segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Revendo: Castelão e sua importância social


Lendo a recente postagem no blog do meu amigo Gilberto Lima (veja aqui), lembrei que tive a grata satisfação de ter um bate-papo com o nosso ex-jogador de futebol e que será um eterno craque das multidões [jogou pelo Sampaio e Moto], Raimundinho, em plena Praça da Alegria numa tarde calorenta e movimentada pelo transeuntes que diariamente fazem compra e trabalham no centro de cidade de São Luís.

Essa conversa com Raimundinho foi sobre o papel social do complexo esportivo do Castelão. O estado que o gigante do Outeiro da Cruz ficou após ser abandonado por muito tempo e a sua importância para os bairros no seu entorno.

A ocupação do seu estacionamento que servia de área de laser para várias comunidades, quando na falta de jogos oficiais no estádio, havia disputa de times de futebol, peladas na tarde e a noite.

Lendo Gilberto Lima, lembrei daquele bate-papo com Raimundinho, um homem que foi um ídolo das torcidas do futebol maranhense, o"craque do passado" preocupado com os craques do futuro e com as famílias destes que residem próximo ao complexo e já comentando sobre um projeto que o governo estava elaborando para aquela grande praça esportiva.

O Resultado dessa conversa, foi a promessa minha de realizar uma pesquisa sobre o assunto e enviar para Raimundinho, o mesmo, naquela época, era comentarista esportivo de uma emissora de rádio e TV do nosso estado, se eu não estou enganado ele ainda está nesse programa. Ele tá difícil hoje, gasta bastante tempo lutando por investimentos para os craques do futuro e com o seu filho que está jogando no Qatar.

Pesquisei e encaminhei dia 27/06/2012, via e-mail do Raimundinho, o que eu havia achado de informações e redigi um pequeno texto. Abaixo, os amig@s podem vê esse texto e os links da pesquisa: 

Camarada Raimundinho,

Mandei pro seu e-mail um vídeo sobre construções sustentáveis para ajudar como elemento na elaboração das idéias. Envio também uma matéria postada em meu blog, uma matéria do Governo Roseana com seus respectivos links e uma síntese como sugestão de políticas públicas para os estádios. 

Um abraço!

JAntonio.
Castelão e sua importância social
 
Cuidado em certo momento não virar “elefante branco”
 
Pesquisei a origem:
 
A origem da expressão “elefante branco” e ironicamente observada a associação de seu uso com grandes estádios de futebol. Tal expressão significa um presente incômodo ou algo inútil, mas dispendioso. Segundo a lenda, no antigo reino de Sião, o rei costumava presentear cortesãos chatos e inconvenientes com os tais elefantes brancos. Por ser um presente real, o paquiderme não podia ser recusado, nem vendido e, como era considerado sagrado, não podia ser utilizado em qualquer tipo de trabalho. Muito menos ser sacrificado. Além disso, deveria ser bem tratado e enfeitado, já que o soberano tinha o desagradável hábito de surpreender o presenteado com visitas inesperadas para verificar a quanto andava a manutenção do seu presente. Assim, o elefante, que possui vida longa, proporcionava muita despesa e nenhum retorno, ou seja, sem qualquer utilidade.
 
No caso do nosso Castelão:
 
Ele deve ser essencialmente comprometido com a sustentabilidade, a responsabilidade sócio-ambiental e a requalificação urbana da cidade.
 
Esse novo projeto deve ter uma visão de continuidade de um outro projeto. Que é de  transformar o local em um grande parque com múltiplo uso, instalações esportivas, culturais, educativas com investimento público e de entretenimento com a iniciativa privada
 
Um estádio de futebol pode compreender: um pólo de ensino público superior à distância equipado com auditório e laboratórios e dispondo  vagas com ensino gratuito (as salas podem ser construídas sob as arquibancadas), uma academia de ginástica para a terceira idade e para deficientes físicos, um centro de recuperação para cardíacos, uma escola para portadores de necessidades especiais (deficientes físicos e mentais) e salas para terceira idade, com aulas de informática, artes e informações sobre o mundo contemporâneo.

No caso da comunidade no entorno próximo:

Bairro Barreto, pegando do Túnel do Sacavém até a Avenida do Franceses existem cerca de 3 mil famílias. Essas comunidades sofrem com a falta de estrutura urbana como pavimentação, esgoto, áreas de lazer, bem estar social e vários problemas sociais como tráfego de drogas e a sua juventude, devido essa grande prática ruim que é o tráfego e consumo de drogas, fica vulnerável e disposta. São cerca de 3 mil famílias, que devem ser inseridas no grande projeto de multiuso do Castelão.

O governo do Estado prometeu no início de maio passado para a comunidade, através  do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel,  uma “praça da juventude” através de “emendas parlamentares” Projeto este que oriundo do Ministério dos Esportes. Vale lembrar que o Flavio Dino quando dep. Federal ofereceu 04 praças dessas para o nosso atual prefeito que recusou a iniciativa. Fico meio que preocupado com essa promessa do secretário.

Portanto, acho que para resolver grande parte das mazelas no entorno do Castelão, o estado, juntamente com a prefeitura, parlamentares, representantes da sociedade civil organizada devem formar uma comissão com o objetivo de discutir um verdadeira visão e sobretudo se manifestar e propor projetos de políticas públicas sociais que venha melhorar as condições de vida da comunidade do entorno do nosso estádio.

Veja as matérias abaixo com seus respectivos links:

Reforma do Castelão, já vem tarde!

link: http://conversadefeira.blogspot.com.br/2011/08/reforma-no-castelao-ja-vem-tarde.html


Arenas Esportivas
Projetos de referência 
para a Copa 2014, veja aqui: ta_Concreto_6


Bairro do barreto receberá Praça da Juventude


Nenhum comentário:

Postar um comentário