terça-feira, 19 de junho de 2012

Projeto do vereador Fernando Lima(PCdoB), busca mudar a realidade nos bairros periféricos de São Luís


Vereador Fernado Lima do PCdoB
O Programa Construção da Inteligência (PROCIN) é um projeto focado na educação complementar de crianças e adolescentes de bairros periféricos de São Luís, através de associações, união de moradores e sindicatos. Visando oferecer aulas de formação em áreas que focam o raciocínio lógico, artes, linguística, artes marciais e rodas de conversas dirigidas abrangendo temas da atualidade. 

Um dos segmentos mais procurados do projeto é o “Cantinho da Leitura”, um espaço onde crianças e jovens terão acesso à leitura de forma dinâmica e criativa. São livros, áudios e vídeos de contos infantis, clássicos da literatura e biografias de grandes artistas que chamam atenção do público-alvo, e transformam a leitura uma verdadeira diversão. O objetivo do Cantinho da Leitura não é alfabetizar, segundo criador do projeto, vereador Dr. Fernando Lima (PCdoB), e sim criar e aumentar o interesse pelo hábito da leitura, construindo a inteligência, tirando das ruas e da marginalidade crianças e jovens.

Os responsáveis pelo Cantinho da Leitura são moradores da própria comunidade, que iniciaram o treinamento na manhã de sábado (16), com o apoio da Coordenadora dos Faróis da Educação, professora Kátia Dias.  

“Estamos descobrindo juntos o PROCIN, vendo a carência do conhecimento nas comunidades do São Raimundo, Vila Ariri, Alemanha, Parque dos Sábias e outros bairros participantes do projeto. Ao invés das drogas, violência, desemprego, essa triste realidade miserável, estamos levando o conhecimento através do PROCIN”, explica. 

Uma das responsáveis pelo Cantinho Leitura no bairro do Igaraú é a estudante universitária, Elma Neves, que afirma se identificar com o projeto, porque trabalha com um segmento infantil e com o conhecimento. 

No bairro Parque dos Sábias uma das responsáveis pelo Cantinho da Leitura, é a funcionária pública, Terezinha de Jesus,  que diz estar disposta a contribuir com a construção do conhecimento, e afirma que o PROCIN oferece uma estrutura digna para que isso ocorra, com todo material didático, televisão, DVD, ventilador, tapete mágico e outros objetos que ajudam o instrutor do Cantinho da Leitura a chamar atenção do público-alvo.  

O próximo treinamento com os responsáveis pelo Cantinho de Leitura será no dia 30 de junho (sábado), sendo que essa dinâmica de treinamento será permanente, para que o nível de conhecimento dos instrutores do PROCIN seja adequado e possa garantir um conhecimento de qualidade ao público do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário