segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Voar com as águias: O mundo como é visto pela rainha dos céus


Por: Equipe Oásis
Video: Srachi/YouTube

Pegue a maior e mais forte ave de rapina, prenda nas costas dela uma pequena e leve câmera de vídeo, adequada para filmar voos cheios de aventura, e solte o bicho. Alguém fez isso, e conseguiu gravar o vídeo tira fôlego que mostramos a seguir: o voo livre de uma águia no céu.
O cenário que se abre aos olhos do pássaro, e ao olho da câmera, é o da região chamada de La Mer de Glace, um glaciar nos Alpes franceses, não distante da localidade de Chamonix. A videocâmera escolhida é uma GoPro. Em poucas semanas, esse filme totalizou no YouTube mais de 5 milhões de acessos.
O exemplar do vídeo é uma águia de falcoaria. Isso pode ser percebido por alguns particulares. Antes de tudo o voo, muito baixo, próximo ao solo, típico de um pássaro que procura o galho de uma árvore ou o braço do falcoeiro para pousar. As águias selvagens voam muito mais alto. Mas em qualquer um dos casos, a visão dessa ave de rapina é extraordinária. Sua acuidade lhe permite distinguir um pequeno animal, um rato do campo por exemplo, a centenas de metros de distância. Além disso, no minuto 1,07 do vídeo, é possível ver na sombra da ave inclusive os laços de couro que permanecem permanentemente atados às canelas das aves de falcoaria.
Vídeo:
http://youtu.be/G3QrhdfLCO8

embed
O voo de uma águia à caça de flamingos
Neste outro vídeo, produzido pela BBC, pode-se observar o mergulho em alta velocidade de uma águia africana sobre um imenso bando de flamingos.
É hora do almoço nos céus africanos. A águia está com fome e no lago Bogoria, no Quênia, existe um verdadeiro supermercado de alimento pronto para ser consumido: um bando de flamingos. Começa assim uma série de espetaculares tomadas que documentam os voos rasantes da águia sobre suas presas. Esse vídeo faz parte de um documentário da BBC inglesa intitulado Earthflight dedicado aos pássaros e em particular às espécies migratórias. Os autores do vídeo usaram técnicas particulares de filmagem para dar aos espectadores a sensação mágica de voar junto à águia protagonista.
Vídeo:
http://youtu.be/DufkXcReGcw
embed

Nenhum comentário:

Postar um comentário