sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dilma nomeia primeira mulher como oficial general das Forças Armadas


General Dalva maria Carvalho Mendes

A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (23) a promoção da primeira oficial general das Forças Armadas. A capitão de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes passará a contra-almirante, patente equivalente a general de brigada, no Exército, e brigadeiro, na Aeronáutica.

A promoção, que deve ser publicada na edição de segunda-feira do Diário Oficial, foi decidida em reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim, no Palácio do Planalto.

Formada em Medicina, com especialização em anestesiologista, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais. Durante quase toda sua carreira trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, chegando ao cargo de vice-diretora.

Atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, no Rio. A contra-almirante tem ainda curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval. Ela entrou na Marinha em 1981, tem 56 anos, é viúva e tem dois filhos.

A Marinha foi a primeira das três Forças a aceitar mulheres em seus quadros. A participação das mulheres se deu a partir de 1980. Atualmente, dos 2.882 oficiais da Marinha, 33,3% são mulheres; dos 2.933 praças, 6,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário