quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mais quatro anos de Obama: Presidente ou candidato?



Pouco depois de 11:15 de terça-feira 06 de novembro ABC proclamado como atual vencedor presidente dos EUA, Barack Obama, quando acumulado e 275 votos eleitorais, cinco acima dos exigidos para a vitória. Com vários estados ainda em disputa, a figura decisiva foi o resultado de vitória para os Estados nomeação democrata do Alabama, Arizona, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Geórgia, Idaho, Indiana, Kansas , Kentucky, Louisiana, Mississippi, Montana, Nebraska, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, West Virginia, Wisconsin e Wyoming.

Obama e seu rival republicano, Mitt Romney, foi o palco da campanha mais cara da história. De acordo com o Center for Responsive Politics vai custar 6.000 milhões, 20% acima das eleições de 2008, e ao pagamento de mais de um milhão de anúncios transmitidos por ambos os candidatos excederá 2,6 bilhões. Obviamente, mesmo se eles dizem que a grande imprensa, o debate eleitoral e seus resultados, tem sido tão limitado, uma vez mais, aos interesses da minoria que o dinheiro traz.

Ao contrário daqueles que repreendeu violação das suas promessas de 2008, reeleito presidente respondeu que quatro anos não foram suficientes para a mudança anunciada e culpou o legado de seu antecessor, George W. Bush ea oposição republicana, que a agenda inacabada é praticamente a mesma de quando ele começou a governar.

Mas desta vez não Obama tê-lo fácil. Quando ele leva seu novo mandato em janeiro de 2013, você terá que negociar com a solução para o déficit republicano que quase paralisou o governo em 2011. Lei de Controle de Orçamento, passou então para elevar o teto da dívida, definido, de 1 de Janeiro do próximo ano, uma redução automática dos gastos públicos e aumento de impostos para reduzir o défice de 5%. Isto é o que tem sido chamado de o precipício fiscal aguarda os americanos para começar o ano novo. Para piorar a situação, a Câmara dos Representantes, que impôs esta situação continuar controlado pelos republicanos.

Na política externa, além de monitorar a crise da zona do euro afeta seus aliados, Barack Obama terá de enfrentar uma crescente oposição da Rússia e da China para a agenda de dominação no Oriente Médio e lidar com o econômico e militar o conflito com o Irã stoke. Sobre os direitos humanos, o campo de tortura em Guantánamo vergonha sem lei permanece aberta para o mundo e um lembrete de suas promessas, o soldado Bradley Manning passou anos na prisão sem julgamento e assassinatos extrajudiciais de inimigos, adotada a partir do Salão Oval da Casa drones brancas por, é uma contribuição tecnológica e procedimento do atual presidente.

Na América Latina, ainda à espera da nova direção prometido por Obama para as relações dos EUA com a região, onde este ano a Cúpula de Cartagena testemunhado sua exigência unânime surdo para o bloqueio econômico contra Cuba. O Caribe destino ilha continua a ser o financiamento importante para uma "mudança de regime" em que eles falharam todas as administrações dos EUA desde 1959 e da ultra-direita cubana mantém a pressão sobre o presidente para que nada muda na rede de anti-cubana agressão implementadas a partir de Washington .

Com este cenário, todas as questões pendentes, promessas e subornos aceitos, não pode ter que se perguntar se Obama vai finalmente ter um presidente para os seus cidadãos e continuará a ser um outro candidato que comprou elites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário