quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Prefeitura de São José de Ribamar despreza artistas locais


Por Fernando Atallaia

As brincadeiras, músicos e agremiações culturais que participaram dos festejos juninos deste ano promovidos pela Prefeitura Municipal e que vem participando frequentemente das datadas e raras programações da Secretaria de Cultura do município estão a ver navios. É o que informa um músico que preferiu não ser identificado.

De acordo com o artista, os pagamentos (cachês) estão atrasados há mais de quatro meses e sem nenhuma previsão de serem efetuados. ‘’Ninguém informa nada na Prefeitura e nem na Secretaria, e quando telefonamos para ter alguma informação ainda somos tratados mal’’.

Donos de brincadeiras juninas também estão sendo prejudicados pelo atraso proposital dos cachês. ‘’ Eles dizem que vão pagar por parcelas, mas quando contratam as bandas de fora pagam na hora e em dinheiro vivo, é o que a gente sabe, nós que fazemos a cultura de São José de Ribamar estamos sendo desprezados por este governo do Gil Cutrim, essa é a verdade’’, denunciou uma presidente de grupo folclórico.

Com medo de ser excluída das próximas programações festivas, muitos artistas locais preferem não se identificar ao denunciar os abusos e descasos da atual administração para Cultura. ‘’ Não posso me identificar, bem que eu queria, mas sei que eles podem me deixar de fora como represália ’’, explica um cantador de Bumba-meu-boi.

Reclamações e denúncias- A equipe de reportagem da Agência de Noticias Baluarte recebeu nas últimas semanas cerca de onze denúncias dando conta dos atrasos nos pagamentos de agremiações juninas da cidade e de pessoas que fazem a cultura do município, além de reclamações as mais diversas.

A grande maioria dos artistas ribamarenses não aceita o fato de ser diminuída no tocante ao tratamento dispensado às bandas e grupos de outros estados. ‘’ O tratamento para as bandas de fora é uma maravilha, eles contratam e é tudo pago em dia e certinho e nós aqui a mercê do descaso e do abandono, do atraso, é uma miséria’’, afirmou uma brincante de Dança Portuguesa.

ANB Online tentou contatar o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Fredson Froz, para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas nenhuma ligação a ele feita foi atendida. Em seguida, procuramos localizar o Secretário de Administração e Finanças, Rodrigo Valente, e não obtivemos êxito. A reportagem ainda tentou contato exaustivo com a Secretaria de Cultura de São José de Ribamar, mas os telefones só anunciavam ocupado ou desligado.

Fonte: Blog ANB Online

Um comentário:

  1. Olá,
    Criamos uma página onde estamos denunciando, conscientizando e alertando a população sobre o que acontece com nossa administração pública.
    Ficaríamos muito honrados com a colaboração de vcs.
    http://www.facebook.com/pages/Reclameprefeitura/424204300967235
    Obrigado!

    ResponderExcluir