terça-feira, 28 de junho de 2011

Pérolas da entrevista de Aldo Rebelo ao programa Roda Viva



Ontem a noite o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) esteve no programa Roda Viva da TV Brasil para comentar o novo Código Florestal, os problemas de articulação política do governo e um pouco de teoria marxista entre outros temas, veja algumas pérolas extraídas do Blog Fatos Sociais.

(Aldo Rebelo x Marília Gabriela)
Aldo passou por todos os temas com facilidade, demonstrando alto conhecimento sobre a realidade brasileira e a história do país. A diversão ficou por conta das perguntas sem sentido feitas pela apresentadora Marília Gabriela. Sem qualquer domínio sobre o assunto, Marília divertiu os telespectadores com seu desconhecimento sobre o assunto. Além de levantar a bola para tiradas sensacionais do deputado comunista.
Veja abaixo algumas dessas pérolas da entrevista:
Primeira Pérola:
Marília Gabriela: Após a aprovação do novo Código Florestal teve inicio uma onda de assassinatos de ambientalistas que denunciavam madeireiros responsáveis por desmatamento ilegal. Estes dois fatos estão relacionados?
Aldo Rebelo: É evidente que não. A luta pela terra cria violência há séculos no mundo e no Brasil. O Capital de Karl Marx mostra isso. E no Brasil, como há grandes áreas griladas, estes crimes lamentavelmente acontecem. As mortes na Amazônia acontecem há muito tempo, precisamos combater e punir.
Comentário do Blog Fatos Sociais: Marília Gabriela parece desconhecer o alto grau de violência na disputa por terras no Brasil. A pergunta de Marília mostra que para a apresentadora os assassinatos no interior do Brasil começaram apenas neste ano, após a aprovação do Código Florestal. Desconhece também que um dos líderes assassinados neste ano é do mesmo partido do deputado Aldo Rebelo, o PCdoB.

Segunda Pérola:
Marília Gabriela: A crítica ideológica ao seu relatório parte do principio de que um deputado comunista teria dificuldade de aceitar argumentos de latifundiários. Já não se faz mais dogmatismo como antigamente?
Aldo Rebelo: Dogmatismo pode funcionar em religião. Em política isto é a morte. Temos uma sociedade heterogênea. Se eu não tivesse o apoio da minha formação marxista, não teria encontrado uma solução adequada para esta questão. Pois compreendi que além da luta ambiental e da luta pela terra, existe uma luta dos interesses nacionais dos países que subsidiam sua agricultura. Não defendo a luta de latifundiário nenhum, mas sim o meu país.
Comentário do Blog Fatos Sociais: Mais uma vez Marília demonstra seu desconhecimento, desta vez sobre a história do PCdoB. Ao tentar dizer que os comunistas deveriam ser dogmáticos como antigamente a apresentadora dá um chute para a linha de escanteio. O PCdoB se caracteriza por seguir a teoria marxista-leninista, ou seja, por ser anti-dogmático. Provavelmente Marília acreditou estar entrevistando um deputado do PSTU ou do PCO...

Terceira Pérola:
Marília Gabriela: Mas o senhor teve até agora um discurso quase fatalista. Tudo o que o senhor falou é que a agricultura já está esgotada no resto do mundo e que no final eles vão baixar aqui mesmo, que são estas terras que vão ser utilizadas para alimentar o mundo...
Aldo Rebelo: A não ser que descubram terra para agricultura na lua ou em marte...
Comentário do Blog Fatos Sociais: Sem comentários...

Quarta Pérola:
Marília Gabriela: Uma das funções que o Sr. desempenhou no governo Lula foi o de ministro da articulação, hoje ocupado pela ministra Ideli Salvatti. O que a gente lê nos jornais é que boa parte desta articulação negocia o preenchimento de cargos de segundo e terceiro escalão. No seu tempo de ministro era assim também?
Aldo Rebelo: No meu tempo de ministro e no tempo de todos os ministros desde o império, em todos os países, os partidos que integram o poder querem indicar seus quadros para participar do governo.
Comentário do Blog Fatos Sociais: Mais uma pergunta sem sentido. Será que Marília acredita que existe algum lugar no mundo onde os partidos que ganham a eleição não ocupam os cargos do governo?

Quinta pérola:
Marília Gabriela: O PCdoB quer um Brasil socialista. Isto está dito com todas as letras no programa do partido. O Sr. acredita que o Brasil de Dilma Rousseff está caminhando nesta direção pretendida pelo PCdoB?
Aldo Rebelo: Não.
Comentário do Blog Fatos Sociais: Com esta pergunta Marília Gabriela demonstrou ter lido apenas a capa do Programa Socialista para o Brasil aprovado no 12º. Congresso do PCdoB em 2009.

Sexta pérola:
Marília Gabriela: Eu vou fazer uma pergunta ignorante. O comunismo não foi aquele regime que já ficou estabelecido que era uma utopia e já não deu certo?
Aldo Rebelo: Não, pois ele nunca foi experimentado. O que foi experimentado foi uma tentativa de construir regimes socialistas em países que o próprio Marx não vislumbrou. Os países que Marx via como aptos para esta sociedade eram Inglaterra e Alemanha, sociedades industrializadas e avançadas onde o capitalismo já havia se desenvolvido.
Comentário do Blog Fatos Sociais: Desta vez Marília acertou. Realmente foi uma pergunta ignorante. Mas Aldo foi paciente e explicou para a apresentadora que o comunismo nunca existiu no mundo, pois o comunismo é uma forma de relação social que só existirá após a hegemonia internacional do modo de produção socialista.

3 comentários:

  1. Olhei ao vivo a entrevista e não foi preciso nem esforço para perceber o despreparo e a lentidão intelectual da renomada jornalista. E o Aldo com toda sua elegância foi muito paciente.

    ResponderExcluir
  2. Esse Aldo é uma alagoano arretado! Visse!

    ResponderExcluir
  3. O Aldo deu uma aula de coerência politica e de dominio com as causas nacionalistas.

    ResponderExcluir