a aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais de São Luís, a partir da conscientização social de que a área de Educação envolve toda a sociedade civil.

Entre os eixos de atuação do Projeto, estão a análise dos indicadores educacionais oficiais e o diagnóstico da dimensão ensino-aprendizagem nas escolas; divulgação de estratégias de melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos; e articulação social e interinstitucional.

Com informações da Secom da Prefeitura de São Luís.

Fotos: Honório Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário