quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mulher: Aprenda como reagir a um ataque


 
Postagem reproduzida do blog Escreva Lola Escreva, divulgada dia 01/10 no quadro Guest Post, artigos encaminhado a blogueira para divulgação. Essa é de uma internauta que encaminhou seu artigo com o nome "J."
 
A J., muito humildemente e sem se considerar uma expert no assunto, quis compartilhar algumas sugestões muito úteis sobre defesa pessoal.
Como a J. diz, o melhor é não reagir em casos de assalto. Mas reagir em casos de tentativa de estupro costuma ter bom resultado. O difícil, claro, é descobrir as intenções do agressor. Por isso é importante respeitar a sua intuição. Recomendo também a leitura deste guest post sobre o uso de sprays.

Comecei a ler o seu blog há pouco tempo e admito que é viciante, por isso tenho até evitado entrar essas semanas, já que farei uma prova no fim de semana e preciso estudar.
 
Quando li o relato e os comentários no guest post "Reagi à violência", tive a reação que imagino ter sido a de todo mundo: uma mistura de medo e alma lavada. Acho que toda mulher (e homem feminista) sente um pouco de esperança quando se depara com histórias de reações que deram certo, intimidando o agressor.
Não tenho muita propriedade para ficar falando sobre o assunto defesa pessoal, pois comecei minhas aulas de Krav Magá recentemente, então considere esses comentários como alguns "pitacos" de uma leitora do blog que podem vir a ser úteis -- assim espero, mas espero mais ainda que ninguém precise usar essas dicas!
1º - Isso vai parecer meio óbvio, mas na hora do pânico acabamos nos esquecendo, por isso é bom lembrar e trabalhar essa ideia diariamente: há partes do nosso corpo que não ficam mais fortes ou resistentes, não importa o quanto você malhe. Um chute no saco dói em um cara de 1,60m e produz a mesma dor em outro de 1,90m. Ou seja... por maior que seja o medo, tente não fechar os olhos/se encolher. Se precisar, aja rapidamente e da maneira correta.
2º - Olhos, nariz, têmporas, ouvidos, garganta, esterno [osso localizado na parte anterior do tórax] e virilha são pontos que se atingidos vão te dar alguns segundos de vantagem para fugir da situação de risco (o objetivo é chegar em casa sã e salva).
3º - Para golpear o olho, estenda o dedo indicador e levante o polegar, simulando uma arma. Deve-se ter cuidado para não machucar o dedo nesse movimento. Uma dica é deixar os três dedos abaixo do indicador dando-lhe suporte (da base do dedo até a primeira falange), para minimizar as chances de ocorrer uma lesão.
4º - Socos na máscara do rosto são interessantes pois é uma região bastante irrigada. Treine socos em casa (ou em uma academia, se possível) e observe suas mãos: se todos os quatro ossos protuberantes da mão estiverem vermelhos, fique atenta, pois o correto é bater de forma que apenas os dois primeiros fiquem avermelhados, já que os dois ossinhos -- do dedo mindinho e anelar -- são mais frágeis e podem quebrar.
5º - Feche as mãos (como em um soco) deixando os polegares para cima. Apoie as pontas dos dedos sobre a 'almofadinha' (abafa o termo não-técnico) do indicador fechado, de modo que os ossinhos saltem. Utilize-os para acertar ao mesmo tempo ambas as têmporas.
 
6º - Acerte as palmas das mãos com velocidade e força nos ouvidos do agressor para deixá-lo tonto.
7º - Enrijeça a mão, mantendo todos os dedos estendidos e bem unidos. Cuidado para não fazer uma curva de forma que os dedos apontem para o alto, procure mantê-los retos ou um pouco para baixo. Acerte com as pontas a base da garganta.
 
8º - Chute na virilha (o famoso/adorado/libertador chute no saco). Lembre-se de puxar os dedos dos pés para cima, para não machucá-los. O que deve acertar o alvo são as bolas do pé (ironicamente).
9º - Chute na canela seguido de pisada de calcanhar no peito do pé. Se o agressor retirar a perna atingida na canela da sua mira, pise no outro pé. Se estiver de salto, ainda melhor.
 
10º - De nada adianta toda a técnica do mundo se você andar distraída na rua. Esteja atenta a tudo ao seu redor, assim as chances de ser pega desprevenida diminuem.
Vale sempre enfatizar a importância de saber avaliar se você está numa situação de risco. Em caso de assaltos você tem mais chances de chegar bem em casa sem reagir, mas há casos em que infelizmente a única chance de voltar para casa é reagindo (rapidamente e da maneira correta).

Clique para ampliar

Não subestime sua força, o agressor já está fazendo isso por você. É o momento em que você pode usar o elemento surpresa a seu favor. Tem unhas? Crave no rosto dele, use as armas que você tem (e a melhor delas é seu próprio corpo). E para quem pensa "mas eu não tenho força/músculos suficientes para me defender": a rapidez do movimento aumenta a força dos golpes, por isso é importante aprimorar o movimento e treinar frequentemente, inclusive porque assim você trabalha uma memória muscular, e acaba reagindo instintivamente, mesmo com medo. O krav magá foi criado justamente com o intuito de que qualquer pessoa possa se defender.
Além do Krav Magá conheço (de ouvir falar, por parte do meu namorado) o Aikidô, que pelo que me lembro utiliza os movimentos/força do adversário contra ele (e imobilizações). Pode ser que eu tenha dito alguma coisa equivocada mesmo tomando cuidado, então "desculpe qualquer coisa" antecipadamente, mas acho que tudo procede.
Espero que seja útil de alguma forma, ao menos para conscientizar as mulheres de que elas podem aprender a se defender (além do mais a aula é divertida, uma junção de exercícios aeróbicos com anaeróbicos -- e que tem aplicabilidade no dia-a-dia, infelizmente). Acho que fortalecer a parte física é a parte mais fácil, difícil é deixar o psicológico/emocional forte para situações de risco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário