terça-feira, 6 de novembro de 2012

Todas as mulheres precisam de creches



Os dados demonstram que a maior participação das mulheres no mercado de trabalho não foi acompanhada de mudanças na divisão sexual do trabalho. Uma pesquisa feita por organizações feministas aponta que 88% das mulheres entrevistadas apontaram as creches como uma das principais demandas do poder público.
Acesse a apresentação da pesquisa: Creche como demanda das mulheres – DATA POPULAR/SOS CORPO (em .pdf).
Das 800 trabalhadoras entrevistadas, em nove regiões metropolitanas do país e mais o Distrito Federal, 65% contam com alguma ajuda para cuidar dos filhos, sendo que destas 31% pagam por essa ajuda. Essa “ajuda” na grande maioria das vezes é prestada por outras mulheres.  “As mulheres com maiores rendimentos, em geral, pagam trabalhadoras domésticas. As mulheres mais pobres contam, sobretudo, com a ajuda de outras mulheres da família”, afirma Bethânia Ávila, do SOS Corpo – Instituto Feminista pela Democracia.
Outra constatação importante da pesquisa é que a demanda por creches não varia segundo a classe socioeconômica. Para as mulheres entrevistadas, seria importante ter um lugar seguro para deixar as crianças, considerando a realidade das mulheres no mercado de trabalho. Muitas vezes, o trabalho fica longe de casa, por isso o tempo de deslocamento é muito grande e o horário da creche não é compatível.
Para ter acesso ao mercado de trabalho em condições menos desfavoráveis, as mulheres dependem que o governo assuma parte da responsabilidade pelo cuidado das crianças. A falta dessas políticas força muitas mulheres a abdicarem de parte do seu tempo dedicado ao trabalho remunerado, da possibilidade de ter um emprego formal e dos seus sonhos. Isso explica porque apenas 60% das brasileiras, com mais de 16 anos, estão inseridas no mercado de trabalho remunerado, contra mais de 80% dos homens.
[+] O papel do Estado na economia do cuidado. As mulheres querem mais do que o enfrentamento da pobreza pelas políticas de transferência de renda. As mulheres querem romper com o legado histórico da dominação, que tem a dependência econômica como elemento fundamental para a sua manutenção.
Taguatinga (DF) – Aurileide Santos Souza, que trabalha como babá de duas crianças, não conseguiu vaga em creches públicas para o filho Samuel, de 1 ano de idade, A solução foi pagar creche particular, que consome 25% do seu salário Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Apesar dessa constatação, ainda estamos longe de garantir o atendimento de toda a demanda. A construção de creches era a principal promessa do Governo Dilma, e esteve no pacote de incentivos anunciados na Ação Brasil Carinhoso, no último dia das mães.
No país, das 10 milhões de crianças entre 0 e 3 anos de idade, apenas 21% delas estão matriculadas, o que significa que menos de 30% da demanda é atendida. Até agora, a meta do governo é realizar cerca de 140 mil novas matrículas até 2013, o que não muda o quadro alarmante da falta de creches.
Como bem disse a Srta. Bia no post Creches:
Garantir o ingresso da grande maioria das crianças na Educação Infantil, principalmente por meio de instituições públicas, é garantir também melhores condições de se construir uma educação de qualidade para todos. Priorizar uma sociedade mais justa e democrática, passa por medidas como a expansão da Educação Infantil e a valorização da formação de profissionais competentes para atuar, não só nessa, mas em todas as outras áreas educacionais.
Por isso lutamos tanto por isso.
Conteúdo Reproduzido do Blog Blogueiras Feministas

Nenhum comentário:

Postar um comentário