sábado, 26 de outubro de 2013

Agora a nível nacional: O desespero do clã Sarney


Sarney abrindo a caixa de ferramentas
Matéria divulgada recentemente pela revista IstoÉ que coloca nacionalmente a forma que a oligarquia Sarney trata seus adversários quando ameaçam seriamente o seu poderio de décadas. 

Essa matéria aumenta mais o desespero da família em querer governar o Maranhão em mais 04 anos, indicando o ex-prefeito de São José de Ribamar que mesmo com um aparato midiático , econômico e toda a estrutura do Governo Roseana a seu favor, ainda é muito tímida o seu crescimento nas pesquisas.


É desespero também maior, daqueles que obtiveram conhecimentos na sua adolescência, nos seus estudos, na academia ou em algum movimento de luta contra o atraso e em favor da mudança do nosso estado. Esses conheceram a trajetória dessa família que sempre usou métodos não republicanos para permanecer no poder. 

Desses profissionais podemos destacar os do setor da Comunicação, boa parte dos  jornalistas, radialistas, blogueiros twiteiros e facebokian@s preferem optar em defender o atraso para o Maranhão [mesmo conhecedores de causa]. Pagos ou puxa-sacos, eles tem um papel importante na defesa da oligarquia, disseminar a mentira, através da boataria e da criação de factoides, para pelos menos conseguir dois objetivos: a desmoralização da oposição e confundir a mente da população maranhense em favor do seu 'rei', José Sarney.

Pois bem, vamos para o objetivo dessa postagem, vamos deixar essa turma da comunicação venal para o lado. Reproduzida do blog do Gilberto Lima, leia o artigo do jornalista Cláudio Dantas Sequeira na Revista IstoÉ, O Desespero do clã Sarney, logo abaixo:

O Desespero do clã Sarney
Sob o risco de perder o poder no Maranhão pela primeira vez
 em quase meio século, a família do ex-presidente lança campanha
 predatória contra o principal candidato da oposição, Flávio Dino
Em quase meio século de domínio no Maranhão, o clã Sarney nunca correu tanto risco de perder o poder. Os sinais de esgotamento começaram a surgir nos protestos que tomaram as ruas de São Luís em junho e ganharam mais substância nas últimas pesquisas de intenção de voto para 2014. Em todas elas, os candidatos apoiados por José Sarney, inclusive sua filha Roseana, atual governadora, patinam em índices de popularidade incomuns para quem ditou os rumos políticos do Estado por tanto tempo. A maior ameaça à hegemonia dos Sarney chama-se Flávio Dino, que lidera as pesquisas para o governo do Estado com quase 60% de apoio, índice que o credencia a liquidar a eleição no primeiro turno. Exatamente por isso, o ex-deputado federal do PCdoB, ex-juiz e atual presidente da Embratur tornou-se alvo de uma campanha implacável de difamação que expõe o desespero de quem não está acostumado a ser oposição.
Um dos principais escudeiros da família Sarney na batalha contra Dino é o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB/MA), que tem feito uma devassa nas contas da Embratur em busca de problemas que comprometam o presidente do órgão. Escórcio acaba de protocolar requerimento ao Ministério do Turismo questionando a Embratur sobre a decisão de abrir 13 escritórios de representação no Exterior. Ele também denunciou Dino à Comissão de Ética Pública da Presidência, acusando-o de usar o cargo para fazer campanha antecipada no Estado. “Dino trabalha em Brasília de segunda a quarta e viaja na quinta para o Maranhão. Quem você acha que está pagando isso?”, questiona Escórcio. Com a experiência de quem já travou nas urnas uma disputa com os Sarney em 2010, Dino diz que não cometeria tal deslize. “Todas as viagens não oficiais são pagas pelo PCdoB ou por mim”, garante. O presidente da Embratur diz que fica no órgão até o meio-dia de sexta-feira e só faz campanha depois das 18 horas.
As denúncias feitas por Escórcio ganharam destaque nos veículos que integram o Sistema Mirante de Comunicação, da família Sarney. No domingo passado, o jornal “O Estado do Maranhão” publicou reportagem sobre obras-fantasmas que teriam recebido emendas parlamentares do próprio Dino, quando era deputado federal. Foram R$ 5,6 milhões para a construção de ginásios e campos de futebol na cidade de Caxias. As obras, porém, existem e já foram inauguradas. Há poucos dias, Dino teve que se defender de outra denúncia, a de que recebia salário da Universidade Federal do Maranhão mesmo sem dar aula. Uma nota oficial da própria universidade desmentiu a acusação. Os sucessivos ataques do clã Sarney levaram Dino a revidar. Em denúncias ao Ministério Público, acusa o secretário de Infraestrutura do Maranhão e pré-candidato ao governo, Luis Fernando Silva, de usar helicóptero oficial para reuniões partidárias. O PCdoB de Dino também questiona o que chama de “manipulação do orçamento” por parte da governadora Roseana Sarney. “A análise da lei orçamentária mostra que Roseana cortou verbas de saneamento, educação e segurança pública, enquanto triplicou o orçamento de Infraestrutura, pasta do pré-candidato deles”, afirma o deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB).
mi_12559064964533894
O ex-presidente também entrou na briga. Nos artigos que publica aos domingos em seu jornal, Sarney encarna o papel de vítima e se diz perseguido por uma oposição movida por “ódio, inveja, ressentimento e ambição desmedida”. O grau de irritação do velho senador aumentou depois que o Palácio do Planalto se mobilizou em prol de Dino. Sarney ameaçou sabotar o palanque de Dilma em vários Estados e agora negocia uma solução para o imbróglio. Na quinta-feira, arquitetou-se em Brasília um plano para um acordo capaz de agradar às duas partes. O vice-governador de Estado, Washington Luiz de Oliveira, do PT, trocaria o governo por um assento vitalício no Tribunal de Contas. Assim, Roseana poderia se licenciar para concorrer ao Senado sem o risco de um petista assumir o governo e virar a máquina estadual contra o PMDB. O Palácio do Planalto apoiaria Roseana e tentaria interditar o palanque estadual para Eduardo Campos. O problema é que o PSB de Campos é aliado tradicional do PCdoB e Dino já se comprometeu com o socialista. “Podemos abrir o palanque para todos os aliados que tiverem candidatos à Presidência, inclusive o PT”, diz Dino. A batalha, como se vê, exige uma complexa engenharia política. A única certeza é que, pela primeira vez em muitos anos, os Sarney têm motivos reais para entrar em desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário