quinta-feira, 23 de junho de 2011

A mídia do Maranhão




Foi constatado, segundo o Projeto Donos da Mídia, que na ampla maioria dos estados, há um número mínimo de geradoras de televisão. Onde existe certa diversidade, ela se limita às capitais. No interior do Brasil, os municípios contam com uma média de apenas duas ou três programações distintas. As demais redes precisam ser captadas via satélite ou por meio de retransmissoras, que em sua maioria não inserem conteúdo local por um impedimento legal.
Mesmo onde existe geradora, a regionalização é mínima. Em média, entre 75% e 90% da grade de programação das emissoras locais tem caráter nacional. Desta forma, o conteúdo que chega em quase a totalidade dos municípios é gerado exclusivamente em cidades paulistas ou fluminenses. Das 33 redes nacionais de TV identificadas, 24 estão sediadas no estado de São Paulo e 2, no Rio de Janeiro.
O estado do Maranhão é um dos maiores do nordeste em extensão territorial. São 331.983,293 Km2 divididos em 217 municípios habitados por 6.118.995 habitantes (IBGE). Hoje ele possui 174 veículos de comunicação e se destaca pela baixa aquisição de bens duráveis em relação aos outros estados da mesma região (PNAD, 2006).
Mantêm-se ainda abaixo da média nacional dos bens duráveis, com índices de 65,83% de rádio, 77,46% aparelhos e apenas 6,57% microcomputadores, mantém também um dos índices mais baixos do Nordeste (PNAD, 2006).
Apesar disso, o estado possui um número relativo de veículos comunitários, onde atinge a marca de 157. Nesse campo, as rádios comunitárias são as detentoras da maioria dos canais, cerca de 67, e as AMs em segundo lugar com mais de 39.
No âmbito televisivo, 19 redes são responsáveis pela programação apresentada em todo o estado, sendo que nove são de cunho local e dez somente retransmitem as exibições nacionais, com destaque para as emissoras religiosas.
 Fonte: Donos da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário